quinta-feira, 20 de março de 2014

O Filme O Sexto Sentido

Haley Joel Osment e Bruce Willis

Haley Joel Osment


The Sixth Sense, EUA, 1999
Direção: M.Night Shyamalan
Elenco:
Bruce Willis
Haley Joel Osment


Toni Collette
Olivia Williams.

Psicologia: Willis e o jovem talento Haley Joel Osment, perseguido por visões. O garoto é um terror. Ele carrega o filme nas costas. Filho de um ator e de uma professora. Começou aos 5 anos, fazendo um comercial de pizza - curiosamente, um  dos personagens de filme é um garoto  bobo que se acha o máximo porque fez uma propaganda de xarope. Osment leva a profissão a sério e leu o script duas vezes antes de fazer o teste para o papel. "Eu não sei o que faria se não pudesse interpretar", diz, compenetrado.

Aparições macabras

Bruce Willis e um garoto de 11 anos fazem de "O Sexto Sentido" a segunda maior bilheteria do ano nos EUA.  





O astro Bruce Willis é Malcolm Crowe, um renomado psicólogo infantil que tenta superar o trauma de assistir ao suicídio de um de seus pacientes. Ao conhecer Cole Sear (Haley Joel Osment), um atormentado e confuso garoto de 8 anos que garante ser capaz de ver os mortos. Crowe decide ajudá-lo a se livrar de seus fantasmas. Aclamado pela crítica e pelo público como um dos melhores filmes de suspense de todos os tempos. O Sexto Sentido revelou o ator prodígio Haley Joel Osment e o diretor indiano M.Night Shyamalan, que conduz a trama de forma coesa e engenhosa até o surpreendente final.

A história se passa na Filadélfia, uma das mais antigas cidades americanas e berço dos movimentos de independência. Numa caracterização sensível e emotiva, Bruce Willis é uma das surpresas do filme, no papel de um psicólogo infantil às voltas com um garoto cercado de fantasmas. marcado por uma experiência anterior quase similar - ele abandonou o antigo paciente, que acabou se suicidando -, o psicólogo tenta se redimir no novo caso.

"Eu vejo os mortos", diz o menino, interpretado por Haley Joel Osment, de 11 anos. E o espectador, a essa altura rendido às assustadoras aparicções do filme, acredita. Osment rouba a cena e às vezes faz de Bruce Willis um coadjuvante. O garoto, que trabalhou em "Forrest Gump" e na série "Murphie Brown", parece um ator já pronto. Reproduz inclusive os cacoetes dos veteranos, com caretas e superatuação.

"O Sexto Sentido" costura duas fórmulas infalíveis: de um lado, utiliza a sustos quase tão potentes quanto os de "O Iluminado", hoje um clássico do horror psicológico, dirigido por Stanley Kubrick - claro que sem a mão de mestre e a fotografia magistral. De outro lado, algumas pitadas de romance na linha "Ghost". O jovem roteirista e diretor M.Night Shyamalan, no seu segundo filme esbanja sutileza na condução de "O Sexxto Sentido".

Os curtidores do terror mais explícito vão achá-lo lento demais e, pior, quando o personagem de Bruce Willis disser a seu jovem paciente "Eu sei como ajudá-lo", esperarão que ele saque um trabuco de dentro da capa de chuva. Apesar de não se render a soluções muito fáceis como essa, sobram calafrios e lágrimas em "O Sexto Sentido". É uma munição que, bem preparada, não costuma errar o alvo.

Por Cadão Volpato.
Da revista Veja

Indicado a 6 Oscar, incluindo o de melhor filme.
Filme mais assistido no Brasil em 1999
Publicado na revista Veja. 
E  no guia da coleção cinemateca Veja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário