domingo, 24 de janeiro de 2016

Melhores E Piores Do Ano De 2015 - Seleção Da Revista TV Brasil

Nossos escolhidos
Quem (e o que) bombou na telinha brasileira em 2015

O ano chega ao fim e com ele se faz um balanço de tudo o que aconteceu durante os últimos 365 dias. A televisão brasileira sempre guarda momentos a serem relembrados, seja por terem sido sensacionais ou um completo desastre. Em 2015 várias produções se destacaram com novas linguagens e formatos que agradaram o público. Alguns atores esbanjaram talento, outros nem tanto assim. Confira a seleção da TV Brasil com os melhores e os piores do ano da telinha.

Os Melhores

 Melhor Ator
 Alexandre Nero
Se em 2014 Alexandre Nero foi eleito Homem do Ano pela GQ Brasil e exaltado pela atuação como o Comendador José Alfredo na novela Império, em 2015 o sucesso também chegou para o ator. Nero termina o ano em mais um papel relevante, dessa vez como Romero Rômulo na novela A Regra do Jogo. O personagem lhe rendeu o prêmio de melhor ator nos Melhores do Ano, do Domingão do Faustão.

Melhor Atriz

 Glória Pires
A diva soube dar a nuance certa à devassa Beatriz, na trama de Babilônia. A vilã acabou se apaixonando genuinamente pelo garotão Diogo (Thiago Martins) e precisava continuar suas maldades para se defender da vingança de Inês (Adriana Esteves). Se o público não soubesse dos crimes de Beatriz, até poderia acreditar em sua inocência pela bela interpretação de Glorinha.

Melhor Novela

 Verdades Secretas
Com Rainer Cadete, Marieta Severo e Camila Queiroz
Walcyr Carrasco prometeu mostrar o submundo da moda e conseguiu dar conta do recado. Mesmo apostando em temas como drogas, traições, dramas familiares e prostituição de luxo, o folhetim caiu no gosto do público e teve um toque pra lá de sedutor. Assuntos pesados como o aliciamento de jovens modelos para o 'book rosa' e a atitude de Angel (Camila Queiroz), que se envolvia com o marido da prórpria mãe, além de cenas de nudez, caíram no gosto da audiência e fizeram o êxito do folhetim na faixa das 23 h.

Melhor Reality
Master Chef
Para incomodar mais ainda a vida da Globo, a Band acertou em cheio ao passar a produzir o Master Chef Brasil. A segunda temporada da atração conquistou os internautas e se tornou um sucesso também nas redes sociais, reflexo da audiência em alta do reality. O programa liderou o IBOPE Twitter TV Ratings (ferramenta que mensura a repercussão do conteúdo televisivo no ambiente digital), principalmente em sua etapa final.

Melhor Programa

Programa Silvio Santos
Silvio Santos
O dono do Baú vem comprovando sua experiência na TV e competindo bem de pertinho com a Globo nas noites de domingo. Com o seu carisma junto à plateia, o apresentador, que fez 85 anos recentemente, liderou a audiência várias vezes enquanto concorria com Tomara que Caia, humorístico 'capenga' da emissora concorrentes.

Melhor Jornalismo

Jornal Nacional
William Bonner
O jornalístico comprovou que não ficou parado no tempo e está sempre acompanhando as novas tendências. Agora, por exemplo, os âncoras levantam da bancada para falar com Maju, repórter do tempo. Outro destaque foi Sandra Annenberg, que em outubro, encerrou, pela primeira vez,  o telejornal em libras (linguagem de sinais usada pelos surdos e mudos).

Melhor Minissérie
Felizes para Sempre?
Paolla Oliveira e Enrico Diaz
Releitura de Quem Ama Não Mata (1982), escrita também por Euclydes Marinho, Felizes para Sempre? fez bonito na audiência e na crítica especializada, que foi unânime em considerar a trama uma obra-prima e muito superior à original. Destaque para a atuação de Paolla Oliveira , que surpreendeu na pele da sensual garota de programa Danny Bond.

Revelação

 Enrique Diaz
Em Felizes Para Sempre?
Conhecido por seu trabalho atrás das câmeras, Enrico Diaz fez bonito na minissérie de Fernando Meirelles. O ator soube dar o tom certo ao sem escrúpulos, adúltero e desonesto Cláudio Drummond - e ainda mandou bem no triângulo amoroso com Danny Bond (Paola Oliveira) e Marília (Maria Fernanda Cândido).

Grazi Massafera
Em Verdades Secretas Grazi Massafera surpreendeu como a modelo decadente Larissa. A atriz mostrou densidade em sua interpretação e levou o público às lágrimas com o drama do vício em crack da personagem. O mérito foi ainda maior pela metamorfose sofrida pela atriz, que se despiu de toda a vaidade para dar veracidade ao papel.

A queridinha da TV

Monica Lozzi
Quando todos achavam que o Vídeo Show não tinha mais jeito, Mônica Lozzi entrou no ar para dar vida nova e salvar o programa. O público queira muito que ela continuasse na bancada, mas não teve jeito. Mônica vai mesmo deixar a atração em breve e seguir os planos na carreira de atriz.

A bizarrice da TV
Andressa Urach
Se 2014 foi um ano de inferno astral pra Andressa Urach, a moça soube dar a volta por cima em 2015. Depois de amargar dias difíceis por conta das complicações com aplicação de hidrogel, a moça se converteu à igreja evangélica, escreveu um livro contando sua história de vida e ganhou espaço na Record, onde comanda um quadro no programa Domingo Show!.

Surpresa do ano

Os Dez Mandamentos
E  a Globo Caiu
Com a crise na novela Babilônia, a Vênus Platinada enfrentou a mais grave fuga de audiência da história do horário nobre.Muito em parte por conta da ousadia da Record em colocar no ar uma novela bíblica. Os Dez Mandamentos conquistou altos índices do Ibope e chegou à liderança várias vezes. Nem a estreia de A Regra do jogo evitou vitórias inéditas da emissora de Edir Macedo  

Os Piores 

Pior Ator

Caio Castro
Além de ter dado trabalho nos bastidores da Globo por alguns atrasos, o galã ainda foi criticado pela atuação como Grego na novela I Love Paraisópolis. Até os moradores da comunidade paulista que deu nome à trama não ficaram satisfeitos com Caio - que, para eles, estava fazendo a linha 'malandro carioca' em um personagem paulista.

Pior Atriz

Marina Ruy Barbosa
No início da novela Império, muitos apostaram na sensualidade de lolita da jovem, que foi anunciada como a ninfeta da trama. Mas a personagem Ísis não decolou. Eram frequentes as críticas nas redes sociais, taxando-a de 'ruivinha sem sal' e 'sem graça'.

Pior Novela

Babilônia 
Com Adriana Esteves e Glória Pires
Esperada como um grande sucesso, a trama sofreu do início ao fim com a repercussão negativa. Diferente do que aconteceu na novela Verdades Secretas, os temas pesados não foram bem aceitos na novela Babilônia. O público rejeitou a novela e a audiência despencou. Nem mesmo os atores tarimbados e as inúmeras mudanças feitas pelos autores conseguiram salvar o folhetim de ser um fracasso histórico para a Rede Globo.


Micos do ano

Ex-Emissora
Xuxa Menegel
 Xuxa saiu da Globo, mas está difícil de esquecer a velha casa. Desde a estreia na Record, vira e mexe a loira fala sobre a ex-emissora. No primeiro programa ela disse que não queria ninguém falando mal da Vênus Platinada, mas ela mesmo o fez. Ao ver amigos globais vetados de participar de sua atração, Xuxa protestou mostrando pessoas na plateia escondendo o rosto com um saco de papel. Quer mais?

Engessado
Roberto Justus
Se Roberto Justus fez sucesso com O Aprendiz, o mesmo não pode se dizer da presença do publicitário no comando da oitava edição de A Fazenda. Pouco à vontade em frente às câmeras, ele parecia engessado e impaciente com os candidatos. Isso sem contar as frases clichês, como "ninguém disse que ia ser fácil" e "as surpresas apenas começaram", que ele parece ter tirado da boca do Brito Jr.

Falha Nossa
Extintor de incêndio
Nem Os Dez Mandamentos, que bombou em 2015, deixou de ter seus percalços. Em uma das cenas, durante uma conversa entre Mekette (Luciano Szafir) e Taís (Babi Xavier), um extintor de incêndio pôde ser visto ao fundo do cenário. A falha na trama, que se passa no segundo milênio antes de Cristo, não passou despercebida pelos telespectadores e virou piada na Internet.

Era pra ser humor

Mal estreou e Tomara que Caia já foi bombardeado nas redes sociais e, pasmem, nos bastidores da Globo também. Sob a condição de não terem as identidades reveladas, profissionais da área artísticas se referiram à mistura de game e humorísticos como "constrangedoramente ruim". O programa, é claro, não aguentou muito tempo no ar e foi retirado da grade da emissora rapidinho.

Não convenceu

Gloria Pires
Críticas foi o que não faltou para o último capítulo de Babilônia, que amargou baixos índices na audiência também. Quem assistiu ao desfecho da trama de Gilberto Braga não engoliu a cena em que Beatriz (Glória Pires) e Inês (Adriana Esteves) caem com o carro no precipício. Foi como se as personagens tivesse ficado cara a cara, paralisadas no ar com a paisagem ao fundo. Internautas não perdoaram a cena esdrúxula e sem sentido, que deixou literalmente no ar o desfecho das duas vilãs.

Texto: Núcia Ferreira

Publicado na revista TV Brasil n/n 824
Nossos escolhidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário