quarta-feira, 8 de março de 2017

O Semideus



Suspense e conspiração no mundo dos negócios
O Semideus foi escrita às pressas e tinha os dois maiores galãs da emissora em cena: Tarcísio Meira e Francisco Cuoco.


Francisco Cuoco e Tarcísio Meira
Em 1973, a Globo passou por uma enorme saia justa e precisou escrever e produzir às pressas uma nova novela para o horário nobre. A trama prevista para as 21 hs, Fogo sobre Terra, foi vetada pela censura - e só liberada um ano depois -, e a badalada autora Janete Clair foi acionada rapidamente para escrever outra história. Para evitar maiores dores de cabeça e dar um tiro certeiro na audiência, a emissora optou por colocar juntos em cena seus dois maiores galãs da época: Tarcísio Meira e Francisco Cuoco.Assim, Janete Clair preparou o folhetim O Semideus, com uma misteriosa trama policial que envolvia o mundo dos negócios. O novela foi dirigida por Walter Avancini e produzida ainda no sistema preto e branco.

Desaparecido
Tarcísio Meira
Hugo Leonardo (Tarcísio Meira) era um poderoso industrial e muito famoso por comandar as empresas com mãos de ferro, além de ter uma personalidade considerada excêntrica e um temperamento bastante instável. Justamente por isso, acabou colecionando inimigos ao longo de sua vida e muita gente queria lhe tomar o poder e o comando de seu império, principalmente, outros membros da poderosa família Leonardo.Certo dia, durante um passeio de lancha pelo litoral, Hugo Leonardo sofreu um grave acidente e simplesmente desapareceu do mapa sem deixar nenhum vestígio.

A grande armação

Juca de Oliveira, Felipe Carone e Paulo Padilha
Apesar do ocorrido, ninguém sentiu falta de Hugo (Tarcísio Meira), porque o tal 'acidente' sofrido pelo executivo foi, na verdade, uma grande armação de seus maiores inimigos. Os ambiciosos Alberto Parreras (Juca de Oliveira), Gildo Graça (Felipe Carone) e Lafayette Pontes (Paulo Padilha), tramaram tudo para acabar com ele e conquistar o que tanto desejavam, que era o comando das empresas. O plano do trio foi realmente maquiavélico e muito bem pensado.
Juca de Oliveira e Tarcísio Meira
Aqui, o farsante Raul (Tarcísio Meira), ao lado do golpista Alberto (Juca de Oliveira)
Os vigaristas aproveitaram o sumiço do empresário e arrumaram um sósia idêntico a ele, Raul (Tarcísio Meira), que depois de muita conversa e  instruções assumiu os negócios como se fosse o verdadeiro dono, fazendo um papel de testa de ferro dos tês malandros. Mas a confusão ficou maior quando Raul (Tarcísio Meira) passou a ocupar também a vida pessoal do sumido Hugo (Tarcísio Meira) sem que 'quase' ninguém notasse diferença alguma entre eles.

Plano ameaçado
Tarcísio Meira e Francisco Cuoco
Francisco Cuoco era o jornalista Alex que ajudou a desvendar o mistério
Nessa mesma época do suposto acidente com Hugo Leonardo, (Tarcísio Meira), o badalado jornalista internacional Alex Garcia (Francisco Cuoco), voltou ao Brasil justamente para fazer uma reportagem especial com o empresário. Os dois haviam se conhecido meses antes, em uma corrida de lanchas, e marcado essa entrevista que falaria sobre as empresas do executivo bem sucedido e também sobre sua vida pessoal, ao lado da namorada, a bela Ângela (Glória Menezes), com quem estava prestes a se casar.

Francisco Cuoco e Glória Menezes

Ninguém da família desconfiou que Hugo (Tarcisio Meira) era, na verdade, um impostor.Apenas Alex (Francisco Cuoco) e Ângela(Glória Menezes) passaram a estranhar o comportamento do moço e também algumas atitudes dele perante às pessoas e aos funcionários.

Luta pela identidade

Passado alguns meses, o verdadeiro Hugo apareceu com o rosto deformado devido ao acidente. O empresário tentou retomar sua vida, mas não teve sucesso e foi apontado como farsante. Ele sofreu para conseguir provar sua identidade e retornar o controle dos negócios. Durante a trama, os inimigos do empresário armaram mais planos para acabarem com ele. E tudo que Hugo queria era desmascarar Raul, que estava ocupando seu lugar.
Francisco Cuoco e Glória Menezes
O empresário contou com a ajuda do grande amigo e jornalista Alex, que se empenhou em esclarecer a farsa armada por Gildo e Alberto. O que os malandros não contavam era que o poder subisse à cabeça do professor Raul. Ambicioso, ele queria dominar sozinho o império de Hugo e acabou colocando Alberto na cadeia. O vigarista, claro, ficou revoltado e pediu para Soninha (Nívea Maria) procurar Ângela(Glória Menezes) e ajudá-la a reunir provas contra o impostor.Nessa, Raul se deu bem. Ele armou uma maquiagem em seu rosto para ficar como o verdadeiro Hugo e enganou Ângela mais uma vez.  

Desfecho

Tarcísio Meira, Glória Menezes e Júlio César
Após muita batalha, Hugo conseguiu provar sua identidade e voltou a assumir seu lugar. Todos ficaram chocados com a farsa que havia sido armada e os bandidos foram parar na cadeia. O farsante Raul tentou fugir do País em um navio, mas a polícia chegou ao porto antes da embarcação partir de vez. Desesperado, Raul deu um salto fatal no mar e acabou encontrando a morte.Hugo e Ângela demoraram um pouco a se acertar. O empresário não perdoava o fato da amada ter se entregado ao sósia Raul e sentido atração por outro homem. Mas, como todo novelão, o casal teve um final feliz.

Ficha técnica

Emissora: Rede Globo
Capítulos: 221
Exibição:20 de agosto de 1973 a 07 de maio de 1974
Horário: 20 h
Autor: Janete Clair

Curiosidade

O último capítulo da novela O Semideus obteve um incrível recorde de audiência, com 80 pontos . Naquela época, com poucas emissoras de TV no ar, esse índice era considerado normal.Hoje em dia a média mais otimista de uma trama das 21 h é de 30 pontos no Ibope. Para evitar brigas de egos entre as duas maiores estrelas da Globo naquela época, Tarcísio Meira e Francisco Cuoco, o nome dos galãs na vinheta de abertura tinham um revezamento e, a cada dia, um deles aparecia em primeiro lugar na telinha.

Texto: Flavia Serra

Publicado na revista TV Brasil n/n 882
Vale a Pena Ler de Novo
Fotos: Divulgação/Glogo-Rede Globo-Memória Globo-Astros em Revista-Cedoc/TV Globo
Acervo de Orias Elias - revistas Amiga (Bloch Editores), Contigo (Editora Abril),Sétimo Céu (Bloch Editores), Romântica (Editora Vecchi), Melodias (Editora APA),Manchete (Bloch Editores)

Nenhum comentário:

Postar um comentário