quarta-feira, 14 de março de 2018

Como Consultar O Seu Benefício Do INSS




No passado, esse serviço apenas era disponibilizado de forma presencial, pois os meios tecnológicos eram de difíceis acesso e nem todo mundo tinha condição para dispor deles.

Fazendo então com que o contribuinte precisasse se deslocar até um dos postos de atendimento da previdência social para realizar uma simples consulta.

Porém, esse serviço mudou e nós vamos ensinar a você como realiza-lo.

Em regra, os benefícios mais procurados pelos contribuintes são; auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade, pensão por morte e aposentadoria.

Mas, fora esses, a previdência apresenta um rol bem extenso de benefícios disponíveis.

CONSULTA ONLINE

Para realizar o procedimento é só acessar o site oficial do Instituto, através do endereço www.inss.gov.br.

Depois de entrar no site, procure no rol de serviços, que se encontra no lado esquerdo da página e dentre eles você verá a opção “consulta de situação de benefício”. É só clicar.

Em seguida, clique em “acompanhar pedido”. Informe o número do benefício, o seu nome, data de nascimento e o número do CPF. Ao final, clique em “visualizar”.

Caso o benefício que tenha solicitado necessite de uma perícia, como é o caso do auxílio-doença, primeiro procure a opção “resultado de perícia”.

O resultado estará disponível para consulta após 21 horas da perícia realizada.

Pois bem, ao consultar o seu benefício, são 3 as hipóteses de resultado;
O pedido pode estar habilitado: ele estará habilitado quando o INSS está analisando todos os seus documentos e vendo a possibilidade de conceder ou não o benefício a você.
O pedido pode estar concedido: o INSS analisou os documentos e viu que você se encaixa em todos os requisitos trazidos pela lei. Sendo assim, o benefício foi concedido.
E o pedido pode estar deferido: após analisar os documentos, o INSS constatou que você não se encaixou nos requisitos ou que algum documento não está presente. Nesse caso, é necessário comparecer ao instituto e analisar o que deu errado.

Devido à enorme demanda que chegava diariamente nas agências do INSS, eles resolveram facilitar a vida deles e a sua também.

Criando assim o agendamento de benefício.

O agendamento permite que você compareça a um dos postos de atendimento com hora marcada, sem precisar aguardar em enormes filas pela sua vez.

Isso faz com que o INSS prepare sua equipe para saber quantas pessoas serão atendidas naquele dia.

Para realizar o agendamento é só preencher nesse link https://requerimento.inss.gov.br/pages/agendamento/selecionarServico.xhtml o protocolo do requerimento.

Preenchido tudo, imprima o comprovante do requerimento e leve no dia do atendimento.

Lembre-se também de sempre consultar o seu CNIS antes de ir ao INSS.

QUAIS OS DOCUMENTOS QUE EU PRECISO PARA DAR ENTRADA NO BENEFÍCIO?

Após realizar o agendamento do benefício, você irá comparecer a um dos postos de atendimento.

E para que você não dê viagem perdida, é preciso que esteja portando todos os documentos necessários.

Por isso, entre em contato com a central de atendimento, pois para cada benefício são necessários alguns documentos específicos.

Mas, em geral, leve; RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho atualizada, o número do NIS, e caso seja um contribuinte facultativo ou autônomo, esteja em mãos com os seus carnês de contribuição.

Dúvidas sobre o texto? Mande sua pergunta pelos comentários abaixo.

Ou entre em contato com a central de atendimento do INSS. Basta ligar para o número 135.

O serviço encontra-se disponível de segunda à sábado, das 7 horas da manhã, até as 22 horas da noite, com base no horário de Brasília.

O atendimento é simples e qualquer pessoa pode realiza-lo. Fique sempre informado sobre o seu benefício INSS.

24horasnews
2018-03-06
TopBuzz

Nenhum comentário:

Postar um comentário