terça-feira, 13 de março de 2018

Como Saber Se Você Está Tendo Um Derrame

No Brasil, são registradas 68.000 mortes por Acidente Vascular Cerebral (ou “derrame”) anualmente, sendo essa a principal causa de morte e incapacidade. Trata-se de uma doença grave, que requer atendimento de emergência imediato. Aprenda a reconhecer os sintomas de um derrame e, com sorte, conseguir atendimento médico em tempo hábil, para reduzir as possíveis sequelas e fazer um tratamento apropriado.


Parte 1

Observando os sinais

Procure evidências de que se trata de um AVC. Existem alguns sintomas clássicos que podem indicar se você está tendo um derrame, em geral uma combinação dos seguintes:

Dormência ou fraqueza no rosto, braço ou perna, em geral em um só lado do corpo. Seu rosto pode ficar paralisado somente em um lado quando você tentar sorrir.

Confusão mental, dificuldades para falar ou compreender a fala dos outros, fala arrastada.

Problemas para enxergar com os dois olhos, visão turva, dupla ou cegueira temporária.

Dor de cabeça severa sem causa aparente, muitas vezes acompanhada de vômitos.

Dificuldades para falar, perda de equilíbrio, descoordenação motora e tontura.

Fique de olho em sintomas especificamente femininos. Além dos sinais clássicos, mulheres tendem a apresentar sinais únicos em caso de AVC, como:

Fraqueza;
Falta de fôlego;
Agitação ou mudança de comportamento repentina;
Náusea e vômitos;
Soluços;
Alucinações.
Use a sigla RBFT. A sigla se refere à checagem de sintomas através dos seguintes sinais de derrame:

R – rosto: peça para a pessoa sorrir e observe se os dois lados do rosto respondem igualmente.
B – braços: diga para a pessoa erguer os dois braços e veja se ambos são erguidos igualmente.
F – fala: instrua a pessoa a repetir uma frase simples, como “Hoje está frio”. Perceba se a fala está arrastada ou estranha.
T – tempo: o tempo é fundamental para o atendimento. Se os sinais acima forem detectados, acione o SAMU imediatamente no número 192.

Consiga atendimento médico imediato. É necessário correr contra o tempo em casos de AVC; para cada minuto passado, podem ser perdidos 1,9 milhões de neurônios, minando as chances de recuperação ou de evitar o óbito.

Além disso, a janela de tratamento para um derrame isquêmico é muito pequena. É fundamental ir para o pronto-socorro o mais rápido possível.
Alguns hospitais contam com uma unidade específica para o atendimento, tratamento e recuperação de AVC. Se você ou a pessoa tiver acesso a esses hospitais, tanto melhor. Descubra quais instituições têm esse recurso e procure-as.

Parte 2

Reconhecendo os fatores de risco

Avalie suas condições físicas. Qualquer pessoa pode sofrer um AVC, mas alguns indivíduos correm mais riscos de sofrê-lo. Converse com seu médico para descobrir se você tem uma predisposição, como os seguintes fatores de risco:

Diabetes;
Problemas cardíacos, como a fibrilação atrial (FA) ou a estenose da carótida.
Derrames anteriores ou acidentes isquêmicos transitórios (AIT).

Fique de olho em seus hábitos. Se o seu estilo de vida não inclui exercícios físicos e uma alimentação saudável, suas chances de sofrer um AVC são maiores. Alguns fatores de risco são:

Obesidade;
Sedentarismo;
Abuso de substâncias, como drogas e/ou álcool;
Tabagismo;
Pressão arterial alta;
Colesterol alto.

Investigue sua genética. Algumas pessoas têm uma predisposição genética maior a sofrer um derrame. Eis alguns aspectos importantes a se considerar:

Sua idade. Depois dos 55 anos, o risco de AVC dobra a cada década passada.
Etnia. Afrodescendentes, asiáticos e hispânicos têm mais chances de sofrer um derrame.
Mulheres têm mais chances de sofrer um AVC.
Histórico familiar.
Descubra se você apresenta mais fatores de risco por ser mulher. Existem outros aspectos que deixam as mulheres mais predispostas ao AVC, que incluem:

Tomar anticoncepcional. Essas pílulas aumentam consideravelmente o risco de um derrame, ainda mais com outros fatores de risco combinados, como fumar ou ter pressão alta.

Gestação. A gravidez aumenta a pressão sanguínea e o estresse cardíaco.

Terapia de reposição hormonal. Mulheres fazem esse tratamento para amenizar os sintomas da menopausa.

Enxaquecas com aura. Mulheres sofrem mais de enxaqueca do que os homens e esse é um sério fator de risco.

Compreendendo o que é um AVC


Entenda como o AVC funciona.

Ele ocorre quando o fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes no cérebro é reduzido ou bloqueado. Isso implica a morte imediata das células cerebrais. A privação prolongada de sangue no cérebro pode causar danos severos e sequelas permanentes.

Saiba diferenciar os dois tipos de derrame.

Eles podem ser isquêmico ou hemorrágico

O primeiro é causado por um coágulo sanguíneo bloqueando a circulação de sangue no cérebro e ele costuma ocorrer em 80% dos casos.Já o hemorrágico acontece quando uma veia enfraquecida no cérebro se rompe, causando hemorragia.

Compreenda os ataques isquêmicos transitórios.

Os AIT's são mini-avc's causados por um bloqueio temporário na circulação de sangue no cérebro. Por exemplo, um coágulo sanguíneo em movimento pode bloquear um vaso temporariamente. Eles apresentam os mesmos sintomas que um AVC comum, mas duram, em média, até 5 minutos; eles tendem a surgir e desaparecer dentro de 24 horas.
O problema é que não é possível diferenciar se você sofreu um AIT ou um derrame comum só contando o tempo de duração dos sintomas.
Mesmo que se trate de um AIT é necessário ir ao pronto-socorro, pois ele é um indício de que um AVC completo está para ocorrer.

Saiba quais são as sequelas causadas por um AVC

Os danos causados por um derrame vão de problemas de mobilidade (como paralisia) a dificuldades de raciocínio, fala, perda de memória etc. A gravidade deles depende da intensidade do AVC, tamanho do coágulo, extensão do dano e quanto tempo o paciente demorou para ser atendido.

Preste atenção em quando os sinais começaram, pois o médico precisará dessa informação no atendimento ao paciente.
Deixe o celular à mão e carregado. Se alguém começar a demonstrar sinais de um AVC, você precisará ligar para o SAMU imediatamente.
É possível que somente um dos sintomas ocorra e é fundamental conseguir atendimento médico imediato do mesmo jeito.

wikiHow
208-01-04
TopBuzz

Nenhum comentário:

Postar um comentário