segunda-feira, 19 de novembro de 2018

12 Ó Desnecessários Para Viver (Ou Ao Menos Parcialmente)


Se nos perguntassem quais órgãos do nosso corpo são indispensáveis para podermos permanecer vivos, a maioria diria que quase todos eles. Sabemos que, se o apêndice estiver inflamado, ele pode ser eliminado por meio de uma intervenção sem que nosso corpo perceba sua ausência. Também sabemos que, se um dos nossos rins ficar doente, poderíamos viver graças ao outro. Mas, você sabia que existem até 12 órgãos do seu corpo sem os quais é possível viver? Se isso despertou a curiosidade... Não pare de ler!


No Incrível.club revelamos quais são os órgãos do corpo humano dos quais poderíamos prescindir e ainda assim permanecermos vivos.

1. Baço




Este órgão está localizado abaixo das costelas esquerdas, na parte superior do abdômen. Geralmente, a maioria dos casos de remoção do baço ocorre devido a lesão. Se você sofrer um trauma grave, as costelas danificam o baço, quebrando o seu revestimento, o que causa hemorragia interna severa. As funções do baço são principalmente aquelas relacionadas ao sistema imunológico e às defesas. Estas também são realizadas pelo fígado e alguns tecidos linfáticos, assim você poderia viver sem este órgão.

2. Vesícula


Este pequeno órgão sob o fígado é responsável por transportar a bílis para o intestino. Isso ocorre quando o sistema digestivo precisa de ajuda para quebrar as gorduras na digestão. A vesícula biliar geralmente é removida se contiver cálculos biliares ou pólipos que podem se tornar carcinomas. Após a operação, o papel da vesícula biliar começa a ser realizado pelo ducto biliar comum, que é o conduto entre o intestino e o fígado. Portanto, poderíamos viver totalmente sem vesícula.

3. Rins


É verdade que não poderíamos viver sem os dois de forma autônoma (só através da diálise), mas como esses órgãos não funcionam como um casal, mas de forma independente, sim, você pode viver se retirar um deles. Ao viver com apenas um rim, este aumentaria de tamanho para poder realizar seu trabalho de forma eficiente. Neste caso, devemos ter um cuidado especial com o remanescente, mantendo-o hidratado e seguindo uma dieta pobre em proteína e sal. Se tomarmos conta disso, ele continuará a executar as tarefas de eliminar as toxinas corretamente

4. Estômago


Se nosso estômago adoecer, poderíamos passar por uma cirurgia para retirá-lo completamente e continuar vivendo. Ao removê-lo, o esôfago é costurado ao intestino delgado. Isso influenciaria o processo digestivo, já que não há órgão que armazene a comida, portanto, você deve ingerir poucas quantidades por dia e seguir uma dieta adaptada. Suplementos alimentares de ferro e vitamina B12 também devem ser tomados, uma vez que a absorção destes anteriormente era feita graças aos ácidos estomacais.

5. Bexiga


Existe apenas uma maneira de viver sem bexiga, que é fazendo uma urostomia. Com esta operação, os ductos urinários seriam canalizados para que o corpo pudesse descartar a urina, através de uma abertura feita no abdômen. Se no seu caso você sofreu um trauma, a bexiga tem a capacidade de se regenerar. Você também pode perder parte deste órgão devido a uma doença ou cirurgia. Neste caso, existem procedimentos médicos para ajudar a regeneração da bexiga.

6. Amígdalas



Amígdalas, de acordo com as opiniões de alguns médicos, têm grande importância na contribuição das defesas e no equilíbrio do sistema imunológico. Para outros, as amígdalas na idade adulta não desempenham nenhuma função e defendem que é possível viver sem elas. O que todos concordam é que, se provocam episódios seguidos de doenças que afetam a qualidade de vida do paciente, então devem ser extraídas por meio de uma tonsilectomia. Aproximadamente vinte dias após a operação, o paciente pode ter uma vida normal sem repercussões negativas.

7. Pulmões


É impossível viver sem que o oxigênio chegue ao nosso corpo, e isso é conseguido através dos pulmões. No entanto, você pode viver com apenas um pulmão. Ele crescerá em tamanho e funcionará pelos dois, desde que você seja saudável. No caso de extirpação de um desses órgãos, a qualidade de vida pode diminuir um pouco, principalmente no início, até que o corpo se acostume com a perda. Também é aconselhável tomar cuidados especiais com doenças que afetam o trato respiratório, já que elas podem ser mais graves em pessoas com apenas um pulmão.

8. Cólon



Nosso corpo poderia ter uma vida praticamente normal se tivesse que viver sem o cólon, ou sem uma parte dele. Esse órgão de 1,5 metro de comprimento é responsável por absorver a água do processo digestivo para compactar as fezes. Se houver uma doença grave, o cólon pode ser parcialmente ou completamente removido, se necessário. Após a operação, o paciente deve seguir uma dieta leve até que seu sistema digestivo seja restaurado e esteja acostumado a essa nova situação. Sua retirada não terá repercussões na vida do paciente, embora possa alterar um pouco seus hábitos digestivos.

9. Apêndice



O apêndice é um pequeno órgão cego (sem saída), localizado na junção entre os intestinos grosso e delgado. Se o apêndice ficar inflamado por uma infecção, é necessário retirá-lo o mais rápido possível, a fim de evitar complicações maiores, como a peritonite. Existem duas teorias sobre a presença deste órgão: uma, proposta por Charles Darwin, que se refere à evolução das espécies, afirmando que o apêndice serviu aos herbívoros para realizar a digestão. Descendente dos primatas, nosso corpo ainda tem aquele vestígio que não serve mais aos seres humanos. A outra, formulada por cientistas, defende que o apêndice tem várias funções em nosso organismo, como endócrinas, exócrinas, linfáticas e imunológicas. De qualquer forma, poderíamos viver sem ele.

10. Órgãos reprodutores



No caso dos principais órgãos reprodutores (os testículos no homem e os ovários nas mulheres), mesmo que um deles seja removido, o outro continuaria a funcionar de forma independente e executaria as tarefas para ambos. Nesse caso, você poderia até ter filhos, já que esses órgãos continuariam a criar óvulos e espermatozoides sem nenhum problema. Há também a histerectomia (remoção do útero), que não influencia de forma alguma a qualidade de vida da mulher. O único problema é que ela não poderia engravidar, o que também aconteceria com a retirada de ambos os ovários. Da mesma forma com o homem, se retirasse ambos os testículos.

11. Glândula tireoide



A glândula tireoide é um pequeno órgão em forma de borboleta, localizado no pescoço. É responsável por regular processos metabólicos através da secreção de hormônios. Se por alguma doença esta glândula for removida, o paciente não notará qualquer alteração na sua qualidade de vida. Atualmente, existem tratamentos que substituem as funções do órgão sem nenhum problema.

12. Pâncreas


Embora o pâncreas seja um órgão de grande importância para o bom funcionamento do nosso corpo, podemos viver sem ele. Ele é responsável por absorver os nutrientes que vêm do processo de digestão, e também tem a função de manter os níveis de glicose no sangue. Se for necessário removê-lo (parte ou todo) por doença, as enzimas pancreáticas e a insulina realizarão as funções previamente manipuladas por esse órgão, oferecendo qualidade de vida ao paciente.


incrivel
TopBuzz.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário