segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Confira Causas E Tratamentos Para Tontura E Vertigem


Metrópolis


A tontura é sintoma de alguma alteração no organismo, que nem sempre indica uma doença ou condição grave. Na maioria das vezes, acontece por uma situação conhecida como labirintite. Outras razões comuns são alterações no equilíbrio, queda da pressão arterial, mudanças na função do coração ou efeito colateral de medicamentos.

É mais comum que a tontura surja em idosos, entretanto, também pode acontecer em jovens. O sintoma aparece em diferentes situações que costumam estar relacionadas às causas: se o paciente estiver deitado, provavelmente tem labirintite; se a vertigem acontece ao levantar, uma queda de pressão pode ser a responsável; se o problema aparecer ao fazer algum esforço físico, algumas das razões podem ser problemas cardíacos ou de pressão.

Sempre que surgem episódios repetidos de tontura, é recomendado agendar uma consulta com o clínico geral ou médico de família para que sejam investigadas as causas. Se a tontura for muito forte ou prolongada, durante mais de uma hora, é recomendado ir ao pronto socorro para uma avaliação e tratamento mais rápidos.

Principais tipos de tontura

A tontura pode aparecer sozinha ou acompanhada de sintomas como náuseas, fraqueza nas pernas, dor de cabeça ou sensação de “cabeça vazia”.

1. Vertigem ou Labirintite

É o tipo de tontura que dá a sensação de tudo estar girando ao redor, pode vir acompanhada de enjoo e zumbido, e, normalmente, acontece por alterações no ouvido. A vertigem pode dar tontura mesmo quando se está deitado, e é, normalmente, desencadeada por movimentos feitos com a cabeça, como virar de lado na cama ou olhar para o lado.

O que fazer: o tratamento para a vertigem é feito pelo otorrino, que pode optar por algumas manobras de reposicionamento dos otólitos, chamada de manobra de Epley, além de recomendar o uso de remédios. É recomendado observar também a presença de rolhas de cera no ouvido, evitar o estresse e o consumo de cafeína, açúcar e cigarro, que podem piorar a crise de tontura.

2. Desequilíbrio

A sensação de desequilíbrio é outra importante causa de tontura e, geralmente, acontece nos idosos ou em situações de:
Alterações da visão, como catarata, glaucoma, miopia ou hipermetropia;
Doenças neurológicas, como Parkinson, AVC, tumor cerebral ou Alzheimer, por exemplo;
Pancada na cabeça, que pode causar lesões temporárias ou permanentes na região cerebral que regula o equilíbrio;
Perda da sensibilidade nos pés e pernas, causada pelo diabetes;
Consumo de álcool ou drogas, que alteram a percepção e a capacidade de funcionamento do cérebro;
Uso de remédios que podem alterar o equilíbrio.

O que fazer: para tratar o desequilíbrio, é necessário resolver sua causa. A indicação é procurar tratamento da visão com o oftalmologista ou da doença neurológica com o neurologista. Também é importante a consulta com o geriatra ou clínico geral para ajustar a medicação de acordo com a condição e a necessidade de cada pessoa.

3. Queda de pressão

A tontura que acontece por alterações cardíacas e de circulação é chamada de pré-sincope ou hipotensão ortostática e surge quando a pressão cai e o sangue não é bombeado adequadamente para o cérebro. Outros sintomas são a sensação de desmaio ou de escurecimento e surgimento de pontos brilhantes na visão.

Este tipo de tontura pode surgir ao acordar, levantar, durante um exercício ou, até mesmo, de forma repentina ao estar parado. As principais causas são:

Queda brusca da pressão, chamada de hipotensão ortostática, e surge por um defeito no ajuste da pressão, que normalmente não é grave, e acontece por mudanças na postura, como se levantar da cama ou cadeira;

Problemas cardíacos, como arritmias ou insuficiência do coração, que dificultam o fluxo de sangue pela circulação;

Uso de alguns remédios que causam quedas de pressão;

Gravidez, pois é um período em que há mudanças na circulação e pode haver diminuição da pressão arterial devido ao peso do útero sobre os vasos sanguíneos.

Outras situações, como anemia e hipoglicemia, apesar de não causarem queda da pressão, alteram a capacidade do sangue de levar oxigênio e nutrientes para as células cerebrais, podendo causar a sensação de tontura.

O que fazer: o tratamento para este tipo de tontura também depende da resolução da sua causa, que pode ser feita com um cardiologista, geriatra ou clínico geral. O médico pode fazer a investigação com exames e ajustes necessários na medicação.

4. Ansiedade

Alterações psicológicas, como depressão e ansiedade, podem causar tontura. Estas situações provocam uma vertigem que, geralmente, é acompanhada de falta de ar, tremores e formigamento nas extremidades, como mãos, pés e boca.

O que fazer: é necessário tratar a ansiedade com psicoterapia e, se necessário, medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos, prescritos pelo psiquiatra.

Com informações do portal Tua Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário