quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Estevam Fernandes - A Última Lágrima




mensagem de fé com Estevam Fernandes

"Não posso fazer nada por você" Quem, algum dia não ouviu essas palavras num momento em que mais precisava de ajuda? E como é frustrante, diante da ansiedade por uma resposta positiva, ouvir de alguém, em quem depositamos nossas últimas esperanças, que não há nada mais a fazer pela nossa causa. É doloroso!

Geralmente, as experiências dolorosas arrancam-nos lágrimas. Em muitos casos, por conta do desespero, imaginamos que elas serão lágrimas inconsoláveis. Em circunstâncias assim, a dor vai consumindo nossa resistência e vontade de viver. O que fazer, então, diante de tais situações?

Em primeiro lugar, devemos olhar para as circunstâncias através da nossa humanidade. Todos nós estamos sujeitos aos limites da imperfeição. Quando nossas forças se mostrarem escassas e nossa resistência enfraquecida, é o momento de reconhecermos que o nosso limite chegou. Quando as lágrimas clamam por socorro, é hora de buscar ajuda!

Em segundo lugar, precisamos saber que a sensação de impotência diante de situações adversas, especialmente aquelas em que não temos nenhum controle, não significa, de forma alguma, que chegou o nosso fim. Em muitas ocasiões, são as grandes crises que despertam em nós o gigante adormecido. Não raro, como por um milagre, brota em nós a coragem para lutar, a força para viver.

Todos nós temos uma fortaleza interior que, às vezes, encontra-se desativada por falta de uso. Deus nos deu um verdadeiro arsenal de guerra, com armas poderosas, tais como: a fé, a perseverança, a esperança, o otimismo e o louvor.

Outrossim, devemos ter sempre em mente que jamais teremos todas as respostas que procuramos em nossa vã existência. A vida tem muitos mistérios e, como se isto não bastasse, reserva-nos ainda muitas outras surpresas; algumas nem sempre são agradáveis. Nesta existência terrena, jamais saberemos todos os porquês - nem os nossos, nem os dos outros, e muito menos os de Deus. Na verdade, sempre haverá uma lágrima a rolar em nosso rosto, reclamando por respostas. por isso, nos diz o provérbio bíblico: O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Salmo 30.5).

Contudo, chegará o dia em que as lágrimas cessarão. Sem as amarras das limitações e sem o véu dos mistérios, a vida se revestirá de plenitude. Quando esse tempo chegar, a dor perderá sua razão de ser, o sofrimento e o medo desaparecerão por completo, e a felicidade reinará soberana. Entenderemos, por fim, o que Jesus sentenciou: Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados (IMateus 5.4). Aí, então, teremos chorado a nossa última lágrima!

Estevam Fernandes
Pastor da 1ª Igreja Batista.

Publicada no jornal Correio da Paraíba.
26/08/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário