Sumidos Trinta e um anos depois, por onde andam atores da primeira versão de Renascer? Reprodução /tv/Globo Leonardo Vieira em cena como José Inocêncio na primeira versão da novela Renascer, em 1993 .
A nova versão da novela Renascer estreia nesta segunda (22), 31 anos depois da edição original da trama de Benedito Ruy Barbosa ser exibida na Globo. Naquela época, o folhetim deu destaque a vários jovens atores. Alguns deles estão sumidos das novelas da emissora.
Leonardo Vieira interpretou José Inocêncio na primeira fase de Renascer --papel que atualmente é de Humberto Carrão. O ator veterano chegou a fazer outros trabalhos na Globo, mas deixou o Brasil e hoje vive em Portugal.
Leonardo Vieira Vieira começou a carreira na TV em A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990), na Manchete. Depois, atuou em produções da Globo como Sonho Meu (1993), Quatro por Quatro (1994) e Senhora do Destino (2004). Em 2005 ele foi para a Record e fez novelas como Os Mutantes (2008) e Vidas em Jogo (2011). O último papel dele na TV brasileira foi em Os Dez Mandamentos (2015). Atualmente, está com 55 anos e vive em Portugal.
Já Patrícia França seguiu atuante na teledramaturgia. A Maria Santa de Renascer (papel atualmente de Duda Santos) fez novelas na Globo e na Record nas últimas décadas. Ela tem se dedicado desde o ano passado a um filme infantil. Emendou vários papéis após estourar como a Santinha de Renascer. Atuou em Sonho Meu (contracenando com Leonardo Vieira), Salsa e Merengue (1996), Suave Veneno (1998) e Chocolate com Pimenta (2003), por exemplo Em 2005, foi para a Record, onde atuou em três novelas: Prova de Amor (2005), Luz do Sol (2007) e Poder Paralelo (2009). Patrícia ficou cinco anos longe da TV, até que voltou em Malhação (2014). O trabalho mais recente dela na TV foi Gênesis (2021). Em 2023, a atriz gravou o filme Princesa Adormecida, sem data de estreia definida.
Luciana Braga Luciana Braga já tinha uma carreira na TV quando interpretou a Sandra de Renascer --ela havia atuado em novelas como Sinhá Moça (1986) e Tieta (1989). Após a novela de Benedito Ruy Barbosa, fez novelas no SBT, na Globo e na Record, como Éramos Seis (1994 e 2020), O Profeta (2006) e Poder Paralelo (2009). Atualmente, faz parte da série De Volta aos 15, da Netflix.
Maria Luisa Mendonça A atriz teve destaque no papel de Buba, personagem intersexo na primeira versão da novela. Ela conseguiu vários outros papéis em tramas da Globo após Renascer, como Corpo Dourado (1998), Viver a Vida (2009) e Segundo Sol (2018). A novela mais recente dela foi Verdades Secretas 2, em 2021. Desde então, a atriz tem se dedicado ao cinema e ao teatro.
Taumaturgo Ferreira Intérprete de José Venâncio na primeira versão de Renascer, Taumaturgo Ferreira começou a carreira na Globo na década de 1980 e fez papéis em novelas como Top Model (1989), O Cravo e a Rosa (2000) e Celebridade(2003). Após uma passagem pela Record entre as décadas de 2000 e 2010, voltou à líder de audiência em Ilha de Ferro (2018). Em depoimento exclusivo ao Notícias da TV, Ferreira contou que tem trabalhos pela frente, mas não pode falar nada ainda pois são "top secret". Ele revelou, no entanto, que o ator e diretor Juca de Oliveira está trabalhando num texto para os dois encenarem no teatro, mas ainda não há data prevista para a estreia desta peça.
Notícias da TV
Antônio Fagundes viveu José Inocêncio na primeira versão e Marcos Palmeira dá vida ao personagem no remake de "Renascer"Crédito:
Foto 1: Acervo/TV Globo | Foto 2: Fábio Rocha/TV Globo
Trama ganha nova versão depois de 30 anos; primeiro capítulo vai ao ar na próxima segunda-feira (22)

João Pedro e Mariana em versão original e remake de "Renascer"
Foto 1: Acervo TV Globo | Foto 2: Fábio Rocha/TV Globo
Ana Beatriz Diasda CNN
São Paulo
21/01/2024 às 04:00
Na próxima segunda-feira (22), estreia o remake de “Renascer”. A novela da Globo foi um sucesso no começo da década de 90 e retorna com antigos e novos nomes no elenco.
A trama conta a história de José Inocêncio, um fazendeiro que ganha fama e se torna o fazendeiro mais bem-sucedido da região por seus êxitos como produtor de cacau.
Na primeira versão, o papel foi interpretado por Antônio Fagundes; agora, Marcos Palmeira dará vida ao protagonista.
Vale mencionar que Palmeira também esteve presente na primeira versão da novela e interpretou o personagem João Pedro, filho caçula de Inocêncio.
Além dele, Jackson Antunes retorna ao rmarke da obra.
Na primeira versão ele deu vida ao jagunço Damião e dessa vez, será o personagem Deocleciano.
Em 1993, outros nomes como Adriana Esteves, Patrícia Pillar, Fernanda Montenegro, Roberto Bonfim, Maria Luisa Mendonça, Ana Cecília Costa e Osmar Prado estiveram presentes.
Já em 2024, o elenco conta com Sophie Charlotte, Juan Paiva, Xamã, Gabriela Medeiros, Duda Santos, Juliana Paes, Uiliana Lima, Theresa Fonseca, entre outros.
Compare o elenco da primeira versão com o novo remake de “Renascer”:

Antônio Fagundes viveu José Inocêncio na primeira versão e Marcos Palmeira dá vida ao personagem no remake de "Renascer"
Crédito: Foto 1: Acervo/TV Globo | Foto 2: Fábio Rocha/TV Globo

João Pedro, filho caçula de Inocêncio foi interpretado por Marcos Palmeira na primeira versão. No remake, o personagem é vivido por Juan Paiva
Crédito: Foto 1: Acervo TV Globo | Foto 2: Fábio Rocha/TV Globo

Mariana foi interpretada por Adriana Esteves em 1993. Já em 2024, a atriz Theresa Fonseca viverá o papel
Crédito: Foto 1: Acervo TV Globo | Foto 2: Fábio Rocha/TV Globo

Jackson Antunes foi Damião na primeira versão da novela. O rapper Xamã viverá o papel do jagunço no remake.
Crédito: Foto 1: Acervo TV Globo | Foto 2: Globo/Fábio Rocha

Patrícia Pillar foi Eliana em primeira versão de "Renascer". Neste ano, Sophie Charlotte viverá a personagem.
Crédito: Foto 1: Reprodução/Instagram | Foto 2: Estevam Avellar/TV Globo

Maria Luísa Mendonça foi Buba em versão da década de 90. Gabriela Medeiros viverá papel da psicóloga em remake
Crédito: Foto 1: Acervo TV Globo | Foto 2: Reprodução/TV Globo

Pai e filho, José Inocêncio e João Pedro em ambas versões da novela
Crédito: Foto 1: Acervo TV Globo | Foto 2: Fábio Rocha/TV Globo

João Pedro e Mariana em versão original e remake de "Renascer"
Crédito: Foto 1: Acervo TV Globo | Foto 2: Fábio Rocha/TV Globo

Antônio Fagundes e Marcos Palmeira

Marcos Palmeira e Juan Paiva

Adriana Esteves e Theresa Fonseca

Jackson Antunes O rapper Xamã

Patrícia Pillar e Sophie Charlotte

Maria Luísa Mendonça e Gabriela Medeiros

Antônio Fagundes e Marcos Palmeira

Marcos Palmeira e Adriana Esteves
Juan Paiva e Theresa Fonseca
CNNBrasil.com
Renascer tem desfecho emocionante com José Inocêncio e o filho que ele sempre rejeitou
Publicado por Renan Santos

José Inocêncio e João Pedro em Renascer.
(Foto: reprodução)
Renascer, que agora ganha um remake na Globo, com estreia nesta segunda-feira (22), é considerada a obra-prima de Benedito Ruy Barbosa, e tem um dos finais mais emocionantes e emblemáticos entre todas as novelas do autor, envolvendo o protagonista José Inocêncio, que na nova versão será interpretado por Humberto Carrão e Marcos Palmeira, e o seu filho João Pedro (Juan Paiva), que ele sempre rejeitou.
A novela tem como foco justamente a relação de José Inocêncio com seus quatro filhos, destacando o caçula, João Pedro, a quem o fazendeiro culpa pela morte de sua esposa, Santina (Duda Santos), durante o parto. O conflito entre pai e filho aumenta quando eles passam a disputar o amor de Mariana (Theresa Fonseca).
Porém, no decorrer da trama, José Inocêncio e João Pedro acabam se reconciliando, e o jovem, de rejeitado, acaba se tornando o sucessor do pai na fazenda. Essa reconciliação, aliás, ocorrerá em uma cena bastante emocionante, quando o fazendeiro, já paralítico devido a um atentado, revela seus sentimentos ao filho mais novo, pedindo desculpas por nunca ter feito isso antes.
João Pedro assume promessa de José Inocêncio
Em seu leito de morte, Inocêncio é visitado pelo espírito de Santinha, indicando uma reconciliação espiritual, enquanto João Pedro encerra a história ao lado de um novo amor: Sandra.
O momento mais marcante ocorre quando o rapaz vai até o grande jequitibá onde seu pai havia fincado um facão e feito a promessa de nunca morrer, o arranca de lá e troca pelo seu facão, fazendo com que o protagonista finalmente possa descansar em paz, e assumindo essa promessa no seu lugar.
O desfecho da trama também reserva outras surpresas, como Mariana assumindo a culpa pelo assassinato do Coronel Teodoro (Vladimir Brichta), o grande rival de Inocêncio, e a oportunista Eliana (Sophie Charlotte) herdando as terras do fazendeiro morto.
Eliana estabelece uma relação com Damião (Xamã) e os dois têm um filho, enquanto Mariana decide partir depois de vingar a morte do seu avô, o Coronel Belarmino (Antonio Calloni).
Desolado após a morte de Santinha, José Inocêncio se revolta e culpa o próprio filho pela tragédia.
Santinha morre após dar à luz João Pedro, e José Inocêncio culpa o filho pela desgraça

João Pedro, José Inocêncio e Santinha em Renascer.
(Foto: reprodução)
José Inocêncio (Humberto Carrão) se apaixona por Santinha (Duda Santos), filha de Venâncio (Fabio Lago) e Quitéria (Belize Pombal), e viverá um romance intenso com a jovem, mas com um final trágico e com consequências que se arrastarão por toda a trama.
Após um beijo entre os protagonistas, a inocente Santinha acredita que está grávida.
Ao revelar a suposta gravidez aos pais, ela acaba sendo expulsa de casa e vai parar na casa das damas de Jacutinga (Juliana Paes). A dona do bordel não apenas protege Santinha, mas também incentiva que ela lute pelo seu romance com José Inocêncio, o que acaba resultando em um casamento entre os dois.
A união resulta em quatro filhos: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr), José Venâncio (Rodrigo Simas) e João Pedro (Juan Paiva). Porém, o nascimento de João Pedro é marcado por uma tragédia, já que Santinha morre durante o parto do caçula.
José Inocêncio rejeita o próprio filho
Esse evento provoca um sentimento de ódio em Inocêncio em relação ao filho, a quem ele culpa pela morte da esposa. Essa amargura afetará profundamente a relação entre os dois, mesmo com João Pedro sendo o filho mais ativo da família nos trabalhos da fazenda.
Essa relação, aliás, promete se tornar ainda mais complexa quando, no decorrer da trama, o jovem engatar um namoro com Mariana (Theresa Fonseca) e Zé Inocêncio também se apaixonar por ela.
Zé Inocêncio rejeita filho com Santinha, não se importa com o bebê morrendo de fome e manda Inácia dar leite de vaca a ele.
Criada por Benedito Ruy Barbosa, adaptada por Bruno Luperi e com direção artística de Gustavo Fernandez, o remake de Renascer tem no elenco principal nomes como os de Marcos Palmeira, Juan Paiva, Theresa Fonseca, Marcelo Mello Jr., Renan Monteiro, Gabriela Medeiros, Vladimir Brichta e Sophie Charlotte.
Resumodasnovelas.com
Quem são os personagens de 'Renascer'? Veja nomes do elenco e tudo sobre a nova novela
Folhetim é uma releitura da obra de Benedito Ruy Barbosa e tem atores como Humberto Carrão, Marcos Palmeira, Maria Fernanda Cândido, Antonio Calloni, Juliana Paes e Matheus Nachtergaele
22 jan
2024
- 18h10
Renascer, a nova novela das 21h da TV Globo, começa nesta segunda-feira, 22 de janeiro. O folhetim é uma releitura da obra de Benedito Ruy Barbosa, que fez sucesso na emissora em 1993.
A nova versão foi escrita por Bruno Luperi, neto do dramaturgo.
Maria Santa, contudo, morre durante o parto de João, fazendo com que José Inocêncio se revolte e culpe o filho pela perda da mulher. As desavenças entre os dois e a chegada da misteriosa Mariana (Theresa Fonseca), por quem pai e filho se apaixonam, marcam a novela.
Com direção artística de Gustavo Fernández, o folhetim foi descrito como "obra épica, atemporal e que está na memória afetiva do público e da televisão". Conheça os principais personagens de Renascer e os atores que integram o elenco da novela:
José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira)
Na primeira fase, José Inocêncio é um agricultor de origem desconhecida que chega ao sul da Bahia aos 25 anos e, depois de ficar entre a vida e a morte, acaba assumindo as terras de uma viúva do cacau constrói um império.
Conhece seu grande amor, Maria Santa (Duda Santos), com quem tem quatro filhos: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr), José Venâncio (Rodrigo Simas) e João Pedro (Juan Paiva). Mas acaba perdendo a mulher no parto do último filho, fazendo com que guarde ressentimento para o resto da vida.
Na segunda fase, com 60 anos, já é uma figura mais respeitada da região por seus êxitos como produtor de cacau. Se apaixona pela misteriosa Mariana (Theresa Fonseca), por quem João Pedro também se interessa.
Primeira fase
Maria Santa (Duda Santos)
- Filha de Venâncio (Fabio Lago) e Quitéria (Belize Pombal) e irmã mais nova de Marianinha, Santinha, como também é conhecida, vive sob as rédeas do pai e da moral conservadora do seu entorno. Se apaixona perdidamente por José Inocêncio e morre após dar à luz o filho caçula.
Venâncio (Fabio Lago)
- Capataz do Coronel Belarmino (Antonio Calloni), é pai de Maria Santa (Duda Santos) e marido de Quitéria (Belize Pombal). Expulsou de casa a filha Marianinha grávida, história que se repete anos mais tarde com Maria Santa.
Quitéria (Belize Pombal)
- Mulher de Venâncio (Fabio Lago) e mãe de Marianinha e Maria Santa (Duda Santos). É fiel ao marido, mas não o perdoa por ter expulsado a filha de casa.
Cândida (Maria Fernanda Cândido) -
- Viúva de um fazendeiro da região, Cândida é quem acolhe o jovem José Inocêncio (Humberto Carrão) entre a vida e a morte em sua fazenda com a ajuda de Inácia (Edvana Carvalho).
Inácia (Edvana Carvalho) nas duas fases
- Guardiã e devota de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) é uma cozinheira e mãe de Ritinha (Mell Muzzillo).
Coronel Belarmino (Antonio Calloni)
- Um dos antagonistas da novela, perde dinheiro com o avanço do cacau e sente inveja e ódio de José Inocêncio (Humberto Carrão). Casado com Nena (Quitéria Kelly), é avô de Mariana (Theresa Fonseca), que chega determinado a vingar o avô, mesmo não tendo convivido com ele.
Dona Nena (Quitéria Kelly)
- Mulher de Belarmino (Antonio Calloni), Nena fica sem rumo após a morte do marido e aceita a oferta do jovem José Inocêncio (Humberto Carrão) por suas terras e vai embora com os filhos. Com sede de vingança, cria a Mariana (Theresa Fonseca) com o ódio que sentia dos Inocêncio.
Coronel Firmino (Enrique Diaz)
- Fez fortuna atuando como intermediário da compra e venda do cacau na região e, mais tarde, como agiota. O filho, Egídio (Vladimir Brichta), assumirá os negócios depois que Firmino é morto num ajuste de contas que jamais foi esclarecido.
Jacutinga (Juliana Paes nas duas fases)
- Dona da 'casa das damas', torna-se uma segunda mãe para Maria Santa (Duda Santos) quando a jovem é abandona à sua porta pelos pais. Tem um carinho especial por Norberto (Matheus Nachtergaele) até o dia que vai embora para nunca mais voltar.
Juliete (Flavia Barros)
- Ambiciosa, é uma das damas da casa de Jacutinga (Juliana Paes). Sempre tentando se colocar em vantagem em relação às demais.
Flor (Julia Lemos)
- No bordel de Jacutinga (Juliana Paes), ela se dedica aos trabalhos da casa, mas encontra um futuro com Jupará (Evaldo Macarrão), graças ao empurrão de Jacutinga. É a mãe de Zinha (Samantha Jones).
Rachid (Gabriel Sater / Almir Sater)
- Rachid quem costura a pele de José Inocêncio de volta ao corpo e o salva. Tem o paradeiro desconhecido por muitos anos, mas retornará a região para cumprir uma missão do passado.
José Bento (Marcello Melo Jr)
- Também filho dos Inocêncio, é advogado, mas vive às custas do dinheiro do pai e dos trambiques em que se enfia. Também é financeira e afetivamente dependente de Kika (Juliane Araujo), sua namorada.
José Venâncio (Rodrigo Simas)
- Terceiro filho dos Inocêncio, é o único dos filhos que conquistou a independência financeira. É casado com Eliana (Sophie Charlotte), com quem tenta ter filhos há algum tempo e vive relacionamento conturbado. Se apaixona por Buba (Gabriela Medeiros).
João Pedro (Juan Paiva)
- Filho caçula de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) e Maria Santa (Duda Santos) é um jovem simples e trabalhador que nunca saiu da fazenda, onde aprendeu todos segredos do pai na lida com o cacau. Precisa lutar contra o amor que sente por Mariana (Theresa Fonseca), quando a jovem escolher ficar com seu pai, José Inocêncio (Marcos Palmeira). Também se envolverá com Sandra, filha do maior desafeto de seu pai.
Núcleo da Fazenda Jequitibá Rei
Mariana (Theresa Fonseca)
- Neta de Belarmino (Antonio Calloni) e Dona Nena (Quitéria Kelly), Mariana chega ao sul da Bahia, com o ímpeto de querer vingar a morte do avô e recuperar as terras que ela acha que tem direito. A jovem arrebata o coração de João Pedro (Juan Paiva), mas seduz José Inocêncio (Marcos Palmeira), que também acaba se encantando por ela.
Zinha (Samantha Jones)
- Filha de Jupará (Evaldo Macarrão) e Flor (Julia Lemos), a jovem foi criada como uma irmã para João Pedro (Juan Paiva).
Damião (Xamã)
-Contratado para dar fim em José Inocêncio (Marcos Palmeira), o matador desiste da ideia e acaba virando um de seus funcionários. Apaixona-se por Ritinha (Mell Muzzillo), mas perderá o rumo quando Eliana (Sophie Charlotte) chegar à fazenda.
Ritinha (Mell Muzzilo)
- Filha única de Inácia (Edvana Carvalho), a jovem não quer saber de compromisso até conhecer Damião (Xamã).
Chico (Mac Suara)
- Pai de Ritinha e marido de Inácia, ele é funcionário da fazenda de José Inocêncio e rígido na criação da filha.
Professora Lu (Eli Ferreira)
- Pprofessora na escola da fazenda de José Inocêncio (Marcos Palmeira).
Núcleo da fazenda Egídio
Egídio (Vladimir Brichta)
- Filho único e herdeiro do pai, Coronel Firmino (Enrique Diaz), Egídio se fez um Coronel temido e influente na região. Casado com Dona Patroa (Camila Morgado) e pai de Sandra.
Iolanda, a Dona Patroa (Camila Morgado) - Mulher de Egídio (Vladimir Brichta) e mãe de Sandra, Iolanda é conhecida por todos como Dona Patroa.
Tião Galinha (Irandhir Santos) - Catador de caranguejo é um homem humilde, mas quer uma vida melhor para Joana (Alice Carvalho), sua esposa e o grande amor de sua vida. Com a ajuda de Padre Santo (Chico Diaz) e Pastor Lívio (Breno da Matta) é acolhido na fazenda do Coronel Egídio (Vladimir Brichta), de quem vira empregado e por quem é sumariamente explorado.
Joana (Alice Carvalho)
- Mulher de Tião Galinha (Irandhir Santos), Joaninha é uma mulher bondosa e trabalhadora.
Pastor Lívio (Breno da Matta)
- Com uma vida dedicada à vocação religiosa, Pastor Lívio cresceu em um lar evangélico batista. Vira discípulo do Padre Santo (Chico Diaz).
Núcleo Rio de Janeiro
Eliana (Sophie Charlotte)
- Mulher de José Venâncio (Rodrigo Simas), abriu mão da carreira para viver ao lado do marido no Rio de Janeiro. Não vai aceitar a separação amigavelmente nem perder o marido para Buba (Gabriela Medeiros).
Buba (Gabriela Medeiros)
- Obstinada e competente, formou-se em Psicologia e está cotada para assumir um cargo de liderança numa multinacional. Se apaixona por José Venâncio (Rodrigo Simas) e sonha em formar uma família com ele e ser mãe. Mas o preconceito por ser uma mulher trans acaba sendo um grande obstáculo para o casal.
Buba (Gabriela Medeiros) em 'Renascer'.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Eriberto (Pedro Neschling) - Melhor amigo e sócio de José Venâncio (Rodrigo Simas) na agência de publicidade no Rio de Janeiro. Tenta se aproximar de Eliana (Sophie Charlotte).
Kika (Juliane Araujo)
- Namorada de José Bento (Marcello Melo Jr) desde os tempos de faculdade, vive uma relação instável de idas e vindas.
Teca (Livia Silvia)
- Jovem, que vive em situação de rua no Rio de Janeiro tem em Neno (Gabriel Lima da Silva) e Pitoco (Juan Queiroz) seus únicos amigos e em Du (José Duboc), o amor de juventude. Ao se descobrir grávida e sozinha, a jovem entra em desespero, até o destino colocar Buba (Gabriela Medeiros) em seu caminho.
Neno (Gabriel Lima da Silva)
- Jovem que vive em situação de rua, aprendeu desde cedo a se virar para garantir a sobrevivência. Amigo de Teca (Livia Silva), Pitoco (Juan Queiroz) e Du (José Duboc) com quem forma uma aliança para sobreviver.
Pitoco (Juan Queiroz)
- Apaixonado por Teca (Livia Silvia), vive em situação de rua ao lado de Neno (Gabriel Lima da Silva), seu companheiro inseparável.
Du (José Duboc)
- Líder do grupo de jovens que em situação de rua, é o grande amor de Teca (Livia Silvia). Se desespera ao saber da gravidez.
Entretê
Tarcisio Filho, Marcos Palmeira, Antonio Fagundes, Taumaturgo Ferreira e Marco Ricca em Renascer (1993)
Os quatro filhos de José Inocêncio
Marco Ricca viveu José Augusto
Primeiro filho de José Inocêncio foi retratado como um médico que só seguiu a profissão por vontade do pai, mas nunca foi feliz ou bem-sucedido. Acostumado desde pequeno a receber tudo de mão beijada, não consegue gerir a própria vida adequadamente. Quando a história começa, ele está pensando em sair do Brasil, mas não sabe se vai para Lisboa ou Miami. É simpático, um tipo agradável, mas muito mentiroso.

Tarcisio Filho viveu José Bento
Segundo filho de José Inocêncio, o personagem era mimado e aproveitador do dinheiro do pai. Formado em Direito, ele não aprovava a união entre José Inocêncio (Antonio Fagundes) e Mariana (Adriana Esteves)
Terceiro filho de José Inocêncio, José Venâncio foi interpretado na primeira versão de Renascer por Taumaturgo Ferreira. O personagem se apaixonou por Buba (Maria Luísa Mendonça) e viveu um conflito interno ao descobrir que ela ela era intersexo (o que se chamava na época de hermafrodita.

Marcos Palmeira viveu João Pedro
Quarto filho de José Inocêncio Foi rejeitado pelo próprio pai . O menino, que cresce à margem da família, passou a vida sendo culpado pelo próprio pai pela morte de sua mãe, Maria Santa. Com a movimentação da trama, os embates entre os dois pioram diante da chegada de Mariana, vivida pela atriz Theresa. Foi acolhido pelo público na pele do rapaz que vê a mulher amada se casar com o próprio pai.
Revistadatv.Uol.com.br
Renascer: Segunda fase terá Marcos Palmeira, Brichta e Buba trans
Por Luigi Civalli

Marcos Palmeira abraçado a Humberto Carrão; Vladimir Brichta como Egídio; Gabriela Medeiros como Buba
– Divulgação/Globo
A audiência em alta e os comentários positivos do público mostram que ‘Renascer’ já caiu no gosto do público. Porém, assim como aconteceu na primeira versão, logo mais se dá o início do que podemos chamar de “segunda fase” da trama.
Isso já promete deixar muita gente “órfã”, já que muitas histórias serão alteradas, atores queridos, como Humberto Carrão, que interpreta José Inocêncio, deixarão a trama, e novos personagens vão surgir.
Humberto Carrão e Marcos Palmeira são José Inocêncio na primeira e segunda fases – Divulgação/GloboMorte de Maria Santa
A morte de Maria Santa (Duda Santos) acontece ainda na primeira fase da novela, mas já marca que a “passagem de alguns anos” está próxima. Assim como na versão original, ela morrerá durante o parto de João Pedro, seu quarto filho.
Neste momento, inclusive, é quando José Inocêncio começa a rejeitar o filho, que até será cuidado por Morena (Uiliana Lima), pois ele o culpará pela morte de Maria Santa.
Entrada de novos atores
Nesta nova fase de ‘Renascer’, Marcos Palmeira se tornará José Inocêncio, enquanto Deocleciano (Adanilo Pires) será Jackson Antunes. Juan Paiva será João Pedro, filho rejeitado de José Inocêncio e Theresa Fonseca viverá Mariana, ponto focal da briga entre pai e filho na história.
Vladimir Brichta também vai entrar na novela e será Egídio, rival de Inocêncio. Na versão original, o nome do personagem era Teodoro, vivido por Herson Capri.
Reviravolta em ‘Renascer’Chegada de Mariana
Como já citado no item acima, Mariana (Theresa Fonseca) é a jovem que irá arrebatar o coração de João Pedro (Juan Paiva), além disso, vai seduzir também José Inocêncio, o pai do rapaz, em ‘Renascer’. O fazendeiro acaba se encantando por Mariana, depois de sofrer muitos anos em luto pela morte de Maria Santa (Duda Santos).
Misteriosa, a moça é de poucas palavras, e o que ninguém imagina até então é que ela é neta de Belarmino (Antonio Calloni), antigo desafeto de José Inocêncio, e de Dona Nena (Quitéria Kelly). Ela chega ao sul da Bahia, com o ímpeto de querer vingar a morte do avô e recuperar as terras que ela acha que tem direito.Pantanal – O Retorno?
Porém, apesar de querer vingança apenas para retomar as terras, Theresa conseguirá muito mais. O fato de seduzir pai e filho vai causar uma verdadeira guerra dentro da família, além disso ainda vai voltar a levantar um ponto na trama. João Pedro será rejeitado pelo pai.
Vale lembrar que a história poderá até fazer o público a se recordar de Pantanal, já que José Leôncio, coincidentemente vivido também Marcos Palmeira, rejeitava, de certa forma, de Tadeu, personagem de José Loreto.Buba será trans e não hermafrodita
Na primeira versão, Buba, interpretada pela atriz Maria Luisa Mendonça, era hermafrodita, atualmente chamada de intersexo, e era de uma família rica.
Desta vez, Gabriela Medeiros vai dar vida a Buba, mas com uma história diferente. Obstinada e competente, formou-se em Psicologia e está cotada para assumir um cargo de liderança numa multinacional. Se apaixona por José Venâncio (Rodrigo Simas), assim como sonha em formar uma família com ele e ser mãe. Mas o preconceito por ser uma mulher trans acaba sendo um grande obstáculo para o casal.
Personagens ‘novos’ na tramaZinho vira Zinha
Na versão original, o personagem Zinho, vivido por Cosme dos Santos, dará o lugar a Zinha, interpretada por Samantha Jones, que fez sucesso em Todas as Flores, como Ciça. Ela continuará sendo filha de Jupará, vivido por Evaldo Macarrão nesta versão, e ocupará o lugar do pai como funcionária de José Inocêncio.
Assim como em Renascer original de 1993, ela será bem próxima de João Pedro (Juan Paiva) e ficará com ciúmes ao perceber o interesse dele em Mariana (Theresa Fonseca).Padre vira pastor
Outra mudança na próxima fase com relação à versão original envolve religião. Na trama original, o padre Lívio, papel de Jackson Costa, vai se tornar o pastor Lívio, interpretado Breno da Matta, no remake.
Breno da Matta como pastor Lívio
Com uma vida dedicada à vocação religiosa, Pastor Lívio cresceu em um lar evangélico batista. Desde muito cedo percorre o caminho da fé dentro da Igreja, até que seus questionamentos falassem mais alto e o levassem para as estradas em busca de Deus. Foi nessa via-sacra que os seus caminhos e os de Padre Santo (Chico Diaz) se cruzaram. Vilão mudou de nome
Filho único e herdeiro do pai, Coronel Firmino (Enrique Diaz), Egídio se fez um Coronel temido e influente na região. Na primeira versão, seu nome era Teodoro e foi brilhantemente interpretado por Herson Capri.
Vladimir Brichta como Egídio
Casado com Dona Patroa (Camila Morgado) e pai de Sandra, herdou também do pai a rivalidade com José Inocêncio (Marcos Palmeira). Inimigo declarado do homem que o pai no passado mandou depelar vivo, o fazendeiro é uma espécie de atravessador que vive da compra e venda do cacau de produtores da região.
Luigi Civali
Jornalista formado desde 2010, aoauxonado por esportes e entretenimento, especializou-se em novelas , filmes e reality shows. Iniciou
Artistas Relacionados
Umberto Carrão
Juan Paiva
Marcos Palmeira
Vladinir Brichta
José Inocêncio enterra Santinha aos pésdo JHequitibá Rei
No leito de morte, Santinha sentirá a presença de Nossa Senhora
Giullia Buscacio mostra preparação para viver Sandra
Primeira vez de Maria Santa e José Inocêncio será os pés do Jequitibá
Juliana Paes queria ter uma Jacutinga em sua vida
OFuxico.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário