sábado, 31 de agosto de 2013

Da Novela Para O Consultório

Marília Medrado

Com a ajuda de especialistas, VIVA! ajuda você a entender melhor as questões de saúde mostradas pelos personagens de Amor Á Vida.

É fato: as novelas são mania entre os brasileiros. Além de emocionar, muito do que você vê nas tramas vira assunto na vida real, já reparou? E não é diferente com Amor Á Vida, que trouxe à tona vários problemas de saúde que muita gente desconhece. Por outro lado, apesar de incentivar a discussão de vários temas importantes, nem tudo o que se vê na TV bate com o que acontece na vida real. Por isso, VIVA! conversou com especialistas para você entender melhor (e mais a fundo) o que a novela do horário nobre só mostra.

Lúpus

Klara Castanho

O caso de Palinha (Klara Castanho) foi super comentado. O lúpus faz com que o sistema imunológico passe a atacar o organismo. Na novela, o fígado da menina foi comprometido e ela precisou até de transplante!

Não é bem assim... 

"Não é impossível, mas não é habitual que o fígado seja afetado de maneira tão grave nos casos de lúpus", diz o reumatologista Evandro Mendes Klumb, coordenador da Comissão de Lúpus da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Linfoma


Marina Ruy Barbosa

Nicole (Marina Ruy Barbosa) está sofrendo desde que soube que tem Linfoma de Hodgkin, tumor que atinge os gânglios do sistema linfático, e só seis meses de vida. Tudo começou depois que umas manchas vermelhas apareceram no pescoço dela.

Não é bem assim...

De acordo com médicos, esse sintoma não é o mais característico do problema. "Nesse tipo de doença, os gânglios linfáticos da axila, pescoço e virilha aumentam de tamanho", diz o oncologista clínico Vladmir Cordeiro de Lima, do Hospital A.C. Camargo Câncer Center. Segundo ele, esse linfoma é um dos tumores mais curáveis.

 Autismo

Bruna Linzmeyer

A jovem Linda (Bruna Linzmeyer), que tem autismo, costuma repetir movimentos, não olhar diretamente para a pessoa com quem conversa, ter problemas de fala e parecer um pouco alheia ao que acontece ao seu redor.

Não é bem assim...

As características gerais do autismo são essas mesmo, mas o problema é mais comum no sexo masculino. "De cada cinco pessoas com autismo, quatro são homens", diz Ana Maria Melllo, superintendente da Associação de Amigos do Autista. Até aí tudo bem. Mas, na novela, Linda aprende a andar rapidamente na esteira, o que nem sempre é assim na vida real. "Para qualquer coisa que você vai ensinar, é preciso começar aos poucos, repetir muito, fazer várias tentativas".

Barriga solidária

Thiago Fragoso - Danielle Winits Marcello Antony

Para o sonho de ter um filho, Niko (Thiago Fragoso) e Eron (Marcello Antony) propõem à amiga Amarilys (Danielle Winits) que sirva de "barriga solidária" e gere um bebê para eles por meio da fertilização in vitro.

Não é bem assim...

Segundo uma recente resolução do Conselho Federal de Medicina, a "barriga solidária" deve ser de um familiar de até quarto grau dos pais da criança, como tias e primas"Até pode-se usar o útero de uma amiga, mas é preciso pedir autorização aos Conselhos Regionais de Medicina. É complexo", diz Newton Busso, membro da Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva (SPMR).

Pré-Eclâmpsia

Gabriela Duarte

Logo no início da novela, a grávida Luana (Gabriela Duarte), que tinha pré-eclâmpsia, morre após tentar parto normal."Esse é um quadro de hipertensão na gestação que compromete outros órgãos, principalmente rins e fígado", explica o obstetra Paulo Nowak, da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo.

Não é bem assim...

A cena gerou temor no público sobre o risco de se realizar parto normal em casos de pré-eclâmpsia. Segundo especialistas, porém, não há contraindicação. "Se a doença está estabilizada, e o bebê está com boa vitalidade, pode ser tentado parto normal, sim", diz Nowak.

Marília Medrado

Publicado na revista VIVA!
26/07/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário