quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Dia Mundial do Diabetes

Dia Mundial do Diabetes: veja cinco alimentos que podem atrapalhar o controle da doença
Alguns alimentos são cruciais para o controle da doença, como aqueles ricos em fibras e com baixa quantidade de carboidratos

Maria Fernanda Ramos
14/11/2024 às 06:08 •

Alimentos gordurosos não são indicados para quem tem diabetes

Imagem ilustrativa - Pixabay

Nesta quinta-feira (14), a comunidade da saúde do mundo inteiro se dedica a lembrar do Diabetes. A doença, que já afeta 20 milhões de pessoas no Brasil, é muito relacionada à alimentação e, quem é diagnosticado com ela, precisa se atentar a isso.

Segundo Rafael Mattos, nutricionista e coordenador do Curso de Gastronomia da Faculdade Senac, quem tem Diabetes precisa se atentar aos alimentos ultraprocessados, com açúcares adicionados, carboidratos refinados (pão branco, massas e arroz branco), bebidas açucaradas, frituras e alimentos ricos em gorduras saturadas e trans. Os que têm açúcares causam picos de glicose no sangue, dificultando no controle da doença, já os demais podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

Vale lembrar que é recomendável evitar os alimentos, mas não é estritamente necessário removê-los da alimentação - sempre tendo recomendação e acompanhamento de nutricionista, claro.

Por outro lado, alimentos ricos em fibras, como vegetais, grãos integrais e legumes controlam a glicemia e reduzem o impacto de carboidratos no sangue, conforme explicou o nutricionista. Peixes, frango sem pele, ovos e gorduras saudáveis como azeite, nozes e abacate também são recomendadas.

Falta de insulina : especialista explica função e importância do hormônio para o tratamento de diabetes.

Falta de insulina : especialista explica função

O que fazer para ter a saúde controlada

Segundo Mattos, é importante manter uma alimentação balanceada e ter uma rotina de atividades físicas.. “Manter uma alimentação balanceada com porções controladas de carboidratos, preferindo fontes de baixo índice glicêmico e distribuindo as refeições ao longo do dia para evitar picos de glicose. A prática regular de atividade física, o monitoramento frequente da glicemia e a hidratação adequada também são importantes. O apoio de um nutricionista ajuda a individualizar o plano alimentar e a adaptar as refeições conforme a necessidade”, explicou.

Noites mal dormidas também trazem um grande impacto ao controle glicêmico. O estresse e a falta de sono dificultam a estabilidade da glicose no sangue, podendo prejudicar a saúde da pessoa com Diabetes.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.

Itatiaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário