domingo, 5 de janeiro de 2025

Quem são os Três Reis Magos na história do cristianismo?

Aparecendo apenas uma vez na história do nascimento de Jesus, os sábios do Oriente causaram uma impressão duradoura na imaginação cristã que segue até os dias atuais.
Por Jean-Pierre Isbouts
Publicado 3 de jan. de 2025, 14:01 BRT


Na Basílica de Sant'Apollinare Nuovo, em Ravena, na Itália, os Reis Magos e seus presentes são representados em um impressionante mosaico do início do século 6.Foto de adam eastland, Alamy

Muitas canções natalinas fazem menção aos TYrês Rei Magos, que seguem uma estrela e vêm prestar homenagem ao bebê Jesus em Belém. Na Bíblia, o livro sagrado dos cristãos, eles não são chamados de reis, e seu número não é especificado – em vez disso, são chamados de “sábios do Oriente”.

Em muitas cortes do Oriente, incluindo a antiga Babilônia e a Pérsia, astrólogos eruditos frequentemente serviam como conselheiros sacerdotais, praticando a arte da magia. Somente nos séculos seguintes, os hoje conhecidos como “Três Reis Magos” foram interpretados como reis.

De acordo com o evangelho de Mateus na Bíblia, uma estrela brilhante conduziu os magos do leste até parar “sobre o lugar onde estava o menino” e, “entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe ” (Mateus 1:24).

Os três reis entregam seus presentes a Jesus, segundo mostra a obra de Sandro Botticelli, “A Adoração dos Magos” (aprox. 1478). Botticelli, um artista italiano, criou várias pinturas conhecidas dessa cena, que era popular em sua cidade natal, Florença, na Itália.Foto de Illustration via classicpaintings,

Os magos se ajoelharam diante do bebê Jesus e “ofereceram-lhe presentes de ouro,incenso e mirra ”. Seus presentes são possivelmente uma alusão à visão de Isaías de nações prestando tributo a Jerusalém: “Uma multidão de camelos te cobrirá; eles trarão ouro e incenso e proclamarão o louvor do Senhor” (Mateus 2:11, Isaías 60:6).

O rei Herodes, que governava a Judeia, tinha ouvido rumores sobre o nascimento de um novo “rei” e procurava o bebê, com ciúmes. No evangelho de Mateus, os magos  pararam no palácio de Herodes a caminho de Belém, e o rei pediu que eles o informassem onde estava o bebê recém-nascido, para que “eu também pudesse ir e prestar-lhe homenagem”.

Mas os magos foram avisados em um sonho para não voltarem a Herodes e, assim, partiram para seu próprio país por outro caminho”, e nunca mais se ouviu falar deles (Mateus 2:12).

Construindo uma história de fundo

Narrações posteriores da história identificaram os magos pelo nome e identificaram suas terras de origem: Melchior veio da Pérsia; Gaspar (também chamado de “Caspar” ou “Jaspar”), da Índia ; e Baltazar, da Arábia.

Seus presentes também tinham significados simbólicos especiais: o ouro significava o status de Jesus como “Rei dos Judeus”; o incenso representava a divindade e a identidade do menino como o Filho de Deus; e a mirra tocava na mortalidade de Jesus.

As representações populares do Natal parecem comprimir a história da natividade, fazendo parecer que os três reis aparecem em Belém no dia de Natal, mas as celebrações tradicionais colocam a visita deles 12 dias depois do Natal.

Chamado de Epifania, ou Dia dos Três Reis Magos, é a comemoração oficial da chegada dos Reis Magos e é um dos feriados mais antigos do cristianismo Os católicos romanos comemoram a Epifania em 6 de janeiro, e as religiões cristãs ortodoxas comemoram em 19 de janeiro.

Os registros desta série foram adaptados do “Who's Who in the Bible: Unforgettable People and Timeless Stories from Genesis to Revelation”, publicado pela National Geographic Books.

Nacionalbiografico

Nenhum comentário:

Postar um comentário