terça-feira, 22 de outubro de 2019

50 Anos Do Jornal Nacional

Em setembro , o noticiário mais famoso da TV comemora meio século! Que tal relembrar os principais acontecimentos registrados pelo programa.

Texto: Flávia Magalhães

Anos 1970
Lei da Anistia e volta dos Exilados

O general João Baptista Figueiredo assumiu a presidência em março de 1979. Consolidando transição para a democracia, sua primeira medida foi sancionar em 28 de agosto,  a Lei de Anistia . No dia 29 o Jornal Nacional mostrou a libertação de preso políticos em Recife, Salvador,  Rio e São Paulo e acompanhou a volta dos exilados. Um dos primeiros foi o jornalista Fernando Cabeira, que chegou no Rio de Janeiro em 1 de setembro . Em seguida, vieram Miguel Arraes,Leonel Brizola, Márcios Moreira Alves, e Luis Carlos Prestes.


Anos 1980 -
Queda do Muro de Berlim

Duas imagens são marcantes desse período: a do repórter Silio Boccanera anunciando, em 9 de novembro de 1989, a queda do Muro de Berlim,um dos maiores símbolos da Guerra Fria, e em 2 de outubro de 1990, quando Pedro Bial informou sobre a reunificação da Alemanha. O repórter entrou ao vivo em frente ao portão de Brandemburgo. Em Berlim era meia noite e meia e, no Brasil oito e meia da noite"Há exatamente meia hora, a Alemanha é uma só nação.Berlim a capital da nova Alemanha unificada, está tomada pelo povo . Pelo menos um milhão de pessoas estão nas ruas e todos querem celebrar a unidade nacional", anunciou.  

Anos 1990
Massacre do Carandiru

No dia 2 de outubro de 1992, 341 policiais da Tropa de Choque de São Paulo receberam ordens para invadir o Pavilhão 9 da casa de detenção do complexo do Carandiru para conter uma rebelião. Vinte minutos após a invasão , a PM abandonou o local. Na ação mais de 100 presos foram mortos. O fato ficou conhecido como Massacre do Carandiru e entrou para a história como a mais violenta ação dentro de uma penitenciaria brasileira.O Jornal Nacional exibiu imagens do motim no presídio, com presos correndo sobre os telhados dos pavilhões e parentes desesperados.



Anos 2000
Copa do Mundo de 2002

No dia 30 de junho de 2002, o Brasil derrotou a Alemanha no estádio   de Yokohama, no Japão  e se tornou o único país a vencer por cinco vezes o campeonato mundial de futebol.Durante a competição,Willam Bonner apresentou o Jornal no Brasil, enquanto Fátima Bernardes entrou ao vivo  no Japão ou da Coreia para comentar os principais momentos da seleção.

Anos 2010
Incêndio na Boate Kiss

Na madrugada de 27 de janeiro de 2013, um incêndio na boate Kiss em Santa Maria interior do Rio Grande do Sul matou 241 pessoas e feriu 123 outras, a maioria jovens.O incêndio foi causado por um sinalizador disparado por um dos músicos da banda que tocava na casa noturna. No dia 28 , William Bonner foi até Santa Maria com o Jornal Nacional e de lá ancorou o telejornal.As reportagens de José Roberto Bumier, Guacira Merlin ,César Menezes,  Patrícia  Cavalheiro e Kiria Meurer deram voz aos sobreviventes , acompanharam o socorro aos feridos, o enterro das vítimas e as investigações dos peritos para apontar as causas e os responsáveis pela tragédia.

Publicado na revista Guia da TV de 23 setembro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário