segunda-feira, 1 de julho de 2024

Saiba quais são os benefícios de comer abóbora todos os dias


Nutrólogo enumera os principais nutrientes presentes na abóbora e os benefícios de inseri-la na dieta diariamente

Juliana Contaifer
29/06/2024 11:16, atualizado 29/06/2024 11:16

Westend61/Getty Images


Muito presente na rotina dos brasileiros, a abobora é um alimento extremamente nutritivo  que pode ser incorporado regularmente em uma dieta balanceada. De acordo com o nutrólogo Neto Borghi, a hortaliça pode ser ingerida todos os dias, em porções de 100 a 150 gramas, para receber os benefícios nutricionais sem exagero.

“É um excelente alimento. Ela tem uma boa quantidade de vitamina A e antioxidante, o que pode melhorar a saúde ocular. Pode fortalecer a nossa imunidade, porque é rica em vitamina C, e ajuda na digestão e na saúde intestinal por ser rica em fibras”, explica o médico. A vitamina C também ajuda na absorção de ferro, e a hortaliça ainda é rica em vitamina E e potássio.

Borhi aponta que os efeitos antioxidantes da abóbora podem reduzir o risco de doenças crônicas e contribuir para a saúde da pele. “Inclusive, algumas pessoas gostam de comer abóbora para deixar a pele um pouco mais bronzeada, já que ela é rica em betacaroteno”, afirma. A a semente de abobora também é cheia de benefícios , que vão da baixa no colesterol à queda na glicemia.

O nutrólogo alerta apenas que pessoas com problema renal grave devem ter cuidado com a ingestão por conta do alto teor de potássio. Indivíduos com alergia ou sensibilidade aos componentes da abóbora também devem evitar o consumo.

Como preparar a abóbora mais saudável

Para garantir os nutrientes da abóbora sem aumentar a quantidade de calorias, Borghi sugere cozinhar a hortaliça  a vapor ou assar — assim, as substâncias presentes vão ser preservadas. O ideal é evitar frituras para manter o valor nutricional.

Getty ImagesEspecialista aponta a abóbora como um estimulante sexual natural para homens

Está exagerando na abóbora?

O nutrólogo explica que é difícil chegar a um nível excessivo de abóbora, mas alguns sinais são a coloração amarelada da pele, que acontece pela carotidemia, o alto teor de betacaronteno.

Outro sintoma é o desconforto gastrointestinal, que inclui gases e inchaço, porque a abóbora tem muitas fibras.

“O importante é não criar uma monotonia alimentar — isso sim atrapalha a saúde. Comer só abobora em quantidade muito grande, a ponto de prejudicar a ingestão de outros alimentos, dificulta a capacidade gástrica de absorver nutrientes e causa desequilíbrio nutricional.

Metropoles.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário