sexta-feira, 31 de maio de 2024

Nosso Lar 2 - Os Menssageiros




Cinco espíritos de Nosso Lar vêm à Terra em missão de resgate de projetos de vidas que correm perigo. 

Médico cuja história foi base do primeiro filme, André Luiz junta-se ao grupo liderado pelo mentor Aniceto.

Como missão, eles precisam ajudar Otávio, promissor médium que perdeu-se nas teias do egoísmo e, depois de morto, erra pelo mundo atuando contra os ex-companheiros Isidoro, líder de um grupo espírita, e Fernando, empresário de sucesso responsável pelo financiamento do projeto comum a eles. 

Aniceto e seu grupo de aprendizes são responsáveis por tentar, como bons anjos da guarda, ajudar seus protegidos. 

Eles contam ainda com a ajuda das esposas Isis, Isabel e Amanda, cujas trajetórias estão ligadas diretamente aos projetos espirituais, a fim de evitar algo que repete-se por anos: o fracasso das reencarnações.

Créditos e distribuição

Elenco

Renato Prieto, 

Edson Celulari, 

Felipe de Carolis, 

Mouhamed Harfouch, 

Rafael Sieg, Fabio Lago,

Vanessa Gerbelli, Fernanda Rodrigues

Direção
Wagner de Assis

Roteiro
Wagner de Assis

Cinespolis.com.brt

Aniversário de Danielle

 


Comemoração do aniversário de Danielle dos amigos da FIP

6 palavras que grande parte dos brasileiros escrevem certo e falam errado sem perceber



Na hora de escrever, a gente até acerta. Porém, na hora de pronunciar é que a história muda completamente
 Magno Oliver - 23 de maio de 2024

Foto: Captura de Tela / Youtube / Canal TV Alfenas)


Você já parou para pensar nas palavras que pronunciamos diferente de suas escritas e nem prestamos atenção nisso?

Muitas vezes, sem perceber, cometemos alguns equívocos linguísticos que podem passar despercebidos pelas pessoas, o que muda completamente na hora da escrita.

Aliás, você sabia que o modo como pronunciamos certas palavras pode nos revelar mais do que imaginamos?

Pensando nisso, separamos para você uma listinha com algumas palavras que são ditas de forma errada sem notarmos. E está tudo bem, vida que segue.

6 palavras que grande parte dos brasileiros escrevem certo e falam errado sem perceber

1. “Salsicha- correto” VS.
 “XalXicha – incorreto”

“Salsicha” refere-se a ao alimento industrializado encontrado em supermercados para consumir no cachorro quente. Enquanto que “Xalxicha” nada mais é do que a mesma palavra pronunciada de forma errada.

2. “Dedetização – correto” VS. “deTetização – incorreto”

A “dedetização” é o procedimento que consiste em aplicar um inseticida com o objetivo de eliminar determinadas pragas. Geralmente é executado em áreas urbanas a fim de reduzir infestação. 

Enquanto que “detetização” é só a pronúncia incorreta do termo que dá vontade de dizer.

3. “Mortadela- correto” VS.
“mortaNdela – incorreto”

Servida no sanduíche quentinho, essa é uma clássica que até hoje todo mundo falha na pronúncia. Esse alimento possui uma escrita que causa confusão em por boa parte da população. A pronúncia “mortandela” é um erro de som, enquanto que a escrita correta é “mortadela”.

4. “Sobrancelha- correto” VS.
 “soMbrancelhIa – incorreto”

O correto a ser escrito é “sobrancelha”, expressão que nada mais é que a pelugem localizada acima dos nossos olhos.

Assim, ela é totalmente dita de forma errada quando pronunciamos “soMbrancelha”, que trata-se de uma construção incorreta de som e com erro ortográfico.

5. “Cabeleireiro” correto VS.
 “cabeleREiro” – incorreto

O lugar que todo mundo frequenta para dar um trato no visual, ficar na régua e cuidar da barba, também é alvo de crimes fonéticos contra a língua portuguesa. A confusão acontece com a palavra “cabeleireiro”.

As pessoas retiram um “i” logo após o parte do “le”, dizendo “cabeleREiro”.

6. “Entretenimento” – correto VS. 
“entreteRimento” – incorreto

O “entretenimento” é o ato ou efeito de se distrair, divertir e por aí vai. Entreter-se. Muitas pessoas têm o costume de pronunciar o termo “entreterimento”, trocando o “N” pelo “R”. 
O correto é “entretenimento”.


The Good Doctor' chega ao fim: saiba como termina, quem morre e qual o desfecho de Shaun


Na última terça-feira (21), o episódio final de The Good Doctor foi exibido nos Estados Unidos e, enfim, concluiu a história de Shaun Murphy.
Por: Aline Pereira
23 mai2024- 20h36
(atualizado em 24/5/2024 às 09h44)


Foto: ABC / Adoro Cinema

As portas do hospital Bonaventure se fecharam permanentemente: na última terça-feira (21), a ABC transmitiu os dois últimos episódios da sétima e última temporada de The Good Doctor. 

Aqui, listamos tudo o que acontece com Shaun (Freddie Highmore ), Glassman (Richard Schiff) e os demais médicos do desfecho do drama.

Volta do câncer de Glassman

Foto: Adoro Cinema

O episódio final de The Good Doctor começa logo após os obstáculos da primeira parte: 

Glassman anunciou a Shaun que seu câncer havia retornado e era terminal.

Claire, por sua vez, desaba nos braços de Kalu (Chuku Modu) e Shaun embarca em uma corrida contra o tempo para ajudar as duas pessoas mais importantes de sua vida, que correm grande perigo.


The Good Doctor tem morte chocante na última temporada, saiba quem 


The Good Doctor  acabou . Saiba como termina  a série quem morre e quais os finais de Shaun, Claire, Claire e Glassman.

Shaun finalmente encontra um tratamento que pode permitir que Glassman viva mais um ano, mas ele se recusa categoricamente a aceitá-lo e quer usar os 3 a 6 meses que lhe restam de vida para se divertir com Léa (Paige Spar ) e o pequeno Steve. Shaun finalmente aceita a decisão.

Claire entre a vida e a morte

Enquanto isso, os médicos descobrem que a infecção pós-operatória de Claire é causada por uma bactéria resistente a antibióticos.

Antes de entrar em coma para ajudar o corpo a lutar, ela e Kalu confessam o amor um pelo outro. 

Shaun, então, desenvolve um plano pouco ortodoxo:

ele quer combater a bactéria usando um vírus que possa matar a infecção antes que mate Claire.

Adorocinema 
Aline Pereira

-Editora
Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, terror, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

Na última terça-feira (21), o episódio final de The Good Doctor foi exibido nos Estados Unidos e, enfim, concluiu a história de Shaun Murphy.

O episódio final de The Good Doctor começa logo após os obstáculos da primeira parte: Glassman anunciou a Shaun que seu câncer havia retornado e era terminal. Claire, por sua vez, desaba nos braços de Kalu (Chuku Modu) e Shaun embarca em uma corrida contra o tempo para ajudar as duas pessoas mais importantes de sua vida, que correm grande perigo.

ABC

Claire entre a vida e a morte

Sendo este tratamento um processo longo e trabalhoso de implementar, o estado de Claire continua a deteriorar-se a tal ponto que Kalu sugere amputar seu braço para salvar sua vida, encerrando assim a sua carreira como cirurgiã.

Traçando paralelos com seu discurso original, Shaun revela que tomou a decisão de dar o tratamento a Claire de qualquer maneira, o que lhe custaria sua licença médica.

Glassman intervém e, em última análise, é ele quem injeta o tratamento em Claire.


ABC

Dez anos depois...

O episódio termina com um salto no tempo de dez anos. 

Agora como chefe de cirurgia do hospital, Shaun dá uma palestra no TED. Lea, Steve e sua irmã mais nova, além de Claire, Kalu, sua filha e todos os demais médicos da equipe, estão na plateia.

Aprendemos que Shaun codirige a Fundação Aaron Glassman para Neurodiversidade em Medicina com Claire. Ele termina seu discurso referindo-se mais uma vez ao apelo do piloto, observando que agora tem “duas televisões”, muitos amigos e uma família.


Adorocinema

Quando o auxílio-doença do INSS se torna aposentadoria por invalidez?





Por Ingridf

A aposentadoria por invalidez, oficialmente chamada de Benifício Por Incapacidade Permanente, é destinada a trabalhadores que, por algum impedimento de saúde comprovado, não podem continuar exercendo suas atividades laborais de maneira efetiva. Esse tipo de aposentadoria pode ocorrer devido a acidentes de trabalho ou doenças relacionadas ao ambiente ou função desempenhada no trabalho.
Quais são os pré-requisitos para aplicar no auxílio-doença?

Para ter direito a essa modalidade de aposentadoria, é essencial que o trabalhador esteja regularmente inscrito e tenha contribuído para o INSS. O valor do benefício corresponde a 60% da média dos salários de contribuição, podendo ser aumentado em função do tempo de contribuição acumulado até o momento da incapacidade.

Adicional para necessidade de assistência do auxílio-doença

Um adicional de 25% sobre o valor do benefício pode ser concedido aos aposentados por incapacidade permanente que necessitarem de assistência de outra pessoa de forma contínua, conforme critérios previamente estabelecidos pela legislação brasileira.

Lista de doenças aceitas para aposentadoria por invalidezAIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida)

Alienação mental

Cardiopatia grave
Cegueira (inclusive monocular)
Contaminação por radiação
Doença de Paget em estados avançados (Osteíte Deformante)
Doença de Parkinson

Esclerose múltipla

Espondiloartrose anquilosante

Fibrose cística (Mucoviscidose)

Hanseníase

Nefropatia grave

Hepatopatia grave

Neoplasia maligna (câncer)

Paralisia irreversível e incapacitante

Tuberculose ativa

Como iniciar o processo de aposentadoria por invalidez?

O primeiro passo é solicitar o auxílio-doença por meio do portal Meu INSS, fornecendo documentação que comprove a incapacidade temporária e contínua para trabalhar, decorrente de perícias médicas.

Após a concessão temporária e análise posterior, a transformação para aposentadoria por invalidez será realizada caso a incapacidade seja considerada definitiva.

Aviso: Benefício não aplicável para quem se filiar ao INSS já com doenças ou lesões que gerariam o benefício, exceto se a condição piorar após a filiação.

A aposentadoria por invalidez é um direito crucial para garantir o sustento daqueles que, infelizmente, por razões de saúde, estão impedidos de continuar em suas profissões.

Com planejamento e seguindo os passos corretos, é possível garantir esse direito e a estabilidade econômica necessária.

Monitordomercado.com.br

"Junto com" ou "Junto a": qual é a forma correta?

 

Está estudando para a prova de Língua Portuguesa do concurso público? Descubra se a escrita correta é "junto com" ou "junto a".
Por Rodrigo Souza
Publicado em 28/05/2024 - 15:40

Você já ficou em dúvida entre usar "junto com" ou "junto a" na hora de escrever um texto, concurseiro? Essa é uma incerteza bastante comum que muitos falantes da Língua Portuguesa têm. Se esse também é o seu caso, fique tranquilo.

Elaboramos este artigo que vai esclarecer se a grafia correta é "junto com" ou "junto a", de uma forma simples e fácil de entender.

A nossa resposta para esse questionamento é: "junto a".
 
Essa é a expressão correta e formal na Lingua portuguesa. Ela deve ser usada para indicar proximidade ou a ideia de estar perto de algo ou alguém. Por exemplo:

Ela estava junto ao rio;

Coloquei o livro junto à janela.

Nesses exemplos, "junto a" indica que a pessoa ou o objeto está próximo ao rio ou à janela. 

"Junto com" é uma expressão redundante, segundo a norma culta. Redundância significa usar palavras desnecessárias que repetem a mesma ideia.

No caso de "junto com", a palavra "junto" já indica a ideia de estar perto ou junto de algo. Dessa forma, acrescentar "com" é desnecessário.

Por isso, na escrita formal e na fala mais cuidadosa, recomenda-se evitar "junto com" e simplesmente usar "com". Vamos ver como isso funciona na prática:

Em vez de dizer: "Ela estava junto com o amigo", diga: Ela estava com o amigo;
Em vez de dizer: "O livro estava junto com os cadernos", diga: O livro estava com os cadernos.

Viu como fica mais simples e claro, concurseiro? A palavra "com" já cumpre a função de indicar a  anhia ou a proximidade, sem precisar do "junto".

Agora, vamos ver mais alguns exemplos para entender melhor como usar "junto a":

O poste de energia está junto à casa;

O cachorro de Camila sempre dorme junto ao portão;

A carta para Ronaldo está junto à mesa;

A equipe de engenheiros trabalha junto à equipe de marketing para lançar o novo produto;

O monumento histórico está localizado junto à praça principal da cidade;

Maria gosta de passar as tardes lendo junto à janela do seu quarto;

O gato siamês sempre fica junto à porta esperando seus donos voltarem para casa;

Os documentos importantes devem ser guardados junto aos arquivos confidenciais;

Eles foram junto ao prefeito para discutir os problemas da comunidade;

O professor explicou o projeto junto aos alunos, esclarecendo todas as dúvidas.

Perceba que em todos esses casos, "junto a" indica que algo está próximo ou encostado a outro objeto. Vamos recapitular:

"Junto a" deve ser usado para indicar proximidade ou contato com algo;

"Com" é suficiente para indicar companhia, tornando "junto com" uma expressão desnecessária e redundante.

Concursono brasil.com

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Corpus Christi

Corpus Christi é feriado ou ponto facultativo? Entenda origem da data e como funciona no Brasil
A expressão em latim significa corpo de Cristo; é uma data religiosa da Igreja Católica, mas não é um feriado nacional.



Os tapetes de Corpus Christi são uma tradição popular, comum em várias cidades do Brasil - (crédito: DOUGLAS MAGNO/AFP via Getty Images)

Muitos brasileiros usam a data de Corpus Christi, celebrada nesta quinta-feira (30/5), como um dia para viajar ou descansar.

O que poucos sabem é que não se trata de um feriado nacional, mas sim de ponto facultativo. Ou seja, na maioria das cidades, os empregadores não têm obrigação de liberar os funcionários. Cada empresa decide se vai ou não paralisar os serviços por um dia.

A regra é outra em cidades que aprovaram leis tornando Corpus Christi um feriado municipal. Para a alegria de quem se programa todo ano para tirar o dia de folga, muitos municípios optaram por isso. É o caso, por exemplo, do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Maceió (AL) e Vitória (ES).

No Distrito Federal, por outro lado, esta quinta-feira será dia de ponto facultativo. E "emendar" a sexta-feira para viabilizar uma viagem ou um descanso mais longo depende, também, da boa vontade de cada empresa

Mas o que quer dizer Corpus Christi?

Significa, em latim, corpo de Cristo. É uma data móvel celebrada pela Igreja Católica sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Na tradição católica, esta quinta-feira é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia.

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Corpus Christi se celebra a "presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho".

Desde quando a data é celebrada?

A festa foi instituída pelo papa Urbano 4º, no dia 8 de setembro de 1264 - ele publicou uma bula papal sobre o tema, chamada de "Transiturus", instituindo a data e concedendo indulgências às pessoas que fossem à missa neste dia.

Segundo alguns biógrafos, o papa medieval incumbiu o filósofo e teólogo italiano São Tomás de Aquino (1255-1274) de redigir um rito ("ofício") para a celebração da data.

Urbano, porém, morreu poucos anos após instituir a festa, em outubro do mesmo ano - o que acabou retardando a adoção das celebrações. A comemoração de Corpus Christi só "pegaria" para valer décadas depois, quando a data foi reafirmada pelo Concílio de Vienne, em 1311.

Uma forma tradicional de celebrar é com uma procissão em alusão à caminhada do "povo de Deus" em busca da Terra Prometida.

Em Portugal, o dia é chamado também de Corpo de Deus, e é comemorado às vezes com procissões pelas ruas - que também acontecem em algumas cidades do Brasil. Em algumas cidades brasileiras, há o costume de adornar as ruas com "tapetes" feitos de serragem colorida e outros materiais

CorreioBrasileirense .Com.br

terça-feira, 28 de maio de 2024

Síndrome do Pato Flutuante: O termo é usado pela Universidade de Stanford para simbolizar a disparidade entre aparências e a realidade.


Por      Simone    Cordeiro Editado por Bruno Ignacio de Lima 25/05/2024

Imagem Pexels

Imagine um pato em um lago flutuando e passeando como em um lindo filme em uma fazenda. 

A cena é serena e calma, mas o que muitos não sabem é que embaixo daquela superfície aquática, as pernas do pato em questão estão trabalhando a todo o vapor.

Ou seja, em cima da água vemos um patinho protagonizar uma impressão de plena paz, mas, na verdade, ele está dando tudo de si para nadar como se não houvesse amanhã e para não afundar no lago.

Essa analogia deu vida ao conceito da Sindrome do Pato Flutuante, termo criado para definir um estado de saude mental em certos momentos da vida de muitas pessoas. 

Síndrome do Pato Flutuante: veja se o conceito se aplica a voce

Imagem Pixabay

A Síndrome do Pato Flutuante foi o termo usado pela Universidade de Stanford para simbolizar a disparidade entre aparências e a realidade. Isso se aplica, principalmente, no sentido profissional.

Geralmente em um contexto da vida de pessoas que são símbolo do sucesso para a sociedade, mas, na verdade, estão desabando dentro de si, sofrendo de uma ansiedade enorme somente para passar uma imagem de competência.

Portanto, o nome Síndrome do Pato Flutuante expressa tão bem o seu significado, já que assim como os esforços ocultos que os patos fazem, essas pessoas estão impactando profundamente a saúde mental e o bem-estar para manter as aparências.

Para exemplificar, sabe aquelas pessoas que têm um desempenho acadêmico surreal, ou fazem mil e uma coisas ao mesmo tempo e ainda demonstram por aí que fazem tudo sem sofrimento e sem grandes renúncias? Talvez, na realidade, seja tudo uma grande farsa! Por dentro, a saúde mental já está no limite. Por baixo do exterior calmo, existe uma ansiedade, insegurança e uma busca incansável por realização.

Por que a Síndrome do Pato Flutuante é tão comum hoje em dia?Imagem Pexels

A vida secular nunca foi tão corrida, a maioria das pessoas lida com inúmeros aspectos de uma só vez: escola, trabalho, família e lazer. A busca por encaixar tudo isso na rotina, pode afetar questões como tempo e energia, caso não aconteça uma administração saudável de tais fatores.

Dessa forma, os pesquisadores afirmam que a forma como distribuímos o nosso tempo e energia entre esses aspectos da vida, as atividades que realizamos e as recompensas que colhemos têm um impacto profundo no nosso bem-estar físico e mental.

Portanto, lutar para manter uma eterna dinâmica com inúmeras atividades pode contribuir, em muitos casos, para o desenvolvimento da síndrome do pato flutuante. Ainda mais quando se vive na era em que as pessoas romantizam o excesso de trabalho e o acúmulo de tarefas para passar uma ideia de produtividade.

Além disso, quanto mais vemos pouco da realidade e mais das aparências, as jornadas dos outros sempre parecerão perfeitas.

A verdade é que há uma desconexão entre o que vemos e o que realmente uma pessoa de sucesso passa.

Dessa forma, nos esforçamos ainda mais para alcançar uma realidade a muito custo, como o pato flutuante, se valendo da máxima que está tudo bem, quando já estamos no limite.

Simone Cordeiro
Colaboração para o Olhar Digital

Simone Cordeiro é jornalista formada pela Universidade Nove de Julho. Em 8 anos de experiência, passou por agências de marketing, empresas de tecnologia e indústria. Hoje, é redatora no Olhar Digital.
 Bruno Ignacio de Lima

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.

quarta-feira, 8 de maio de 2024

6 ditados populares que falamos errado e o significado de cada um deles




Com certeza você já falou algum deles e não faz nem ideia se essa pronúncia realmente está correta
 Magno Oliver - 01 de maio de 2024Cachoeira em Jataí. (Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Jataí)

Os ditados populares se tornaram provérbios muito comuns no cotidiano de brasileiros e brasileiras. Possuem várias lições e servem para diversas situações.

Acontece que alguns deles estão na boca do povo a tanto tempo que acabaram ganhando adaptações ou mesmo modificando seu sentido e pronúncia. Assim, confira alguns que separamos.


1. Errado: “Cuspido e escarrado” 
– Correto: “Esculpido em Carrara.”

Significado: O significado correto é “Esculpido em Carrara.” A expressão se refere a Carrara, um lugar na Itália famoso por suas atividades de extração de mármore, desde a época do império romano. A explicação é que as coisas erem esculpidas de forma bem fieis às pessoas e animais. Para dizer que Carrara que produziu.

2. Errado: “São ossos do ofício”
 – Correto: “São ócios do ofício.”

Significado: A expressão é utilizada em contextos para indicar que um trabalho muito duro traz benefícios e consequências. Dessa forma, quer lembrar que toda profissão tem suas complicações e lados bons ou ruins. Fazem parte.

3. Errado: “Cor de burro quando foge”
- Correto: “Corro de burro, quando foge.”

Significado: A expressão é utilizada para se referir ao estrago que um burro fugindo causa às pessoas ao redor. Assim, se remete a se afastar quando a situação está complicada.

4. Errado: “Batatinha quando nasce, se esparrama pelo chão” 
– Correto: “Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.”

Significado: Esse ditado é clássico e bem antigo, mas muitas pessoas ainda o pronunciam de forma incorreta. Assim, refere-se às raízes da batatinha quando estão nascendo.
5. Errado: “Quem tem boca vaia Roma” – Correto: “Quem tem boca vai à Roma.”

Significado: Muita gente confunde e usa o termo como vaia à região. Na verdade, o significado é de que se você tem boca, você se comunica bem e vai para qualquer lugar.

6. Errado: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que cura” 
Correto: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.”

Significado: Por fim, o ditado diz respeito a uma metáfora para que você persista até alcançar seus objetivos. A água é uma espécie de ilustração figurativa para que a pessoa se inspire na dificuldade que ela passa até conseguir furar uma pedra.

Portal 6

Conheça a origem e as crenças do espiritismo


Foto: Love You Stock | Shutterstock / Portal EdiCase


Doutrina filosófica, religiosa e científica é baseada nas obras do educador francês Allan Kardec

Por:Redação EdiCase

É comum buscarmos respostas para coisas que acontecem em nosso dia a dia e que a ciência não é capaz de explicar.

Às vezes, temos a sensação de que conhecemos uma pessoa que acaba de entrar em nossa vida, ou simplesmente não nos entendemos com outras, sem nenhum motivo aparente.

Somos surpreendidos com a cura de doenças que não tiveram bons resultados com tratamentos na medicina tradicional, e vivemos nos perguntando o que acontece depois que morremos.

O espiritismo busca promover a evolução espiritual e moral dos indivíduos

Todas essas questões são tratadas no espiritismo, que acredita em vida após a morte, realiza comunicação com pessoas que já desencarnaram e ajuda a explicar por que a nossa vida é do jeito que é.

 Ou seja, o que vivemos hoje pode ser o reflexo do que vivemos em outra vida.

O espiritismo tem um caráter científico, religioso e filosófico. 

Ele é baseado nas 5 obras de Allan Kardec:

O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

O termo "espiritismo" foi utilizado pela primeira vez por Allan Kardec, antes disso era usado "espiritualismo".

Origem do espiritismo

O espiritismo surgiu na França, mas foi influenciado pelos fenômenos das mesas girantes que ocorreram nos Estados Unidos em 1848. Esses eventos foram testemunhados pelas irmãs Fox, Margareth e Katie, na aldeia de Hydesville.

Esses acontecimentos despertaram em Allan Kardec uma curiosidade, que foi motivado a estudar o que a família estava vivenciando, pois eram objetos movendo-se espontaneamente, golpes e pancadas sobre móveis e paredes, aparentemente sem nenhum tipo de interferência física.

Após minuciosos estudos e profundo trabalho de investigação, Allan Kardec escreveu seu primeiro livro, chamado "O Livro dos Espíritos" (1857), dando início à nova filosofia.

O espiritismo também é considerado uma ciência pelos espíritas

Crenças espíritas

Os espíritas acreditam na existência de um ser superior e seguem o evangelho de Jesus Cristo.

"Com muita propriedade, talvez, sejamos os que mais divulgam e amam nosso mestre maior: senhor Deus, e o nosso querido Jesus, indiscutível para qualquer espírita", diz Walter Paraguassu S. Machado, diretor espiritual do Centro Espírita Luz da Esperança de São Francisco de Assis. 

No espiritismo, não existem santos, mas espíritos evoluídos que nos orientam e auxiliam.

Ciência espírita

O espiritismo é também considerado uma ciência pelos espíritas, como citado por Allan Kardec em suas obras. 

A "fé inabalável é somente a que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade", afirmou.

É tido como ciência por se tratar de um conjunto de pesquisas referentes aos conhecimentos, fatos e fenômenos, analisados e catalogados por seus pesquisadores no Livro dos Médiuns.

Filosofia espírita

Também é considerado filosofia por buscar entendimento a respeito da humanidade, procurando entender a origem do homem: seu papel perante a vida, ao universo, destino, renascimento…

Religião espírita

Por fim, também é uma religião, pois procura unir as pessoas com o ideal de fraternidade, buscando seguir os ensinamentos de Jesus com o intuito de aproximar os seres do Criador.

De acordo com os ensinamentos de Allan Kardec, fora da caridade, não há salvação.

Dá-se o nome de saudade




Relato de um Poeta

Dá-se o nome de saudade tudo que fica abraçado em nós pela alma.

Tipo, se eu sinto falta, é saudade.

Se eu sinto vontade de ver, é saudade.

Se a voz não sai do pensamento, é saudade. 

Tudo que se relaciona a bons sentimentos, é saudade.

E tudo que gera em nós saudade, é amor.

Cecilia Sfalsin

terça-feira, 7 de maio de 2024

Os sintomas de Alzheimer e a ordem que costumam aparecer



Os sintomas do Alzheimer podem variar de pessoa para pessoa e a perda de memória de curto prazo costuma ser um dos primeiros

1 de maio de 2024 às 11:02

Por: Redação


Alguns dos sintomas de Alzheimer são amplamente conhecidos, mas nem todo mundo conhece a ordem em que eles costumam se apresentar.

Afinal, o que é Alzheimer?

Alzheimer, uma condição neurodegenerativa complexa e progressiva, é uma das formas mais comuns de demência.

Caracterizada por um declínio gradual e contínuo nas funções cognitivas, memória, pensamento e habilidades de raciocínio, Alzheimer afeta predominantemente os idosos.

Embora a causa exata do Alzheimer não seja totalmente compreendida, evidências sugerem uma combinação de fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida.

Infelizmente, não há cura para o Alzheimer atualmente, e os tratamentos disponíveis visam principalmente aliviar os sintomas e retardar a progressão da doença.

Confira abaixo os sintomas mais comuns de Alzheimer, de acordo com a Alzheumer's Society.

Créditos: PIKSEL/istock

Primeiros sintomas de AlzheimerPerda de memória de curto prazo;

Desorientação;

Mudanças comportamentais;

Mudanças de humor;

Dificuldades em lidar com dinheiro ou fazer uma ligação.

Sintomas posteriores de AlzheimerPerda grave de memória, esquecimento de familiares próximos, objetos ou lugares familiares;

Ficar ansioso e frustrado com a incapacidade de entender o mundo, levando a um comportamento agressivo;

Eventualmente perde a capacidade de andar.

Como prevenir o Alzheimer?

Prevenir o Alzheimer é uma questão complexa, mas há várias medidas que podem ser adotadas para reduzir o risco dessa condição debilitante.

Primeiramente, é importante manter um estilo de vida saudável, incorporando uma dieta rica em frutas, vegetais e gorduras saudáveis, como as peixes e nozes.

Além disso, é importante manter-se fisicamente ativo, pois o exercício regular pode promover a saúde do cérebro e reduzir o risco de Alzheimer.

Dormir bem também desempenha um papel fundamental, já que a qualidade do sono está ligada à saúde cognitiva.

Outra estratégia importante é manter o cérebro ativo e engajado em atividades intelectualmente estimulantes, como leitura, quebra-cabeças, jogos mentais e aprendizado de novas habilidades.

Socializar regularmente também pode ser benéfico, pois o apoio social e a interação com outras pessoas podem ajudar a preservar a saúde mental.

Além disso, é essencial controlar os fatores de risco cardiovascular, como pressão alta, diabetes, obesidade e tabagismo, pois esses fatores estão associados a um maior risco de Alzheimer.

Ainda




Mistura Fina


Ainda
Tenho flores por colher

O céu por alcançar

Caminhos por percorrer

Ainda
Tenho mágoas por curar

Noites por descobrir

Lágrimas por cristalizar

Ainda
Tenho desejo e arrepio

Sonhos a esvoaçar

E sou nascente e rio

Ainda
Tenho o tempo por iludir

O sol por tocar, o arco-íris

A chuva e o vento por abraçar.

Ainda
Não sei como suster o tempo

E tenho tantas flores

Por semear...

Alice Queiroz

Muitas Vezes As Folhas Caem

 


Edina Lemos

Quando foi que a gente desaprendeu a sonhar?




paixão: Pela Vida, Frases, poemas e mensagens

Quando foi que a gente anuviou o olhar e parou de contar estrelas, plantar roseiras, ver borboletas no jardim?

Quando foi que a gente se engessou e não soube mais desenhar na areia, rabiscar o chão, as paredes, pintar primaveras?

Quando foi que a nossa voz se calou, o nosso canto adormeceu e a gente soltou a mão, saiu da ciranda, encerrou a brincadeira?

Onde foi que a gente se perdeu? Em quais esquinas a gente se perdeu?

Onde ficaram os dias de chuva, a cerca florida, a terra molhada, o namoro no portão?

Onde se esconderam os suspiros, a canção que vinha de longe, os verões intermináveis?

Quando foi que a gente desaprendeu a sonhar?

E fechou a janela.

E escureceu a paisagem.

E esqueceu como é que se escreve sau-da-de.

Quando foi que a gente deixou de viver, desaprendeu a respirar, se aprisionou nas urgências, na pressa dos dias?

Quando foi que a gente deixou de viver? 

Viver de verdade...
_______

Não é fácil envelhecer graciosamente.



Tereza  Cristina Madeira

Tem que se adaptar ao novo rosto, nova pele, o aparecimento de novos sulcos...

Você tem que deixar ir a juventude sem mortificá-la com uma idade que não lhe pertence.

É necessário fazer a paz com o respiração mais curto, com a lentidão após os excessos, com as rugas, com as artérias, com os cabelos brancos que de repente tomam o lugar dos grilos na cabeça...

É preciso fazer novos e amar-se numa nova era, reinventar-se, continuar curiosos, rir e escovar os dentes para fazê-los brilhar como minúsculas cargas de pólvora.

É preciso cultivar a ironia, lembrar de errar o caminho, escolher cuidadosamente outros humanos, afastar-se de si mesma, voltar, cantar, ficar nus com orgulho.

Envelhecer como se fosse vinho perfumado e fazer apreciar o paladar, sem que a gente se acostume aos bocejos.

É preciso andar direito, saber carregar as correntes, falar em outras línguas, odiar-se com moderação.

Não é fácil envelhecer, mas a alternativa seria morrer, e eu ainda tenho muitas coisas para aprender e viver......

Não é fácil envelhecer.....

Fonte
-Frase do dia......
Via Clara Silva Santo

Querendo ou não, iremos todos envelhecer.



Mistura Fina 

As pernas irão pesar, a coluna doer, o colesterol aumentar. 

A imagem no espelho irá se alterar gradativamente e perderemos estatura, lábios e cabelos.

A boa notícia é que a alma pode permanecer com o humor dos dez, o viço dos vinte e o erotismo dos trinta anos. 

O segredo não é reformar por fora. É, acima de tudo, renovar a mobília interior:

tirar o pó, dar brilho, 

trocar o estofado, 

abrir as janelas,

arejar o ambiente. 

Porque o tempo, invariavelmente, irá corroer o exterior. E, quando ocorrer, o alicerce precisa estar forte para suportar.

Erótica é a alma que se diverte, que se perdoa, que ri de si mesma e faz as pazes com sua história. 

Que usa a espontaneidade para ser sensual, que se despe de preconceitos, intolerâncias, desafetos.

Erótica é a alma que aceita a passagem do tempo com leveza e conserva o bom humor apesar dos vincos em torno dos olhos e o código de barras acima dos lábios.

Erótica é a alma que não esconde seus defeitos, que não se culpa pela passagem do tempo.

Erótica é a alma que aceita suas dores, atravessa seu deserto e ama sem pudores.

Aprenda: bisturi algum vai dar conta do buraco de uma alma negligenciada anos a fio.

Adélia Prado

Rabdomiólise



O que é, sintomas, tratamentos e causas.

É uma síndrome clínica que envolve a ruptura do tecido muscular esquelético. Os sinais e sintomas incluem fraqueza muscular, mialgias e urina marrom-avermelhada, embora essa tríade ocorra em menos de 10% dos pacientes.

Rede D'Or São Luiz

A rabdomiólise é uma síndrome e diversas causas podem desencadear a destruição das fibras musculares, do excesso de consumo de álcool ao excesso de exercícios ...

Degradação do tecido muscular que libera uma proteína prejudicial no sangue.

Essa ruptura do tecido muscular resulta na liberação de uma proteína (mioglobina) no sangue.

A mioglobina pode danificar os rins.

Os sintomas incluem urina avermelhada e escura, diminuição da quantidade de urina, fraqueza e dores musculares.

O tratamento precoce com reposição intensa de fluidos reduz o risco de danos aos rins.

O que provoca a rabdomiólise?

As causas comuns incluem lesão muscular e comprometimento do fluxo sanguíneo em tecido lesionado, medicamentos, substâncias tóxicas e infecções. As causas menos comuns incluem desequilíbrios de eletrólitos, distúrbios endócrinos e genéticos, exercício físico extremo e extremos da temperatura corporal.

O que provoca a rabdomiólise?

As causas comuns incluem lesão muscular e comprometimento do fluxo sanguíneo em tecido lesionado, medicamentos, substâncias tóxicas e infecções. As causas menos comuns incluem desequilíbrios de eletrólitos, distúrbios endócrinos e genéticos, exercício físico extremo e extremos da temperatura corporal.