quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Palavras De Fé Para Todas As Horas



o poder da fé


Escritos há 3 mil anos, os salmos podem ajudar você e sua família a ter uma vida melhor hoje.

Na aflição, nada melhor que uma palavra amiga. E os salmos cumpre bem essa função.

A palavra vem do grego "psalmós", que quer dizer "oração cantada, acompanhada por instrumentos musicais".

O rei Davi (1015 a.C. a 975a.C.), a quem grande parte dos 150 salmos é atribuida, gostava de entoá-los dançando.

Você não precisa "se empolgar" tanto. Dá para ler os textos em silêncio mesmo - em casa, no ônibus ou onde achar melhor.

O salmo 91 (ou 90 conforme a edição da Bíblia - leia texto abaixo) é o mais poderoso, pois seus versos transmitem solidez:

"A pessoa que procura segurança no Deus Altíssimo e se abriga na sombra protetora do Todo-Poderoso...

Há até quem deixe uma Bíblia aberta na página dele na sala, para proteger a casa.

Com os Salmos há sempre solução para tudo.

Harmonia no lar, amor entre o casal, dificuldades financeiras...

Já diz o ditado que para tudo há solução. E com os salmos tem mesmo!

A seguir, sugestões de leitura para problemas comuns no dia-a-dia, com o trecho inicial do salmo.

-Curar doenças

Salmo 109
"Eu te louvo, ó Deus. Não fiques assim silencioso".

-Auto-estima

Salmo 70
"Apressa-Te, ó Deus, em me livrar; Senhor, apressa-Te em socorrer-me".

-
Arrumar emprego

Salmo 39
"Disse eu: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei minha boca com mordaça, enquanto o ímpio estiver diante de mim".

-Problemas judiciais

Salmo 36
"A transgressão fala ao ímpio no íntimo do seu coração; não há temor de Deus perante os seus olhos".

-Perseverar na fé

Salmo 128
"Feliz aquele que teme a Deus, o Senhor, e vive de acordo com a Sua vontade".

-Amor entre o casal

Salmo 116
"Amo o Senhor porque Ele ouve a minha voz e as minhas súplicas".

-
Afastar a depressão

Salmo 65
"A Ti, ó Deus, é devido o louvor em Sião; e a ti se pagará o voto".

-Purificar o espírito

Salmo 23
"O Senhor é o meu pastor; nada me faltará".

-
Falta de dinheiro

Salmo 119
"Felizes os que não podem ser acusados de nada, que vivem de acordo com a lei de Deus".

-Proteger as amizades

Salmo 47
" Batam palmas de alegria, todos os povos! Cantem louvores a Deus em voz alta".

-Livrar-se dos vícios

Salmo 72
"Ó Deus, dá ao rei os Teus juízes, e a Tua justiça ao filho do rei".


Numeração dos salmos é diferente para católcios, judeus e evangélicos

Por volta do ano 300 a.C.,72 anciãos judeus, a pedido do rei da Alexandria, traduziram o Antigo Testamento do hebráico para o grego. A Alexandria, uma colônia grega no antigo Egito, era uma espécie de centro cultural do mundo.

"Os anciãos resolveram mudar a numeração dos salmos, para ficar mais fácil cantá-los, entendê-los e gravá-los". explica o padre Cleodon Amaral de Lima, teólogo especializado em Bíblia, da Diocese de Bragança Palista (SP).

Todas as edições da Bíblia trazem os mesmos 150 salmos, mas a numeração varia: há a do texto original, em hebráico, e a dos anciãos, em grego.

Tradicionalmente, os judeus e protestantes seguem o texto hebráico (mesma numeração desta matéria e a mais comum).

Já os católicos usam a tradução grega.

Publicado na revista Ana Maria
Edição de 27 de fevereiro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário