terça-feira, 1 de março de 2011

Deixe Os Mitos Fora Do Prato!



1 -
"Banana cura cãibras"

Parcialmente verdadeiro

As cãibras são contrações musculares comumente associadas à falta de potásio no organismo. Por isso, o consumo de banana, rica nesse mineral, é uma forma de curá-las.

Mas estudos indicam que as cãibras também podem ser ocasionadas pela deficiência de cálcio e magnésio e pelas perdas de água e de sódio, pelo suor ou pelo uso de diurético.

2 - "
Cenoura faz bem para a vista"

Verdadeiro

A cenoura é rica numa substância chamada betacaroteno. O betacaroteno dá origem à vitamina A, cuja carência pode gerar cegueira noturna ( a incapacidade de adaptar-se ao escuro) e até, em casos graves, levar à perda total da visão.

Portanto, o consumo de cenoura está, sim, relacionado à boa saúde visual.

3 -
"A bolacha água e sal tem menos calorias que o pão"

Falso

A bolacha, assim como o pão branco, é composta de amido, proveniente da farinha de trigo. Proporcionalmente, ela é mais calórica, uma vez que 1 unidade de 50 g de bolacha - o que equivale a 9 unidades - contém cerca de 212 kcal.

4 -
"Manga com leite mata"

Falso

Crenças como essa, assim como a de que comer manga ou banana à noite mata, surgiram no período colonial.Criadas pelos senhores das fazendas, pretendiam evitar o roubo da fruta ou do leite pelos escravos durante à noite.

A não ser que o indivíduo tenha alergia a esses alimentos,
a combinação é inofensiva.

5 - "Tomar água durante a refeição engorda"

Falso

A água, por não possuir calorias nem nutrientes, não engorda antes, durante nem após a refeição.

Mas há várias explicações para o surgimento desse mito. Uma delas é que, tomada durante a refeição, a água dilui o suco gástrico, tornando a digestão mais lenta e gerando a sensação de "barriga pesada".

Outra explicação é que os líquidos facilitam a deglutição, levando as pessoas a comerem mais.


6 - "Cerveja dá barriga"

Parcialmente verdadeiro

A cerveja predispõe a um acúmulo de gordura ao prejudicar o metabolismo. Além disso, ela causa inchaço abdominal, por ser uma bebida fermentada, que libera gases. Sem contar que, ao tomar a cervejinha, tendemos a consumir tira-gosto e frituras. Esses fatores contribuem para a famosa "barriga de chope".

Claudia Juzwiak
Nutricionista,
Doutora em ciências pela
Universidade Federal de São Paulo
e professora da Universidade Unisantos.

Publicado na revista Ana Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário