sábado, 2 de abril de 2011

Sapato Fechado Dá Mesmo Joanete?





A deformidade do primeiro artelho conhecida como joanete é causa comum de queixas e consultas ortopédicas. Além do desvio lateral do primeiro dedo, forma-se uma bolsa (bursa) no seu lado interno caracterizando uma bursite, ou seja uma inflamação da mesma que pode ser dolorosa, dificultando a caminhada.

As mulheres são mais afetadas que o homem, estando o joanete entre as moléstias ortopédicas que tem um componente familiar hereditário. Entretanto, deve-se ressaltar, não serão todos os membros da família que apresentarão a patologia.

Pergunta-se muitas vezes se os calçados podem ter influência na história natural do joanete. A resposta é sim, principalmente nas mulheres devido ao uso de sapatos de bico fino que apertam a região anterior do pé (antepé). O joanete aparece também em populações que não tem o hábito de usar sapatos apertados, mas sabe-se que isto é menos frequente.

Outras causas concorrem para o aparecimento do joanete como as artrites reumatóide e gotosa, pés planos (chatos) e pés cavos (altos).

Como se trata?

O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico, dependendo do grau da deformidade e do desconforto da pessoa.

No tratamento não cirúrgico, medidas como uso de sapatos confortáveis e almofadas colocadas entre o artelho e o segundo dedo ou embaixo do antepé podem ser úteis.

O tratamento cirúrgico, depende de uma correta avaliação do ortopedista. Existem muitas técnicas para a correção operatória do hállux valgus (joanete) e da severidade. O ortopedista é que poderá indicar a melhor opção para cada caso.
Publicado no jornal O Norte.
O leitor Pergunta
Fotomontagem feita no Scrapee.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário