1 - O que é angina?
É um sintoma de distúrbio coronário, ou seja, de que há algo errado no coração. manifesta-se por uma dor no peito que pode provocar a sensação de queimação ou de pontadas.
2 - O que provoca?
Na maioria dos casos, uma artéria do coração está obstruída pelo acúmulo de gordura. O sangue não consegue passar, e a região que está adiante desse obstáculo fica sem oxigenação adequada.
3 - É possível evitá-la?
A obstrução das artérias do coração pode levar à morte. Para manter o sangue circulando, você deve evitar o cigarro, controlar as taxas de açúcar e de gordura do sangue.
4 - Quem está mais sujeito a ter angina?
Pessoas que fumam, têm pressão alta, diabetes, consomem gordura animal em excesso, estão acima do peso, são sedentárias e mulheres na menopausa.
5 - Como é o tratamento?
Por meio da cirurgia de ponte de safena ou com a angioplastia, procedimento médico em que um balão é introduzido no coração. Lá, ele infla e abre o caminho para a circulação, acabando com a obstrução de gordura.
6 - Existem outras possíveis causas da angina? Como elas são tratadas?
Existem alguns casos, menos frequentes, em que essa dor é provocada por espasmos do coração. Para os espasmos, os médicos costumam receitar remédios que relaxam os vasos sanguíneos. A argina ainda aparece devido a defeitos nas válvulas cardíacas. Já nos casos de problemas das válvulas, é preciso corrigir isso com uma cirurgia.
7 - Angina pode ser confundida com outro problema de saúde?
Sim. A dor no peito pode avançar para outras regiões do tórax, dando a impressão de se tratar de um problema de estômago ou de um mau jeito na coluna.
8 - Todo cardíaco sente angina?
Não necessariamente. Às vezes, a pessoa tem um problema no coração, mas não sente a dor. Isso é ruim, já que a angina é um alerta e, graças a ela, tem-se maior chance de socorro a tempo.
Publicado na revista AnaMaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário