Talento e carisma em cena - Irene Ravache se encantou pelo teatro quando era adolescente e sempre foi uma atriz engajada com as questões políticas.
Versátil e muito respeitada, Irene Ravache se apaixonou pelos palcos aos 16 anos.A jovem, que na época estudava piano e sonhava ser bailarina, foi ao teatro assistir a peça A Ratoeira, de Agatha Christie, ficou deslumbrada e logo mudou os planos. Estudou teatro e, aos poucos, as coisas foram acontecendo devido ao enorme talento que tinha, tanto que fez parte do elenco do clássico Eles não usam Black-Tie, no Teatro do Centro Popular de Cultura, da UNE.
Tempo de repressão
"Foi uma experiencia enriquecedora. Fazíamos teatro em sindicatos, praças, em cima de caminhão", relembrou a atriz, ao site da Globo. Isso foi na época da Ditadura!. "Quando a polícia chegava, o motorista tocava o caminhão, e você, no meios da cena, caía sentada", explicou Irene, que fez sua estreia na Globo em 1965, em Paixão de Outono, graças à determinação e certa 'cara de pau', pois ela correu atrás de um diretor na saída da emissora. "O senhor está cometendo um erro: eu não estou trabalhando aqui e canto, danço, represento", disse Irene ao profissional, que ficou impressionado com a moça e acabou lhe dando uma chance.
Além da Globo, Irene atuou na Tupi. Excelsior, Bandeirantes e SBT e, entre seus papéis de destaque estão a Rachel, de Sol de Verão (1982), a Leonora, em Sassaricando (1987) e Dona Lola, na versão do SBT de Éramos Seis (1994).
Irene Ravache
Trajetória
1965 - Paixão de Outono
Irene Ravache estreou na TV na novela Paixão de Outono como Ligia ,seu primeiro trabalho na Globo em 1965.
1968 - Beto Rockfeller
No papel de Neide em Beto Rockfeller (Tupi, 1968), junto do saudoso Plínio Marcos.
1975 - A Viagem
Eva Wilma com Carmem Silva e Irene Ravache em A Viagem
Estela (Irene Ravache) é uma mulher sofrida, que foi abandonada pelo marido Ismael (Serafim Gonzalez), um mau caráter, e que criou praticamente sozinha a filha Maria Lúcia (Suzy Camacho), uma garota problemática que sonha em reencontrar o pai.
1982 - Sol de Verão
Estreou na Globo na pele da Raquel de Sol de Verão (1982), junto do saudoso Jardel Filho, época em que fez uma parceria de sucesso.
1987 - Sassaricando
Leonora, personagem interpretada por Irene Ravache vivia correndo atrás da fama, mas só dava mancada, em Sassaricando, 1987.
1990 - Suave Veneno
Como Eleonor de Suave Veneno (1990), com Luana Piovani e Rodrigo Santoro.
1994 - Éramos Seis
Paralisou o Brasil como a matriarca Lola de Éramos Seis (SBT,1994), ao lado de Tarcísio Filho, Jandir Ferrari, Leonardo Brício, Luciana Braga e Othon Bastos, que lhe rendeu o prêmio APCA à atriz.
2007 - Eterna Magia
A amargurada Loreta O'Neill em Eterna Magia (2007), ao lado de Thiago Lacerda.A personagem lhe rendeu indicação ao Emmy Internacional
2010 - Passione
Divertiu o público como a Clô de Passione (2010), par de Francisco Cuoco.A dondoca Clô, também foi premiada.
2012 - Guerra dos Sexos
Arrasou no remake de Guerra dos Sexos (2012), com Tony Ramos
2014 - Malhação
Contracenou com o neto Cadu Libonati em Malhação (2014). Os dois estarão também em Além do tempo.
2015 - Além do Tempo
Irene vive a temida condessa Vitória em Além do Tempo e diz torcer para que não sintam pena da preconceituosa vilã, que faz de tudo para mandar na vida do sobrinho-neto, Felipe (Rafael Cardoso).
2017 - Pega Pega
Em Pega Pega, novela das sete sucessora de Rock Story, cuja trama se desenvolve após o roubo de 40 milhões de dólares em um hotel, a sócia de Eric (Mateuss Solano) será Sabine, uma "dama de ferro" que detesta o Brasil e que não suporta Eric e fará o possível para colocar o filho Don (David Junior) em seu lugar, na presidência da empresa.
Na telinha
1965 - Paixão de Outono
Lígia
1968 - Beto Rockfeller
Neide
1975 - A Viagem
Estela
1982 - Sol de Verão
Rachel
1987 - Sassaricando
Leonora
2007 - Eterna Magia
Loreta
2012 - Guerra dos Sexos
Charlô
2015 - Além do Tempo
Condessa Vitória
2017 - Pega Pega
Sabine
Você sabia?
O primeiro trabalho de Irene na televisão foi no jornalismo, na TV Rio, quando lia notas informativas em um programa.
Por Daniel Vilela
Publicado na revista TiTiTi
Edição de 24/07/2015 n/ 880
Publicado na revista TV Brasil n/n 900
Trajetória
Fotos:Astros em Revista - blogger- Memoria Globo.Geraldo Modesto
Irene Ravache
" Você nunca mais é a mesma depois que faz uma personagem. E sou todas elas, porque todas aprendi muito com essas mulheres"
Ficha técnica
None: Irene Yolanda Ravache Paes de Melo
Data de nascimento: 06/08/1944
Local de nascimento: Rio de Janeiro/RJ
Idade: 70 anos
Signo: Leão
Último trabalho: Da vida a maldosa Condessa Vitória em Além do Tempo, trama das 18h
Status de relacionamento: Casada com o jornalista Edison Paes de Melo Filho , há 43 anos
Curiosidade: Com longa trajetória no teatro, Irene é atriz, diretora e produtora, e começou na TV aos 18 anos. Na telinha, viveu personagens marcantes, como Antônia Regina (Champagne) e Leonora Lammar (Sassaricando) . Em 2008, foi indicada ao Emmy na categoria Melhor Atriz, por sua interpretação em Eterna Magia (2007), como Loreta O'Neill.
Encarte da revista TV Brasil
Edição de n/n 801
"Sou uma atriz com uma enorme curiosidade pelos meus papéis, pelo que me possa estar reservado."Irene Ravache para site da Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário