quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Nívea Maria

Nívea Maria

A atriz comemora 50 anos de carreira e ostenta um currículo invejável na telinha

Deixar o mundo da moda para mergulhar na arte de representar não é nenhuma novidade, como  muita gente imagina. A veterana Nívea Maria fez esse percurso. Ela, que atualmente faz a Zilda de Além do Tempo, trabalhava como modelo fotográfica quando foi descoberta pelo diretor Walter Avancine, que a levou para a TV Excelsior, onde a então novata fez sua primeira novela, A Outra Face de Anita (1964). O talento nato levou a jovem a emplacar outros trabalhos na emissora até se mudar para a Globo, em A Cabana do Pai Tomás (1969). E a década que estava prestes a começar reservaria momentos históricos para Nívea na teledramaturgia nacional.

Anos de ouro
Como Terezinha em Uma Rosa com  Amor (1972)
Em Uma Rosa com Amor (1972) a atriz deu vida a Terezinha, uma mocinha clássica, ou seja, jovem, ingênua e romântica. O jeito dócil de sua intérprete transformou Terezinha em um personagem muito popular. 
 Viveu a doce Carolina, em A Moreninha (1975) 

Outros trabalhos vieram em seguida, até chegar a hora de a artista se consagrar de uma vez por todas. Foi em A Moreninha (1975) que Nívea assinou o seu nome no livro de ouro das novelas. Carolina, a protagonista do folhetim baseado no livro homônimo de Joaquim Manuel de Macedo, era alegre, bonita e, claro, cortejada por nove entre dez rapazes de Paquetá, onde ela vivia com a avó Donana (Henriqueta Brieba) desde a morte de seus pais. Mas Carolina só tinha olhos para Augusto (Mário Cardoso), por quem nutria um amor platônico.



Simplesmente Mulheres

Olívia na novela Olhai os Lírios do Campo (1980)
A vocação para interpretar mulheres fortes, de bem, mas também de carne e osso, manteve-se firme e forte ao longo do tempo. Seu papel na novela Olhai os Lírios dos Campos (1980) foi Olívia, uma médica recém-formada que ajudava o próximo sem pedir nada em troca. 


A Zilda de Brega e Chique (1987)
Já em Brega e Chique (1987), a atriz interpretou Zilda, a única amiga de Rafaela (Marília Pêra) que não a abandonou após ela ficar pobre.

Papel fogoso, Ximena, na novela Pedra Sobre Pedra (1992)
Uma personagem fogosa bateu à porta de Nívea quando ela fez Pedra Sobre Pedra (1992). Na história, Ximena, que era casada com Kleber (Cecil Thiré), não resistiu ao charme do misterioso fotógrafo Jorge Tabeu (Fábio Jr) e comia o tal fruto proibido que ficava na praça da fictícia Resplendor só para receber a visita do bonitão e, consequentemente, viver com ele momentos de paixão explícita.

Submissão em Mundos Diferentes

Edna, na novela O Clone (2001)
Em O Clone (2001), coube à artista dar vida a Edna, a secretária do doutor Albieri (Juca de Oliveira) que era completamente apaixonada por ele. Edna era o tipo de mulher que se anulava por completo para assumir a vida e os sonhos do homem que amava. Por incrível que pareça, para ela, amor era sinônimo de sacrifício e renúncia.
 A indiana Kochi Meetha , com Osmar Prado.  de Caminho das Índias (2009)
 O jeito submisso de ser de Edna cruzou novamente o caminho da atriz na trama de Caminho das Índias (2009), que está sendo reprisada no Vale à Pena Ver de Novo.Neste caso, a postura de Kochi não causava surpresa, já que ela era uma indiana e estava de acordo com o s preceitos culturais do seu país. 

Nívea Maria encarna Zilda, uma mulher amargurada, aqui ao lado de Luís Melo, o Massimo eAlém do Tempo (2015)
No seu trabalho atual , na novela Além do Tempo, Zilda é uma mulher simples, porém refinada e culta.


Outras novelas
 Interpretou a socialite Corina , com Hugo Carvana em Celebridade (2003)
 A corajosa Mazé contava com a ajuda do sogro, Zé Higino (Francisco Cuoco), para cuidar do filho Tião (Murilo Benício)em  América (2005)

 Na pele da megera Lia,, em cena com Carol Castro  de O Profeta (2006)

 Sua sofrida Regina , brindando ao lado dos personagens de Jacqueline Laurence, Giovanna Antonelli, Herson Capri e Victor Pecoraro, em Aquele Beijo (2011) 

Como Carmem , contracenando com Gabriel Braga Nunes em Insensato Coração (2011)


Nívea Maria de 68 anos, vive intensamente e é louca pela família. 

Ela é mãe de Edson, 47 anos, e de Viviane, 40, de seu primeiro casamento com o saudoso ator Edson França, e de Vanessa, 35, da união com o diretor Herval Rossano, também já falecido. Ela é avó não menos amorosa de João Luiz, 8 João Pedro, 7 e Maria Luíza, 4. 


Na telinha

1972 - Uma Rosa com Amor
Terezinha
1975 - A Moreninha
Carolina
1980 - Olhai os Lírios do Campo
Olívia Miranda
1987 - Brega e Chique
Zilda
1992 - Pedra sob Pedra
Ximena Vilares
2001 - O Clone
Edna Albierir
2003 - Celebridade
Corina
2005 - América
Mazé
2006 -O Profeta
Lia 
2009 - Caminho das Índias
Kochi Meetha
2011 - Aquele Beijo
Regina
2011 - Insensato Coração
Carmem
2015 - Além do Tempo
Zilda

Por Daniel Vilela

Publicado na revista TiTiTI
Edição de 31/07/2015 n/n 881
Nivea Maria 
Fotos: TV Globo/Divulgação
www.reidaverdade.net280x360Pesquisa por Imagem

Por Cristina Souza

Publicado na revista TV Brasil n/n 810
Trajetória
Fotos: Glob/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário