A trama começa ,ela já com 87 anos, assistindo a uma comédia musical do século XVIII, ou seja, uma farsa jocosa musicada, chamada na Itália de burleta, narrando sua trajetória ,sua vida revolucionária, abolicionista, musicista e republicana.
Odilon Wagner, Solange Couto e Regina Duarte
Filha de José Basileu Neves Gonzaga(Odilon Wagner) e Rosa Maria de Lima(Solange Couto),Francisca Edwiges Neves Gonzaga -Chiquinha Gonzaga- (Gabriela Duarte) teve uma criação rica, os melhores professores, e grande aptidão para a música, mas começa a compor músicas misturando ritmos como polca e lundu, para desgosto do seu pai, major José Basileu (Odilon Wagner), que sonhava ter ela como uma dama da corte imperial.
Marcello Novaes e Gabriela Duarte
Por imposição do pai,casa-se com Jacinto (Marcello Novaes),um homem violento e intransigente , com quem tem três filhos,João Gualberto ( o único que ela criou),Maria e Hilário.Separou-se dele para desgosto do pai, que a renegou. Jacinto termina pobre e infeliz.
Norton Nascimento
Influenciada pelas músicas cantadas e dançadas pelos negros, começou a compor ritmos diferentes como polca e lundu, junto de amigos como o compositor flautista Joaquim Callado (Norton Nascimento).
Gabriela Duarte e Carlos Alberto Riccelli
Chiquinha ,depois que se separou do marido, apaixonou-se pelo engenheiro João Batista de Carvalho Jr. (Carlos Alberto Riccelli), e tiveram uma filha, Alice (Carla Regina) que ficou aos cuidados dele ao se separarem.Eles não terminaram juntos apesar de sempre estar em evidência o amor deles.
Danielle Winits e Susana Vieira
João Batista tinha uma relação de quase casado com Suzette (Danielle Winits, na primeira fase; Susana Vieira na segunda), que era dona do cabaré da corte.
Regina Duarte
Chiquinha é reconhecida artisticamente quando integra-se aos grupos de samba e chorro, já na segunda fase da trama.
Regina Duarte e Paulo Betti
Ela teve um romance com o maestro Carlos Gomes, personagem de Paulo Betti, que compôs a Ópera O Guarani. Ele faleceu antes dela.
Caio Blat e Fábio Junqueira
Aos 52 anos de idade, conhece João Batista (Caio Blat) um jovem bem mais moço do que ela, apaixonaram-se e terminaram enfrentando a sociedade preconceituosa. Foi com ele que ela ficou até o fim de sua vida.
Fábio Junqueira e Regina Duarte
Ao lado dele assiste à estreia da burleta no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, do mesmo jeito que começou, já como Fábio Junqueira, na fase adulta.
As atrizes Gabriela Duarte e Regina Duarte
Regina Duarte (idosa),Regina Duarte (adulta) e Gabriela Duarte (na primeira fase da novela).
A trama termina com Chiquinha Gonzaga relembrando as duas fases de sua trajetória, conversando com Gabriela Duarte e Regina Duarte, dizendo que elas fossem ver o carnaval cantando Ó Abre Alas.
Extraído de DVD e Canal Viva
Fotos: Viva - Bol Notícias - Uol
http://chiquinhagonzaga.com/
Sempre Romântica - Regina Namorada do Brasil - UOl Blog -Entrevista
Nenhum comentário:
Postar um comentário