Vera Holtz
"Não penso na fama.Sou daquelas que querem ser reconhecidas no meio através do trabalho"
Ficha técnica
Nome: Vera Lúcia Fraletti Holtz
Data de nascimento: 07/08/1953
Local de nascimento: Tatuí/SP
Idade: 63 anos
Signo: Leão
Último trabalho: Atualmente, a atriz está no ar como a ardilosa Magnólia, em A Lei do Amor.
Status de relacionamento: A veterana global é solteira convicta e não tem filhos
Curiosidades: Vera Holtz é conhecida na televisão por interpretar Santana, de Mulheres Apaixonadas (2003), a sem teto e moradora do lixão, Lucinda, em Avenida Brasil (2012) e a Dona Redonda, no remake de Saramandaia (2013). Curiosamente, a atriz levava cerca de quatro horas por dia para a caracterização dessa personagem!
Vera Holtz
Ela deixou a pequena Tatuí, em São Paulo, em busca do sonho de ser atriz.
Ela está arrasando como a maquiavélica Magnólia Leitão, a vilã de A Lei do Amor, que já pode ser considerado um dos papéis mais importantes da carreira de Vera Holtz. Mas, por pouco, a TV não perdeu essa grande atriz para as salas de aula. Vera é a terceira filha do professor primário Jose Carlos Holtz com a dona de casa Terezinha Fraleti Holtz. Ela nasceu em Tatuí, interior de São Paulo, e na escola fez o curso Normal. "Nunca imaginei que fosse ser atriz. Era para eu ter ficado em Tatuí, casado, tido filhos. Saí por um impulso, atravessei uma porteira que se abriu por pura intuição", comentou no site da Globo.
Trajetória
1989 - Que Rei Sou Eu?
Como a criada Fanny na novela Que Rei Sou Eu?
Seu primeiro papel de destaque foi na novela Que Rei Sou Eu?, quando fez a jovem Fanny, empregada de confiança de Ravengar (Antônio Abujamra). "Foi uma coisa mágica. Estava do lado do Abujamra, um mestre para mim", relembrou Vera.
Beijo constrangedor
Um fato curioso do trabalho em Que Rei Sou Eu? foi o desafio de dar um beijo na boca em frente às câmeras. "Eu era muito tímida e meu pai, um homem bastante tradicional e recatado. Foi terrível, muito constrangedor mesmo. Liguei para a minha mãe e avisei: "Mãe, vai ter beijo hoje". e ela:"Pode deixar que vou fazer a janta mais cedo e o seu pai perde a novela", contou a atriz, afirmando que mal conseguiu gravar a cena, de tanta vergonha. Na sequência, Fanny revelava a Pichot (Tato Gabus Mendes) que o amava e os dois se beijavam.
Vera é daquelas atrizes que praticamente emendam uma novela na outra. Esteve em A Próxima Vítima (1995),Cabocla (2004), Belíssima (2006), Paraíso Tropical (2007),Três Irmãs (2008) e Passione (2010).
1995 - A Próxima Vítima
Como Quitéria na novela A Próxima Vítima
É humana e digna. Prostituta por opção, e não faz disso um drama. Leva tudo numa boa, com uma grande alegria de viver. 2003 - Mulheres Apaixonadas
Papel marcante
Como a professora Santana na novela Mulheres Apaixonadas
Em 2003, na trama de Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos, Vera Holtz ganhou uma personagem que marcaria sua carreira para sempre. Ela interpretou a professora Santana. Querida pelos alunos, era alcoólatra e passou por situações bem constrangedoras, inclusive, bebendo perfume durante uma crise de abstinência. "Foi uma cena forte. Eu batia a cabeça no espelho e sangrava. Gravamos três vezes. A Santana estava degradada, num processo autodestrutivo muito grande", explicou a atriz, ressaltando a importância social que teve esse trabalho,já que muitas mulheres alcoólatras a procuravam para relatar suas experiências.
2004 - Cabocla
Como Generosa na novela Cabocla
É uma cópia perfeita do marido, seguindo seus passos e opiniões. Sofre com a ausência da filha Rosa e com o gênio explosivo do marido.
2006 - Belíssima
2006 - Belíssima
Como Ornélia na novela Belísima
Típica socialite paulista, está sempre preocupada com os tratamentos de beleza mais avançados.
2007 - Paraíso Tropical
Wagner Moura, Vera Holtz e Bruno Gagliasso
Como Marion na novela Paraíso Tropical
Promoter decadente, divertida, fútil e ambiciosa, não mede esforços para alcançar novamente o sucesso.
2008 - Três Irmãs
Como Violeta na novela Três Irmãs
Vilã-mor de Três Irmãs Violeta tem quase uma trincheira de inimigas e é uma estrategista, com um espírito de general.
2010 -Passione
Como Maria Candelária Lobato na novela Passione
Uma viúva, bom caráter, despachada e divertida.
Mãe do lixão
2012 - Avenida Brasil
Como mãe Lucinda na novela Avenida Brasil
Mas foi no ano de 2012, no grande sucesso Avenida Brasil, que ganhou mais um importante papel em sua vitoriosa trajetória: a inesquecível Mãe Lucinda. "A orientação que recebi era que a Lucinda era mãe do lixão, uma mulher muito do bem", disse a atriz.
2013 - Saramandaia
Como Dona Redonda na novela Saramandaia
No ano seguinte, mais uma vez ela entrou em cena com um papel marcante e divertido, aliás, dois. Foi Dona Redonda, no remake de Saramandaia - papel vivido por Wilza Carla na primeira versão da trama - e também Bitela, uma dupla de irmãs do barulho das 23 h. Um ano depois, no mesmo horário das 23h, Vera fez viúva Vic Garcez, em outra releitura, dessa vez de O Rebu.
2014 - O Rebu
Como Vic Garcez na minissérie O Rebu
Na pele de Vic Garcez, em O Rebu, Vera Holtz está sempre com uma taça na mão e, volta e meia, se envolve com garotões.
2016 - A Lei do Amor
Como Magnólia Leitão na novela A lei do Amor
A cada novo trabalho, Vera Holtz se renova e prova que é uma atriz de primeiro time, visto o que ainda 'aprontando' atualmente, como Magnólia Leitão, em A Lei do Amor.Com seu talento inquestionável, ela rouba a cena e já domina a trama de Maria Adelaide Amaral. Vera Holtz é realmente uma grande festa!
Na telinha
1989 - Que Rei Sou Eu?
Fanny
1995 - A Próxima Vítima
Quitéria
2003 - Mulhers Apaixonadas
Santana
2004 - Cabocla
Generosa
2006 - Belíssima
Ornélia
2007 - Paraíso Tropical
Marion
2008 - Três Irmãs
Violeta
2010 -Passione
Maria Candelária Lobato
2012 - Avenida Brasil
Mãe Lucinda
2013 - Saramandaia
Dona Redonda/Bitela
2014 - O Rebu
Vic Garcez
2016 - A lei do Amor
Magnólia.
Texto: Flávia Serra
Publicado na revista TV Brasil n/n 878 e 874
Fotos: Globo/Divulgação-gshow.globo.com-Conta Mais-Memória Globo-Bazilio Calazans/TV Globo-João Miguel Junior.TV Globo-Abril.com/Divulgação/TV Globo-Marcio de Souza TV Globo.jpg-Estevam Avellar/TV Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário