O que você faria por amor? - Esse era o ponto de partida da trama de Manoel Carlos que emocionou o Brasil!
Regina Duarte e Gabriela Duarte
Helena e Maria Eduarda: amor incondicional
Em 1997 Maneco voltou a colocar uma de suas Helenas em ação.Mais uma vez coube à atriz Regina Duarte viver a heroína - a atriz já havia feito a personagem em História de Amor, exibida pela Globo um ao antes.
Regina Duarte e Antônio Fagundes
Helena(Regina Duarte) e Atílio( Antônio Fagundes) se conheceram durante uma viagem a Veneza
A trama Por Amor girava em torno do enorme sentimento que unia mãe e filha, a decoradora Helena(Regina Duarte) e a mimada Maria Eduarda (Gabriela Duarte). A história começou em Veneza, em uma viagem das duas. Eduarda fazia sua despedida de solteira e Helena queria esquecer o fim de um relacionamento. Na cidade italiana elas conheceram Atílio (Antônio Fagundes), um charmoso arquiteto que se apaixonou por Helena. Os dois logo iniciaram um romance e voltaram para o Rio de Janeiro muito apaixonados e já com planos de casamento.
Vilã infernal
Fábio Assunção
Marcelo era um bom rapaz e apaixonado pela esposa
Maria Eduarda era uma jovem mimada e insegura, que tinha um ciúme doentio do noivo, Marcelo (Fábio Assunção).
Viviane Pasmanter
Laura Saboya Trajano, a vila secundaria da novela Por Amor, de 1997. Vivianne Pasmanter deu vida a esse personagem, que também fez muito sucesso.
O rapaz era muito assediado por Laura (Viviane Pasmanter), sua ex-namorada, que fazia de tudo para estragar o relacionamento do ex com a noiva. Apesar dos altos e baixos Marcelo e Maria Eduarda se casaram, mas mesmo assim Laura não desistiu de infernizar a vida do casal. Determinada a reconquistar o empresário, a vilã aterrorizava Eduarda de todos os modos e fazia de tudo para seduzir Marcelo, deixando a mulher do rapaz ainda mais insegura.
Depois da união da filha , Helena se casou com Atílio e, após algum tempo, Eduarda e a mãe engravidaram, na mesma época. Todos ficaram surpresos, só que a jovem teve uma gravidez bastante tensa e complicada.
Destinos cruzados
Marcelo Serrado
César ( Marcelo Serrado) trocou os bebês a pedido de Helena
Maria Eduarda e Helena curtiram a gestação e foram para a maternidade, em trabalho de parto, no mesmo dia e na mesma hora. Começava aí um drama que se arrastou durante toda a novela. Eduarda teve sérios problemas na hora de dar à luz, precisou retirar o útero, seu bebê nasceu doente e morreu instantes depois. Já Helena teve um parto tranquilo, sem complicações e seu menino nasceu forte e saudável.Sabendo de toda a tragédia da herdeira, e que ela não poderia ter mais filhos, Helena recorreu a César (Marcelo Serrado), o médico das duas e, numa decisão drástica, pediu que ele trocasse os bebês e que seu filho com Atílio fosse dado para Maria Eduarda.Tenso com a situação, mas apaixonado por Eduarda e querenda evitar que ela sofresse, o médico aceitou o plano e fez a troca.
Mentira e traição
Fábio Assunção, Gabriela Duarte e Viviane Pasmanter
Helena mentiu para todos, inclusive para o marido, dizendo que seu bebê nasceu morto. Enquanto isso, Maria Eduarda passou a criar o irmão, pensando ser seu filho e deu ao menino o nome de Marcelo Júnior. Como a filha não tinha leite, Helena amamentou o neto (filho), em cenas emocionantes.Enquanto isso, César ficou bastante transtornado, tamanha a culpa que sentia por ter feito a troca das crianças. Já Laura tanto fez que conseguiu seduzir Marcelo, num dia em que o rapaz estava bêbado. A malvada engravidou do ex-namorado e teve gêmeos, para desespero da frágil Maria Eduarda.
Romance marcante
Eduardo Moscovis e Carolina Ferraz
Nando e Milena viveram uma história quente
Uma história que fez muito sucesso na trama foi a de Milena (Carolina Ferraz) e Nando (Eduardo Moscovis). A moça era filha de Branca (Susana Vieira) e se dava muito mal com a mãe, uma mulher esnobe e temperamental que tratava apenas Marcelo com mais carinho.
Susana Vieira
Branca era uma mulher arrogante que maltratava os filhos
Branca também era mãe de Leonardo (Murilo Benício), a quem desprezava. Mas para desespero da requintada madame, Milena se apaixonou por Nando, um piloto de helicóptero. Os dois viveram uma grande história de amor, com cenas quentes e sensuais que caíram no gosto do público na época.
Farsa descoberta
Regina Duarte
Apenas no último capítulo da novela o segredo sobre a troca dos bebês foi revelado. Maria Eduarda encontrou o diário de Helena sobre a cama e, curiosa, começou a ler. A moça eve um choque quando viu o relato da mãe sobre tudo o que aconteceu na noite em que as crianças nasceram. Eduarda se revoltou com a decoradora e, diante da descoberta, Helena contou tudo para Atílio. O arquiteto também ficou enfurecido e correu para ver o filho, comovido. Eduarda suplicou para que ele não lhe tirasse a criança e, completamente transtornado e sem conseguir perdoar Helena, Atílio resolveu viajar e sair do país por uns tempos.
Antônio Fagundes, Regina Duarte Fábio Assunção e Gabriela Duarte
Após uma passagem na trama. Eduarda e Marcelo perdoaram Helena e adotaram uma menina. Atílio voltou ao Brasil e também perdoou a mulher. Na cena final, os dois casais, Helena e Atílio, Marcelo e Eduarda, apareceram andando de mãos dadas com o pequeno Marcelo, mostrando que a família viveria em harmonia.
Ficha técnica
Emissora: Rede Globo
Capítulos: 190
Exibição: 13 de outubro de 1997 a 22 de maio de 1998
Horário: 21h
Autor: Manoel Carlos
Texto: Flavia Serra
Publicado na revista TV Brasil n/n 887
Vale a Pena Ler de Novo
Fotos: Divulgação/Globo-Mundo das Novelas - Globo Internacional-RD1 e 10blog-blogger - Cultura Mix-Viva-GloboMemória Globo-Jornal O Rebate
Nenhum comentário:
Postar um comentário