segunda-feira, 29 de maio de 2017

A Praça É Nossa

Carlos Alberto de Nóbrega 
Carlos Alberto de Nóbrega apresenta a atração desde sua estreia no SBT: o pai do artista, Manoel de Nóbrega, também já comandou o formato.
Programa ícone da televisão, humorístico do SBT completa 30 anos no ar e continua conquistando gerações de brasileiros. Confira!

Carlos Alberto de Nóbrega 

Uma mesma praça, um velho banco, personagens dos maior variados tipos e uma fórmula de sucesso que permanece há três décadas no ar! Em maio de 1987, A Praça é Nossa entrava n ar pelo Sistema Brasileiro de Televisão divertindo milhares de famílias que se reuniam para ver Carlos Alberto de Nóbrega recebendo seus diferentes ( e loucos) amigos. Hoje, pouca coisa mudou e o programa continua sendo um dos maiores ícones da TV Brasileira. "As piadas que conto são de 50 anos atrás. de quando eu estava começando e já eram velhas", afirmou o apresentador em entrevista para o jornal Folha de São Paulo.

Grande história

Manoel  Soares de Nóbrega

Idealizada por Manoel  de Nóbrega, a atração se chamou A Praça da Alegria e passou por diversas emissoras antes de se estabelecer no canal de Silvio Santos. Segundo o próprio Carlos Alberto contou em entrevista ao SBT, seu pai, de férias na Argentina, teve a ideia do projeto e, rapidamente decidiu levá-lo adiante. "Da janela do hotel, ele começou a notar os tipos diferentes que, diariamente, se aproximavam para conversar com um senhor que ficava sentado num banco de uma praça. Percebeu, então, que um cenário único poderia reunir vários personagens engraçados e diferentes entre si", relembrou.

Personagens icónicos

Viana Júnior e Rony Rios em cena
A Velha Surda até hoje é um dos personagens mais queridos do humorístico.
Ao longo de todos esses anos, milhares foram as 'peças' que divertiram os brasileiros. A Velha Surda, por exemplo, vivida por Roni Rios, permaneceu na produção por 13 anos, desde a sua estreia até a morte do ator, em 2001. 
Carlos Alberto e Jorge Lafond
As cenas da hilária Vera Verão eram consideradas por muitos as mais divertidas do programa cômico!
Além dele, Vera Verão (Jorge Lafond), com o seu inesquecível bordão "bicha não, sou quase mulher".
Ronald Golias
O Pacífico (Ronald Golias), que permaneceu por 15 anos no ar.
Em junho de 1990, passou a integrar o elenco fixo da Praça é Nossa, no SBT, onde permaneceu até 2005 interpretando personagens como O Profeta, Bronco, Pacífico e Professor Bartolomeu.
Aloísio Ferreira Gomes
E o Canarinho que vivia no telefone e irritava a todas com suas intromissões.
Lívia Andrade, Christina Rocha,Jorge Loredo e Carlos Alberto
Ninguém resistia ao charme de Zé Bonitinho, que ficou no formato por mais de dez anos!

Hebe Camargo e Luiza Goianapolis como o personagem (Nina)
Diversas personagens passaram pelo banco de A Praça É Nossa, entre elas a saudosa Hebe Camargo.
Orival Pessini como Patropi
Orival Pessini como locutor Juvenal
No “A Praça É Nossa”, também lançou o locutor Juvenal, conhecido pelo bordão “Numa velocidade...”. Entre seus personagens, está ainda Patropi.

Curiosidades

No decorrer desses 30 anos foram mais de 1200 programas inéditos e 120 artistas que passaram pelo humorístico, totalizando mais de 250 personagens! Hoje, A Praça É Nossa tem mais de 20 tipos na ativa. Entre eles estão o político João Plenário (Sulo Laranjeiras), Paulinho Gogó (Maurício Manfrini), Cabrito Tevez (Alexandre Porpetone), Dapena (Zé Américo), entre outros, sendo que, apenas o comediante Porpetone tem 10 papéis diferentes que se revezam! 

Ficha técnica 

Emissora: SBT
Exibição: 1987
Dia: quinta feira
Horário: 22h
Apresentador:Carlos Alberto de Nóbrega.


Texto: Luana Rodriguez

Publicado na revista TV Brasil n/n 895
Memória


Fotos: Noticias da TV - UOL - Arquivo Pessoal-Observatório da Televisão - SBT Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário