sexta-feira, 27 de julho de 2018

Gloria Perez

Gloria Perez
Força, garra e coragem
Gloria Perez realiza mais uma trama de sucesso em sua carreira e consegue levantar a audiência do horário nobre na Globo.

A Força do Querer
Há alguns anos ela faz parte do time dos autores tops de linha da Globo e tem no currículo grandes sucessos. Agora, no entanto, com A Força do Querer, Gloria Perez superou todas as expectativas e conseguiu fazer com que a Globo ultrapassasse novamente a marca dos 40 pontos de audiência.

Gosto pela escrita

A autora passou a infância em Rio Branco, no Acre, onde viveu até os 16 anos. Filha de um advogado e de uma professora, Gloria sempre gostou de ler e escrever e, em sua adolescência, a família se mudou para Brasília para que a garota seguisse seus estudos.

Contando histórias
Malu Mulher
Ela fez três anos de Direito na UnB e depois já no Rio de Janeiro concluiu a faculdade de História. A carreira como autora começou em 1979, após escrever a sinopse para um episódio do seriado Malu Mulher.
Eu Prometo 
Gloria chamou a atenção de Janete Clair, que a convidou para ser sua assistente em Eu Prometo (1883). Com problemas de saúde Janete se afastou e Gloria terminou de escrever a trama.

Momento dramático

Barriga de Aluguel
Em 1990, com Barriga de Aluguel, ela se consagrou.
De Corpo e Alma
Já a estreia no horário nobre foi com De Corpo e Alma, trama marcada pela morte de sua filha, Daniella, assassinada por um colega do elenco. Visionária, Gloria sempre trouxe temas polêmicos nas tramas, como clonagem humana e tráfico de mulheres, além de cultura de outros países.
Bruno Gagliasso e Gloria Perez
Ao lado de Bruno Gagliasso, na série Dupla Identidade.
Carla Diaz e Gloria Perez
Carla Diaz ainda pequena com a novelista em 2002.

Gloria Perez,Daniella Perez e Raul Gazzolla
Com a filha, Daniella Perez e o então genro, Raul Gazzolla, nos anos 90.


As novelas de Gloria Perez prestam serviços à sociedade

Gloria Perez

Já é tradição! Sempre que uma trama da atora entra no ar, temas polêmicos e extremamente importantes passam a ser discutidos mais amplamente.Na contramão de seus colegas de profissão,que escrevem suas tramas em parcerias e co-autorias, a veterana prefere trabalhar sozinha e não tem medo de errar."Paixão não se divide" sentenciou. Abordando temas tão delicados, a global sente nas ruas a resposta de seu bom trabalho. "O povão fala que gosta das minhas novelas porque retrato a vida como ela é. Quando você pensar que teve uma ideia muito louca, a vida vem e te dá mil", contou Glória, que já discutiu inúmeros temas impactantes ao longo de sua trajetória na dramaturgia.

A Força de Querer (2017)

Transexualidade




Carol Duarte
Carol Duarte será a responsável por interpretar a transexual na história
 Com a próxima atração, A Força do Querer, não será diferente e, entre outros assuntos, a escritora abordará a questão da transexualidade.Na história, Ivana (Carol Duarte) será uma jovem que não se identifica com o gênero que nasceu e, aos poucos, vai se descobrir um homem. "Escrever é uma maneira de conversar sobre o que acontece em torno de nós. Quero abordar a dificuldade que as pessoas têm de conviver com a diferença", ressaltou Glória. 

Confira, a seguir, as narrativas que mais se destacaram!  

Barriga de Aluguel (1990)
Barriga de aluguel

Cláudia Abreu
Protagonizada por Cláudia Abreu e Cássia Kiss, ainda na década de 90, Barriga de Aluguel (1990) causou frisson ao mostrar a história de um casal rico que paga para que uma mulher gere um filho para eles. Após seu nascimento, o bebê torna-se centro de uma disputa entre a mãe biológica e os pais que o 'encomendaram', trazendo à tona uma prática antiga e ilegal que se desenvolvia no Brasil de forma silenciosa. Vista como revolucionária por muitos, a novela obteve altos índices de audiência e deu início à tradição criada por Glória de abordar temas nebulosos e bem 'cabeludos'. Marcou época!

O Clone (2001)
Clonagem

Murilo Benicio
Murilo Benicio viveu os gêmeos Lucas e Diogo e o clone deles, Léo.

Um dos maiores sucessos da global, O Clone (2001) surpreendeu ao abordar a clonagem embrionária. Na obra, o cientista Albieri (Juca de Oliveira) utiliza material genético de seu afilhado Diogo (Murilo Benício) e acaba criando um clone do mesmo, abrindo os olhos do mundo para questões como a ética, ciência e religião. "Numa sociedade tão individualista como a nossa,  como seria a vida de um clone? Logo, cheguei à figura de Deus, porque foi ele quem criou o homem e porque o geneticista é uma espécie de representação de um deus moderno, O cientista é um deus que recria a vida dentro de um laboratório", explicou Glória. 

O Clone (2001)
Vício em drogas

Debora Falabella
O mesmo folhetim ainda mostrou casos de alcoolismo e dependência química, chocando o público com as dramáticas cenas de Mel (Debora Falabella). No decorrer de toda a história, a jovem se viciou e entrou em decadência, mas venceu o problema. "As drogas estão aí, ganhando espaço e destroçando vidas. Não dá mais para fazer de conta que o problema não existe. Estou fazendo a minha parte, espero que a imprensa e as instituições façam as suas. Falar de um assunto não é fazer a apologia dele!", declarou a autora na época de estreia de sua produção.

América (2005)
Imigração ilegal

Deboara Secco
A sofredora Sol (Debora Secco), de América, serviu de exemplo para um outro assunto importante. Almejando crescer na vida, a jovem entre ilegalmente nos Estados Unidos e sonha com o green card, que lhe daria acesso livre ao país. A ida da mocinha para  seu sonhado destino, no entanto, foi repleto de barbaridades e Glória denunciou todo o mescado ilegal existente ao longo da travessia e a ação dos chamados coiotes, que intermediavam a passagem. Isso gerou inúmeras reportagens na mídia e atuou como alerta pata milhares de pessoas que mantinham desejos semelhantes ao de Sol.

Salve Jorge (2012)
Tráfico de pessoas


Nanda Costa
Em Salve Jorge (2012), a escritora destacou a prostituição de brasileiras no exterior. Na história, Morena (Nanda Costa) era agenciada para se tornar uma modelo internacional, mas, ao chegar na Turquia, se deparava com sua nova realidade: seria garota de programa. "Me interessei pelo tema e fui atrás. É uma forma  de escravidão. A trama abordou o trafico para diferentes fins: sexual, trabalho doméstico e adoção ilegal. Teve uma companha de esclarecimento" definiu.A abordagem rendeu à Glória citações na imprensa internacional e o reconhecimento de ONGs que há anos combatiam a causa e lutavam contra o anonimato.

Os preferidos da autora

Gloria Perez
A maior expectativa ao se apresentar uma novela é sobre os atores da trama, aqueles que darão vida aos personagens. Dependendo do autor, é possível prever alguns nomes que estarão em cena, já que muitos profissionais não escondem suas preferências.Gloria Perez é uma das autoras mais consagradas da teledramaturgia brasileira. Assim, após diversos sucessos, é possível identificar alguns pontos comuns em suas tramas. Além de sempre trabalhar temas polêmicos e explorar culturas diferentes, existem alguns atores e atrizes que são constantemente escalados para os elencos das obras. Consegue pensar em alguns preferidos de Gloria Perez? Confira!

1 - Eliane Giardini


Eliane Giardini
Eliane Giardini já esteve em várias tramas da autora. A primeira parceria foi em Explode Coração, em que a atriz viveu a cigana Lola. Depois disso, vieram outras mulheres fortes como a viúva Neuta, de América; Nazira, de O Clone e a Indira, de Caminhos das Índias.


2 - Juliana Paes
Juliana Paes
Entre os atores da nova geração que quase sempre marcam presença nas obras de Glória está Juliana Paes. Depois de atuar em O Clone e América, a atriz ganhou o papel da protagonista Maya, em Caminho das Índias. Para este personagem, aliás, a morena precisou deixar a trama de A Favorita, de João Emanuel Carneiro, em que vivia a jornalista Maíra (para liberar a atriz, o autor matou a personagem). Bibi Perigosa, de A Força do Querer (2017), e Maya, de Caminho das Índias (2009) foram dois dos personagens mais marcantes de Juliana Paes. E ambos brilharam em novelas de Gloria Perez. A atriz também esteve em América (2005) e O Clone (2002). 


3 - Victor Fasano
Victor Fasano

Victor Fasano, longe da Globo desde 2009, o falã já esteve por inúmeras vezes na lista dos preferidos de Glória, participando de atrações como Barriga de Aluguel, De Corpo e Alma, Explode Coração, O Clone, América e Caminho das Índias. É o queridinho dela.

4 - Rodrigo Lombardi

Rodrigo Lombardi
Caio (em A Força do Querer), Théo (de Salve Jorge, 2012) e Raj (de Caminho das Índias) foram três papéis de sucesso de Rodrigo Lombardi em novelas de Gloria Perez. Um fato curioso é o galã foi par romântica de Juliana Paes em duas oportunidades, como Caio e Raj.


5 - Giovanna Antonelli

Giovanna Antonelli

No caso de Giovanna Antonelli, não foram numerosos papéis. Mas Jade, a protagonista de O Clone, e a delegada Helô, de Salve Jorge, foram alguns dos nomes que ficarão para sempre na carreira da atriz.


6 - Totia Meirelles


Totia Meirelles

Totia Meirelles atuou em O Clone (Laurinda), América (Vera), Caminho das Índias (Aída) e A Força do Querer (Heleninha), mas se destacou mesmo em Salve Jorge, com a vilã Wanda. Outra parceria da atriz com a autora foi na minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes (2007). (Fotos: João Miguel Júnior/Raphael Dias/Márcio de Souza/Divulgação/Globo).

7 - Humberto Martins

Humberto Martins
Humberto Martins também é um dos preferidos de Gloria Perez. Começando por Barriga de Aluguel (1990), como João dos Santos, colecionou personagens idealizados pela autora: Aurélio ( uma participação especial em O Clone), Laerte (América), Ramiro (Caminho das Índias) e Eurico (A Força do Querer). Em minisséries, também participou de Amazônia, de Galvez a Chico Mendes. (Fotos: Estevam Avellar/Thiago Prado Neris/Márcio de Souza/Divulgação/Globo).



Trajetória

1984 - Partido Alto
Elizabeth Savalla e Claudio Marzo
A história mostrava dois mundos opostos. Isadora (Elizabeth Savalla), filha do rico industrial Arnaldo Amoedo (Rubens Correa) sai de um casamento problemático com Sérgio (Herson Capri), e se envolve com o professor de história Maurício Vilela (Claudio Marzo).Do outro lado da história está Amoedo, que esconde um segredo: a verdadeira identidade da mãe de sua filha, Isadora.


1987 - Carmem
Lucélia Santos e Paulo Betti
Carmem, uma jovem moradora do subúrbio do Rio de Janeiro, faz um pacto de sangue em um terreiro de candomblé com uma Pombagira, a fim de destruir a vida de Ciro (Paulo Betti), o homem que ela cobiça. Carmem terá poder, prestígio e o assédio de vários homens, desde que não se apaixone por nenhum, e  o pacto não pode ser desfeito.

1990 - Barriga de Aluguel


É a história do casal Ana (Cássia Kiss) e Zeca (Vitor Fasano)que deseja muito ter um filho. Depois de várias tentativas frustradas de engravidar, e Clara (Claudia Abreu), uma moça pobre, moradora de uma favela em Inhaúma, bairro do subúrbio do Rio,  vê uma grande chance de melhorar de vida alugando seu útero para Ana e Zeca.



1992 - De Corpo e Alma


Daniella Perez
A telenovela ficou marcada pela morte de Daniella Perez, filha da autora e interprete da personagem Yasmin, que foi assassinada  pelo colega de elenco Guilherme de Pádua e Paula Thomaz, esposa de Pádua. A autora incluiu mais dois assuntos polêmicos na trama: a morosidade da Justiça  e a inadequação do Código Penal.

1995 - Explode Coração

Ricardo Macchi e Tereza Seiblitz
As famílias Sbano e Nicolich, seguindo os tradicionais costumes do povo cigano, fizeram um contrato de casamento para seus filhos Dara (Tereza Seiblitz) e Igor (Ricardo Macchi) quando os dois ainda eram crianças, mas Dara, que não quer saber do compromisso assumido.

1998 - Pecado Capital


Eduardo Moscovis
Pecado Capital conta a história de José Carlos Moreno (Eduardo Moscovis), mais conhecido como Carlão, um taxista morador do subúrbio carioca de Marechal Hermes, quando acontece um roubo no banco e os ladrões em fuga , embarcam no carro de Carlão.E a mala cheia de dinheiro é esquecida no veículo. Carlão faz segredo quanto a estar com o fruto do assalto ao banco.

1998 - Hilda Furacão

Ana Paula Arósio
Hilda Furacão é uma minissérie brasileira que foi produzida e exibida pela Rede Globo. A novela foi baseada na história de juventude da prostituta Hilda Maia Valentim, conhecida na zona boêmia de Belo Horizonte, como Hilda Furacão e tem como principal personagem Ana Paula Arósio.

2001 - O Clone

Murilo Benício
Leônidas (Reginaldo Faria) é pai de gêmeos idênticos: Diogo Ferraz e Lucas Ferraz, interpretados por Murilo Benício. Os dois têm personalidades completamente diferentes. Diogo é um rapaz alegre e boa-praça, e Lucas é um rapaz romântico e galanteador, que aproveita a vida. Os dois se apaixonam por Jade Rachid (Giovanna Antonelli), a bela e romântica muçulmana marroquina de 18 anos.

2005 - América


Trata-se da entrada ilegal de imigrantes nos Estados Unidos. A atriz Deborah Seco ficou cerca de 1 mês em solo americano, conversando com imigrantes ilegais e sabendo tudo sobre vida deles, e também trabalhou durante um dia em uma rede de lojas McDonald's, se passando por uma imigrante, sem os outros saberem que se tratava de um laboratório para uma novela.


2009 - Caminho das Índias

Juliana Paes e Rodrigo Lombardi
Na trama central, uma paixão proibida entre dois indianos de origem muito diferentes. Maya( Juliana Paes), funcionária de um telemarketing do Rajastão, pertence a uma tradicional família da casta dos comerciantes. e  Bahuan (Marcio Garcia) que está se formando nos Estados Unidos, onde trabalha, mas nunca esqueceu as humilhações que passou na infância por ser um dalit (intocável) – parte do contingente humano que os textos sagrados definem como "a poeira aos pés do deus Brahma", aqueles considerados impuros e condenados a nem mesmo tocar com sua sombra um integrante das altas castas.. Entre promessas, riscos, encontros e desencontros, o casal planejou um futuro juntos e  provou seu amor se entregando a Bahuan.Maya se casou com Raj (Rodrigo Lombardi) grávida de Bahuan, pois Bahuan a abandonou dizendo que voltaria depois de 1 ano sem saber que ela estava grávida. 

2012 -  Salve Jorge



Rodrigo Lombardi e (Nanda Costa

Morena (Nanda Costa)  é uma garota do Complexo do Alemão muito corajosa. Tendo sido mãe aos 14 anos, amadureceu cedo.É no Complexo do Alemão que ela encontra Théo (Rodrigo Lombardi), oficial da cavalaria do exército, devoto de São Jorge, como tantos brasileiros.A jovem embarca para Turquia acreditando que rapidamente terá dinheiro suficiente para mudar de vida e ajudar a família, mas acaba sendo presa e escravizada, onde é obrigada a trabalhar se prostituindo.



2013 - O Canto da Sereia

Isis Valverde
Quando Paulinho de Jesus (Gabriel Braga Nunes)decidiu ir para Salvador refazer sua vida, não imaginava encontrar em seu caminho uma mulher que fosse virar sua vida ao avesso. Quando ele avista Sereia (Isis Valverde) saindo de uma consulta com Mãe Marina. O produtor musical se encanta por sua beleza e carisma e larga tudo para ir atrás dela.


2017 - A Força d Querer


Juliana Paes
Caio (Rodrigo Lombardi), advogado de formação, largou a possibilidade de administrar uma das maiores empresas do Brasil, a Garcia, quando Bibi (Juliana Paes) terminou o relacionamento com ele.Ele vive um grande conflito íntimo ao ver sua vida cruzar novamente com a de Bibi, que terá, então, enveredado pela vida do crime. Bibi conhece e casa-se com Rubinho (Emilio Dantas). Em um certo momento, o casal passa por uma grande dificuldade financeira, mas ela acredita que, se continuarem juntos, tudo vai dar certo. Custe o que custar. E manter acesa essa chama, pode custar muito a Bibi. Rubinho quer esse amor, mas também quer dinheiro e poder.

Texto: Luana Rodriguez

Publicado na revista TV Brasil n/n 888
Tema Quente

Fotos: Purepeople


Texto e edição: Érika Alfaro

Texto: Flavia Serra

Publicado na revista TV Brasil n/n 917
Trajetória

Fotos: Globo/Felipe Monteiro-Divulgação/Reprodução-http://gshow.globo.com-http://memoriaglobo.globo.com.https://pt.wikipedia.org.revistaquem.globo.com-(Fotos: Marília Cabral/Rafael França/Kiko Cabral/João Miguel Júnior/Globo).-  (Fotos: Maurício Fidalgo/Matheus Cabral/João Miguel Júnior/Globo)- (Fotos: Raphael Dias/Divulgação/Globo).

Altoastral
2018-05-18
TopBuzz.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário