sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Vitamina B3: O Que É, Benefícios, Alimentos E Deficiência!




Vitamina B3

Talvez desconheça. A Vitamina B3(niacina, ácido nicotínico, nicotinamida) faz parte do complexo de vitamina B. No passado, as pessoas pensavam que havia apenas uma vitamina B. A vitamina B mais tarde pareceu consistir em várias vitaminas separadas.

Vitaminas do complexo B são vitaminas solúveis em água. O nutriente desempenha um papel importante no fornecimento de energia das células e no funcionamento do sistema nervoso. Também é importante para uma pele saudável.


O que é Vitamina B3:

Como se sabe, o nutriente pertence ao complexo de vitamina B. Ele é importante para o suprimento de energia do seu corpo. Além disso, está envolvido na produção de ácidos graxos e no bom funcionamento do sistema nervoso.

Outro nome para a Vitamina B3 é a vitamina PP (fator de prevenção da pelagra). A deficiência desse nutriente pode causar pelagra. Esta condição está associada a condições de pele, diarréia e demência. Com fraqueza muscular e membros doloridos.
Benefícios da Vitamina B3:

Diminuindo o colesterol e triglicerídeos no sangue;

Melhora a circulação sanguínea;

Reduz a pressão arterial;

Aterosclerose neutralizante no nível celular (membranas);

Previne da enxaqueca e alguns distúrbios do sistema nervoso;

Melhora a digestão (ajuda contra a diarréia);

Ajuda na produção de hormônios sexuais.

Alimentos Ricos em Vitamina B3:

O nutriente pode ser encontrado em vários alimentos como carne, peixe, aves, nozes, sementes e produtos de grãos. Além disso, o corpo pode parcialmente produzir vitamina B3 a partir do aminoácido triptofano (bloco de construção das proteínas).

Como resultado, produtos ricos em proteínas, como laticínios e ovos, também contribuem para a produção de niacina (através da conversão do triptofano).

Quanto de Vitamina B3 eu Preciso Diariamente?

A dose diária recomendada (ADH ou RI) é de 17 miligramas para homens adultos e 13 miligramas por dia para mulheres adultas. O nutriente é encontrado na carne, peixe, ovos, produtos integrais, legumes e frutas *como citamos acima). O corpo também pode produzir essa vitamina a partir do aminoácido triptofano. Este é um componente de todas as proteínas em sua alimentação.

Deficiência de Vitamina B3:

A deficiência de Vitamina B3 não é muito comum, porque uma dieta rica em proteínas já fornece bastante nutriente. Uma deficiência pode causar alterações na pele como uma erupção cutânea e inflamação. Além disso, podem surgir queixas de fadiga.

Existem também efeitos na membrana mucosa da boca, língua e intestinos. Esses fenômenos são indicados pelo termo “pelagra”, que significa literalmente “pele áspera”. Em casos muito graves, a pelagra leva a distúrbios da consciência ou demência.

Excesso de Vitamina B3:

A Vitamina B3 ocorre em duas formas: ácido nicotínico e nicotinamida. Nenhum efeito adverso é conhecido pelo uso de grandes quantidades de nicotinamida. Esta forma é geralmente usada em suplementos e alimentos fortificados.

O ácido nicotínico, que também pode ser usado para isso, pode causar dilatação dos vasos sanguíneos (“lavagem”). Isto não tem consequências graves, o limite superior para a nicotinamida é estabelecido em 900 mg. O limite superior para o ácido nicotínico é fixado em 10 mg por dia.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Sou Biomédico formado pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tendo formação técnico-científica, com conhecimento do organismo humano tanto nos seus aspectos estruturais (células, tecidos e órgãos), quanto funcionais. O campo de atuação do biomédico engloba toda a interface entre a biologia e a medicina clínica propriamente dita. Está apto a auxiliar no diagnóstico e avaliar clínico-laboratorialmente as doenças, os agentes etiológicos e os vetores e também exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

Revisado por Biomédico pela UFRGS
Especialista do Dicas de Saúde

saúde dica
TopBuzz.com
TopBuzz.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário