Já sabemos que os cães são surpreendentemente inteligentes e que nunca deixam de nos surpreender com sua astúcia. Sabemos também que são animais com uma intuição poderosa que os torna capazes de assimilar o vocabulário e até detectar algumas doenças.
Uma nova descoberta prova que suas capacidades são ainda mais surpreendentes. O estudo foi conduzido pela Dra. Akiko Takaoka e sua equipe de pesquisa na Universidade de Kyoto, no Japão. A equipe concluiu que os cães têm a capacidade de saber em quem confiar e quem não.
Os experientes consistiam em três partes para determinar se os cães realmente tinham a capacidade de saber em quem confiar. Segundo os pesquisadores, este estudo tem profundas implicações e pode ser muito importante para futuras pesquisas sobre o comportamento dos cães.
Os cientistas disseram que os cães podem prever o comportamento futuro em algumas pessoas, e isso é devido à sua capacidade de perceber o comportamento humano, disse John Bradshaw, membro da comunidade de Bristol. O estudo foi publicado no Journal of Animal Cognition, e o número total de cães utilizados neste experimento foi 34, e todos mostraram o mesmo comportamento.
Durante os experimentos, os pesquisadores apontaram recipientes contendo alimentos, mas na segunda fase, um recipiente vazio foi indicado. Na terceira e última rodada, os investigadores apontaram para um recipiente com comida, mas os cães não responderam de forma alguma.
Takaoka sugere que os cães usaram sua experiência anterior para determinar se uma pessoa é legítima ou não. "Eles têm uma inteligência social mais sofisticada do que pensávamos, que evoluiu seletivamente ao longo da história junto com a seres humanos", disse o pesquisador.
Os cientistas dizem que, para entender melhor essa questão, as próximas espécies que serão investigadas serão os lobos, primos de cães, para saber as conseqüências que a domesticação tem sobre esse comportamento.
Deve-se notar que os cães também reagem à maneira como outras pessoas interagem com seus donos. Durante um período do experimento, os donos dos cães tiveram que pedir ajuda a várias pessoas, os primeiros ofereceram ajuda, os últimos os trataram mal e os últimos apenas os ignoraram.
Quando aqueles que se recusaram a ajudar ou ignoraram os donos ofereceram presentes aos cães, os cães se recusaram a recebê-los. Então você sabe, da próxima vez que seu cão tiver "um mau pressentimento" sobre uma pessoa, não a ignore imediatamente, eles podem ter mais razões do que pensa.
POR VINICIUS DELMONDES
Fonte :Curiosidadesdaterra
Nenhum comentário:
Postar um comentário