terça-feira, 30 de abril de 2019

Onaldo Queiroga - Imperfeição

Ninguém é perfeito. Essa é uma colocação que costumamos ouvir e afirmar em nosso cotidiano, principalmente, quando saímos em defesa de alguém que incorreu em erro.

Mas o que nos chama atenção é o fato de que apesar de ter ciência dessa imperfeição, cada ser humano alimenta em seu âmago a ideia de perfeição, por isso, muitos enrendem que defeitos e erros são susceptíveis aos que vivem ao seu redor. É a concepção  equivocada de que o errado é sempre o vizinho. É o agir que demonstra a prepotência e o egocentrismo do  ser humano que se posta como auto-suficiente e cultiva o estrelismo, sem jamais admitir a possibilidade de que também pode errar.

É inconteste que o homem evoluiu em diversas atividades, mas também é patente que, de outro lado, continua sendo em muitos instantes o mesmo bárbaro de priscas eras.

Depois de tantos séculos de existência, o homem não se alcançou o aspecto de que perfeição está afeta exclusivamente a Deus.Posso até está enganado, ms acredito que dentre tantos pontos relacionados a perfeição divina, um deles consiste na imperfeição  encontrada nos atos praticados pela humanidade. Mesmo sabendo não ser Deus , o homem insiste em muitas ocasiões agi como se Deus fosse. E aí é onde mora o perigo, pois sempre coloca os pés pelas mãos. Imaginando ser perfeito, o homem já perpetrou incontáveis atrocidades e insanidades durante toda a sua história Fico a imaginar se Deus tivesse entregue ao homem  o dom da perfeição. Acho que não estaríamos mais por aqui.

É preciso caminhar com humildade, saber que quando ensinamos também aprendemos. Vivemos sob uma eterna troca de conhecimentos. Ninguém sabe tudo. Somos um eterno aprendiz. Por isso, já dizia Cora Coralina: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". A vida pode ser curta ou longa, no entanto, só seremos felizes , úteis e lembrados como benfeitores pelos ventos da eternidade, e tocarmos os nosso irmãos com ações revestidas da solidariedade do perdão e do amor. Que o homem consiga enxergar sua imperfeição e possa mudar e transformar seus dias em tempo de amor e paz.

Onaldo Queiroga
Juiz de Direito

Publicada no jornal Correio da Paraíba
Edição de sábado 21 de abril de 2019.
Opinião. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário