Agnaldo Timóteo
Agnaldo Timóteo morre de covid-19 aos 84 anos neste sábado (3)Imagem: Nidin Sanches/UOL
Preocupado com a covid, Timóteo foi internado 2 dias após tomar 2ª dose.
Juliana Arreguy
Do UOL, em São Paulo
03/04/2021 17h19
O cantor Agnaldo Timóteo, que morreu hoje aos 84 anos de covid-109, havia tomado a segunda dose da CoronaVac dois dias antes de ser internado. O Instituto Butantan explica em seu site que é possível se contaminar mesmo após a vacinação e que, após receber a segunda dose, são necessárias algumas semanas para atingir maior imunidade.
"Em conclusão, algumas pessoas podem ainda ter a doença ou a infecção mesmo tendo sido vacinadas, mas poderão ter uma forma menos grave da doença em função desta vacinação", diz a nota do Butantan.
O cantor e político Agnaldo Timóteo morreu hoje, por complicações da covid-19, aos 84 anos. A informação foi confirmada pelo Instituto Funjor, através do qual a família vinha se comunicando com a imprensa desde a internação do artista, em 17 de março.
O cantor havia tomado a segunda dose da vacina contra a doença dois dias antes de ser internado. O Instituto Butantan explica em seu site que é possível se contaminar mesmo após a vacinação e que, após receber a segunda dose, são necessárias algumas semanas para atingir maior imunidade.
"Em conclusão, algumas pessoas podem ainda ter a doença ou a infecção mesmo tendo sido vacinadas, mas poderão ter uma forma menos grave da doença em função desta vacinação", diz a nota do Butantan.
A assessoria do artista confirmou ao UOL que ele tomou a primeira dose no dia 15 de fevereiro e a segunda dose em 15 de março. Timóteo deu entrada no Hospital Casa São Bernardo, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, no dia 17 de março. O intervalo entre a segunda dose e a internação do artista é curto e indica uma infecção antes da vacinação. Não é o primeiro registro de uma pessoa que contraiu a doença após receber as duas doses.
O intervalo entre a segunda dose e a internação do artista é curto e indica uma infecção antes da vacinação. Não é o primeiro registro de uma pessoa que contraiu a doença após receber as duas doses.
O cantor pediu que grupo de risco respeitasse orientações médicas
Timóteo já havia se manifestado em defesa do cumprimento de protocolos contra a covid-19. Em abril de 2020, durante entrevista à TV Globo, ele declarou estar preocupado com a doença que "parou todo o mundo". Estou vivendo a realidade do planeta. Dentro de casa há mais de mês sem poder trabalhar. Preocupadíssimo porque a doença é gravíssima parou a nação brasileira e parou todo o mundo. Espero que todos do meu tempo, de 50 [década de 1950] para a frente, cumpram as necessidades determinadas pela medicina Agnaldo Timóteo em entrevista ao Hora 1 de 22 de abril de 2020 Em 20 de janeiro deste ano, ele participou de uma live beneficente no Santuário Cristo Redentor para ajudar famílias e. instituições durante a pandemia de covid-19. "Agradecemos a imensa corrente de fé que o mundo e, principalmente, a sociedade brasileira está fazendo em prol da grande luta pela sobrevivência humana no combate à covid-19. Um show inédito em minha carreira musical", afirmou Timóteo à equipe de comunicação responsável pelo santuário. O cantor também compôs uma música no ano passado chamada "Epidemia". "Deus, a epidemia é uma maldição. Bilhões de inocentes na prisão, à espera de um milagre seu. (...) Deus, espalhe suas bençãos, limpa o ar. De novo a humanidade irá ganhar a paz e a liberdade de ir e vir", diz um trecho da música.
Famosos lamentaram a morte do cantor Agnaldo Timóteo, vítima da covid-19 aos 84 anos neste sábado (3).
Os cantores Wesley Safadão e Mumuzinho, além da atriz Patricia Pillar e do apresentador Serginho Groisman, postaram despedidas nas redes sociais. A informação da morte do cantor foi confirmada pelo Instituto Funjor, através do qual a família vinha se comunicando com a imprensa desde a internação do artista, em 17 de março.
Ronnie Von:
Em entrevista à GloboNews, o cantor e apresentador Ronnie Von falou sobre a relação com Agnaldo Timóteo. Ele ressaltou o talento e disse que sentirá falta do artista. Ele era uma pessoa absolutamente determinada, e em último nível. Vou sentir falta dele. Vou sentir falta das nossas conversar, até de embates que a gente tinha, alguns bem rudes, porque ele era cobrador. Ele queria que a gente ajudasse todo mundo, e muitas vezes a gente não pode, não consegue, é um só. "Ele cobrava dos outros amigos uma atitude para ajudar quem dos nossos estava na pior. Comigo isso aconteceu, e mais de uma vez", completou Ronnie na sequência da conversa.
Neguinho da Beija-Flor:
Neguinho da Beija-Flor desabafou sobre a morte do amigo. Ele afirmou que considera a covid-19 um "horror" e fez um apelo para que as pessoas continuem em casa. Eu estava perdendo a voz e ele me aconselhou a fazer aula de canto. Ela voltou. Minha amizade com ele era de dar muito conselho: não beber, não fumar, não perder noites de sono. Seguia as orientações do Agnaldo. É um choque muito grande.
Fagner:
À emissora, o cantor Fagner, que foi parceiro musical de Timóteo, lembrou do colega como uma figura "esquerdista", "religiosa" e que corria atrás dos seus objetivos. "Se via claramente pelas suas expressões essa busca, que ele era extremamente religioso". Ele aproveitouQueria ressaltar também a luta pessoal dele, quando ele foi para a rua vender seus próprios discos. Agnaldo era um cara que buscava se colocar, que bombardeava os preconceitos.
Roberto Carlos:
Roberto Carlos compartilhou uma foto antiga para lamentar a morte de Agnaldo Timóteo. O cantor destacou que os dois se conhecem "desde antes da Jovem Guarda". "Um grande cantor, um cara muito querido que eu respeito muito", completou na sequência
Roberto Carlos
"Sinto muito pelo o que aconteceu a Agnaldo Timóteo. Nos conhecemos há muito tempo, desde antes da Jovem Guarda. Tive o prazer de ter alguma músicas minhas e de Erasmo gravadas por ele. Um grande cantor, um cara muito querido que eu respeito muito. Meus sentimentos aos seus familiares. Que o nosso Deus de bondade o proteja e o abençoe. Amém."
Serginho Groisman:
"Agnaldo Timóteo não conseguiu vencer a batalha contra Covid. Uma voz privilegiada. Que fique em paz."
Ritchie
R.I.P." Agnaldo Timóteo. Sempre me tratou com muito respeito qdo a gente se encontrava nos bastidores da tv nos Anos 80. Brasil perde um grande cantor."
Danillo Gentili
Como teste me convocaram para essa entrevista com ele. Eu estava nervoso pois nunca tinha entrevistado ninguém. Ele não sabia o que eu ia fazer, e na real nem eu sabia o que eu tava fazendo. No fim ele se zangou, foi embora e pediu pra me tirarem da câmara. Achei que eu tinha estragado a minha chance. Mas foi o contrário! O que era apenas para ser um teste entrou pra TV como matéria pronta. Assistindo de novo hoje percebi quanta paciência ele teve comigo. Depois disso virei amigo desse ícone.Obrigado, Benino! Foi com você que eu entrei pra TV!Sentiremos a sua falta
Walter Carrasco
Uma triste notícia! Mais uma vítima do COVID-19: o cantor, compositor e político Agnaldo Timóteo. Ele tinha 84 anos de idade. Meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores do Agnaldo
Celso Portiolli
Que triste, o nosso amigo se despediu. Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs do Agnaldo Timóteo. 🙏🙏🙏 Descanse em paz.
Mumuzinho
Uma voz potente e uma trajetória que ficará pra sempre na história da música brasileira. Meus sentimentos a família do Agnaldo Timóteo. Descanse em paz
Brito Jr
Agnaldo Timóteo se foi. Esse vírus covid não poupa ninguém e tem sido cruel também com o mundo artístico. Vai com Deus, Agnaldo.
Foto: Ricardo Stuckert
Lula:
“Agnaldo Timóteo foi um dos mais importante cantores da história da música popular brasileira. Teve uma trajetória musical de décadas, cantando e entretendo os mais diferentes tipos de audiências por todo o país. Suas interpretações emocionaram gerações de brasileiros. Também teve uma carreira política sem medo de opiniões polêmicas. Sempre foi muito solidário comigo, mesmo nos momentos mais difíceis, pelo que sou muito grato. Infelizmente faleceu dessa doença terrível que tem levado tantos brasileiros. Suas músicas e nossas lembranças dele seguem conosco. Aos familiares, amigos e fãs de Agnaldo Timóteo minha solidariedade e meus sentimentos.Luiz Inácio Lula da Silva”
Lúcia Helena Santos:
O cantor Agnaldo Timóteo morreu, neste sábado (03), devido às complicações decorrentes da Covid-19. Ele tinha 84 anos. "É com imenso pesar que comunicamos o FALECIMENTO do nosso querido e amado Agnaldo Timóteo. Agnaldo Timóteo não resistiu as complicações decorrentes do COVID-19 e faleceu hoje às 10:45 horas. Temos a convicção que Timóteo deu o seu Melhor para vencer essa batalha e a venceu! Agnaldo Timóteo viverá eternamente em nossos corações! A família agradece todo o apoio e profissionalismo da Rede Hospital Casa São Bernardo nessa batalha", disse a família, em nota.
Agnaldo estava internado desde o dia 17 de março na UTI do Hospital Casa São Bernardo, na Zona Oeste do Rio. No último dia 27, o cantor precisou ser intubado para "ser tratado de forma mais segura" contra a doença.
Frejac
Perdemos hoje Agnaldo Timóteo, um grande cantor, daqueles de voz forte, de “dó de peito”, aquele cantor que não precisa nem de microfone para ser ouvido .Um cantor romântico impecável. Tenho recordações dele me recebendo em seu programa de rádio com muito carinho, sempre falando muito bem do meu pai porque tiveram uma relação muito fraterna quando eram deputados, e meu pai, que já tinha uma experiência parlamentar maior, o ajudava quando ele queria fazer os projetos dele ou tinha alguma dúvida em relação ao regimento interno da Câmara dos Deputados . Nessas horas ele sempre procurava meu pai. A lembrança que eu tenho dele é esse carinho pela minha família e também por isso fico muito triste com essa perda. Um grande cantor com uma obra enorme e muito significativa para o público e para a música brasileira.Que ele vá por um caminho de luz
Alcione Marrom
O Brasil se despede de uma de suas maiores vozes de todos os tempos. Eu, me despeço de um grande amigo, cujo coração era maior do que ele.Descanse em paz, Agnaldo Timóteo, na certeza que sua obra é eterna. (Alcione)
A trajetória
Agnaldo Timóteo Pereira, mais conhecido como Agnaldo Timóteo, nasceu em Caratinga, no interior de Minas Gerais, em 16 de outubro de 1936.
Apaixonado por música desde cedo, se apresentava em circos itinerantes que chegavam à cidade.
Timóteo passou a cantar em programas de calouro em rádios de Caratinga, Governador Valadares e Belo Horizonte. Ele conciliava as apresentações com o trabalho de torneiro mecânico. Em Minas, interpretava canções de Cauby Peixoto e ficou conhecido como “Cauby mineiro”.
Timóteo gravou seu primeiro disco após indicação da cantora em 1961, mas demorou a estourar.
A projeção veio após participação no programa de Jair de Taumaturgo na TV Rio, quando ganhou todos os prêmios do programa e foi contratado pela gravadora EMI-Odeon.
Com o LP "Surge um Astro", emplacou o hit "Mamãe" (versão de "La Mamma", de Charles Aznavour) e passou a participar do programa “Jovem Guarda”. O início da carreira foi todo focado em versões de sucessos internacionais.
Com o álbum “Obrigado Querida”, lançado em 1967, alcançou o primeiro lugar nas gravadoras do país e seu primeiro grande hit foi “Meu grito”, canção de Roberto Carlos.
A partir de então, se consolida como cantor romântico e lança outros sucessos como “Ave-Maria”, “Verdes campos” e “A galeria do amor”. Agnaldo Timóteo gravou mais de 50 discos, alternando entre o romântico e o brega.
Trajetória política
Timóteo iniciou sua atuação como político em 1982, quando foi eleito deputado federal no Rio de Janeiro pelo PDT.
Durante o mandato, brigou com Leonel Brizola e transferiu-se para o extinto PDS.
Candidatou-se ao governo do Estado em 1986, mas foi derrotado por Moreira Franco.
Foi eleito novamente deputado federal em 1994, e renunciou dois anos depois para assumir como vereador na cidade do Rio de Janeiro.
Em 2005, assumiu como vereador em São Paulo pelo Partido Progressista, e foi reeleito em 2008.
G1 Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário