terça-feira, 8 de junho de 2021

Eva Wilma

 

Eva Wilma

Morre vítima de câncer, aos 87 anos, a atriz Eva Wilma, grande dama da TV e do teatro

Conhecida por grandes novelas, como a primeira versão de 'Mulheres de Areia', em que interpretou as gêmeas Ruth e Raquel, ela deixa dois filhos e cinco netos.

O Brasil sofreu mais uma triste perda na arte!

Morreu na noite deste sábado, dia 15 de maio, a atriz Eva Wilma, aos 87 anos, vítima de insuficiência respiratória causada por um câncer no ovário. Ela estava internada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde morava, desde o dia 15 de abril, para tratar problemas cardíacos e renais. Seu câncer havia sido descoberto no dia 7 e, sua morte foi confirmada às 22h08.

Seu primeiro casamento foi com o ator John Herbert (1929-2011), entre 1955 e 1976, com quem teve os dois filhos que deixa, além de cinco netos. Um comunicado oficial emitido pela assessoria de imprensa da atriz informa o ocorrido e dá os pêsames à família: "Comunicamos que a atriz Eva Wilma acaba de falecer às 22h08 no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, em função de um câncer de ovário disseminado, levando a insuficiência respiratória. Nossos profundos e sincero sentimentos a todos os familiares, especialmente a John Herbert Buckup Jr e Vivien Buckup".



História nos palcos e na TV

Ela iniciou sua carreia como bailarina clássica aos 14 anos. Em 1953, começou a receber convites para atuar, começando pelo TBC, o Teatro Brasileiro de Comédia, onde dividiu os palcos com grandes astros e estrelas da época nos espetáculos e, dali, não pararia mais, fazendo inúmeras peças importantes para a formação do teatro nacional.

Como a Tia Íris, que guardava o segredo de Teresa Cristina, em Fina Estampa - Foto: TV Globo/Divulgação

Grande dama da TV e do teatro, ela fez sucesso atuando ao lado do ator Carlos Zara (1930-2002), com quem foi casada durante 23 anos, em diversos programas, muitas vezes como par romântico. Na tela da TV, fez sucesso como as gêmeas Ruth e Raquel na primeira versão da novela Mulheres de Areia, de Ivani Ribeiro, e papéis em novelas como A Viagem, O Direito de Nascer e Selva de Pedra. Na década de 1990, fez sucesso como Altiva, personagem de sotaque nordestino que se misturava com inglês na fictícia Greenville da novela A Indomada. Um de seus trabalhos de maior sucesso na TV Globo foi Fina Estampa, novela de Aguinaldo Silva reexibida durante a pandemia.

Na novela Araguaia, de 2010, e em Fina Estampa, de 2011, reprisada em 2020 - Foto: TV Globo/Divulgação

Eva Wilma Riefle Buckup nasceu em 14 de dezembro de 1933 na cidade de São Paulo. Ela iniciou a carreira artística aos 19 anos, no Ballet do IV Centenário de São Paulo, mas abandonou a dança pouco depois, quando recebeu convites para integrar o Teatro de Arena e o programa “Alô Doçura”, da TV Tupi.O seriado ficou dez anos no ar, e a atriz dividia espaço na atração com John Herbert, com quem se casou em 1955. Eva e John se separaram em 1976. Juntos, tiveram dois filhos, Vivien e John Herbert, conhecido profissionalmente como Johnnie Beat.

Três anos depois da separação, a atriz se casou com o ator Carlos Zara, que morreu em 2002.

Além da dança e da atuação, Eva sempre foi muito conectada às artes, tendo aulas de canto, piano e violão com Inezita Barroso.
Ao longo da carreira, Eva estrelou dezenas de novelas como "Meu Pé de Laranja Lima" (1971) e a primeira versão de "Mulheres de Areia" (1973), na qual interpretava as gêmeas Ruth e Raquel. Vinte anos depois, no remake da trama, os papéis foram feitos por Glória Pires.

Eva também deu vida à vilã Altiva, de “A Indomada”, que rendeu vários prêmios para a atriz.

Eva Wilma em cena da novela 'O Rei do Gado', de 1996 — Foto: Acervo Grupo Globo

"Pedra sobre Pedra" (1992), "O Rei do Gado" (1996) e “Começar de Novo” (2004) foram outras obras que tiveram a participação de Eva Wilma.

Seu último trabalho para a TV foi em 2015, em “Verdades Secretas”, na qual interpretou Dona Fábia, uma alcoólatra, amargurada e aproveitadora, que extorquia o filho Anthony (Reinaldo Gianechini). Eva também foi premiada pelo projeto.

Eva Wilma como Fábia, de "Verdades Secretas" — Foto: Globo/João Miguel Júnior
Em 2017, Ela ainda participou do show "Crise , que crise"??”, idealizado por seu filho. Nele, a atriz soltava a voz, retomando o que já havia feito no musical “Oh! Que Delícia de Guerra”, nos anos 1970.


Eva Wilma foi homenageada no Prêmio Cesgranrio de Teatro, no Copacabana Palace — Foto: Reprodução/ TV Globo

Homenagem

Em janeiro de 2020, ela foi a grande homenageada do Premio Cesgranrio de Teatro , no Copacabana Palace, no Rio. E, no discurso de agradecimento, falou sobre a importância do trabalho dos atores.
“Amo o ator por se emprestar inteiro para expor os aleijões da alma humana com a única finalidade de que o público se compreenda, se fortaleça e caminhe no rumo de um mundo melhor a ser construído pela harmonia e pelo amor”, afirmou.

Famosos, artistas e apresentadores de TV lamentaram hoje a morte de Eva Wilma aos 87 anos que tratava um câncer no ovário e estava internada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Nas homenagens, eles lembraram da carreira da atriz e exaltaram sua trajetória cheia de "personagens marcantes" e "interpretações inesquecíveis".

Beth Goulart 
"Uma mulher forte, que construiu uma história de conquistas, lutas e vitórias, uma mulher de opinião, que sempre se posicionou pela justiça e liberdade. O Brasil fica menor sem sua presença e seu brilho. Que Deus te ilumine, Vivinha, em sua nova caminhada espiritual e fortaleça seus filhos e sua família. Meus sentimentos", escreveu a atriz Beth Goulart no Instagram Perdemos Eva Wilma, uma grande atriz, uma estrela de primeira grandeza em todos os sentidos, que nos brindou com uma carreira brilhante, cheia de personagens marcantes, interpretações inesquecíveis. Uma mulher forte, que construiu uma história de conquistas, lutas e vitórias, uma mulher de opinião, que sempre se posicionou pela justiça e liberdade. O Brasil fica menor sem sua presença e seu brilho. Que Deus te ilumine Vivinha em sua nova caminhada espiritual e fortaleça seus filhos e sua família. Meus sentimentos ela foi para uma nova jornada e estará na companhia de amigos especiais e pessoas amadas . 

Plinio Marcos 
“Eu amo o ator que se empresta inteiro para expor para a plateia os aleijões da alma humana, com a única finalidade de que seu público se compreenda, se fortaleça e caminhe no rumo de um mundo melhor que tem que ser construído pela harmonia e pelo amor.” Plinio Marcos

Tony Ramos,
É um soco na boca do estômago. Que ela descanse em paz. Ela gostava muito de trabalhar, ela gostava muito de viver.Tony Ramos, ator, à GloboNews

Regiane Alves
"Que ano mais triste. Hoje perdemos Eva Wilma, uma grande atriz e que muito me inspirava. Sorte a minha ter conseguido trabalhar ao lado dela. Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs."

Sônia Abrão
"Aos 87 anos, atriz estava Internada no hospital Albert Einstein e não resistiu ao tratamento de câncer no ovário. Mais uma grande dama dessa arte que se vai!".

Walcy Carrasco
"É um dia em que a gente fica triste. Perde-se uma estrela da maior grandeza. Sem dúvida, uma das artistas mais talentosas do país, que dedicou sua vida à arte. Vá em paz, querida Eva Wilma!".

Reinaldo Gottino, âncora da Record TV "Morreu aos 87 anos, a atriz Eva Wilma! Meus sentimentos a família.

Tuca Andrada
"Mais uma Estrela no céu do Brasil. Obrigado por tudo, dona Eva. Boa viagem... 

Mel Lisboa]
"Eva Wilma. Aplausos"

Boninho
"Querida Eva Wilma, que a sua luz ilumine nossos palcos para sempre!"

Marcelo Médici,
"Eva Wilma, obrigado por tanto".

Andreia Sadi
Presente na minha memória afetiva exatamente como o descreve no texto, que me fez viajar por personagens incríveis dessa gênia da nossa dramaturgia. Consigo ouvir meus avós brincando c/o bordão “Oh xente, mai gódi” qd assistíamos A Indomada. Eva Wilma 

Nilsojn Xavier
Perdemos uma de minhas atrizes preferidas :( Com inúmeros personagens marcantes, Eva Wilma transitou com maestria entre o drama e a comédiaPatricia Pillar
Essa fala expressa um pouco da fortaleza que era essa grande mulher. Estou muito triste com essa notícia. Minha grande amiga, vou sentir muito a sua falta! Todo meu carinho à linda família da Vivinha, principalmente seus filhos Vivien e John, a todos os amigos e fãs.·

Lilia Cabral
"Grande dama da TV, teatro e cinema. Uma estrela, admirável e linda. Vou te amar sempre!"Como vc me ensinou!!! Todos os dias, todos os momentos, que eu não deixava passar, pois eu estava ao lado da atriz que eu tinha uma profunda admiração e respeito. Ela me pegava pelo braço e me direcionava orientando como me posicionar na luz certa. Não me deixava sozinha em nenhuma situação, me contava histórias e sempre queria saber de todas as minhas histórias. Olhava pra mim com afeto, sempre me dando coragem pra enfrentar as dificuldades da profissão e não deixar de viver intensamente as alegrias. Fiz muitos trabalhos com a Vivinha, amava seu jeito, sua beleza, amava sua loucura. Grande dama da TV, teatro e cinema. Uma estrela, admirável e linda. Vou te amar sempre! Quanta falta vc vai fazer. Te amo

https://tvefamosos.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário