Nesta semana, o #TBTdaTV relembra qual foi a primeira novela das 21h de cada autor na Globo. Isso desde os anos 1970, quando a incansável Janete Clair passou a se alternar na faixa com outros profissionais após anos seguidos de histórias sem parar. O crítico e pesquisador Fábio Costa recebe neste programa o jornalista Gabriel Vaquer, colega de Observatório da Televisão.
A primeira novela das 21h de cada autor
Cavalo de Aço
Walther Negrão
De 1967, quando chegou à TV Globo, a 1973, quando chegou ao final a versão original de Selva de Pedra, Janete Clair escreveu nove novelas seguidas, sendo oito delas para a emissora e quase todas para o horário das 20h, hoje 21h. Somente no começo de 1973 a autora fez uma pausa, e Walther Negrão, autor de êxitos às 19h, foi escalado para ocupar o horário nobre. Ele desenvolveu Cavalo de Aço, uma novela problemática que teve diversas fases, motivadas pela ação da Censura.
A história de Rodrigo (Tarcísio Meira), que desejava vingar a morte do pai e se revoltava contra Max (Ziembinski).
Posteriormente, vieram outras duas novelas de Janete em sequência até que outro autor fosse acionado.
Escalada
Lauro César Muniz
Lauro César Muniz
E este não foi outro senão Lauro César Muniz. No início de 1975, a novela Escalada
Entrou no ar com a proposta de contar a trajetória de um homem, Antônio Dias (Tarcísio Meira), dos anos 1940, quando era um ambicioso comerciante, até a atualidade da época, passando por todos os grandes momentos da História do Brasil recente. Entre eles, é claro, a construção de Brasília, o que rendeu problemas com a Censura, que impedia citações ao ex-presidente Juscelino Kubitschek.
Gilberto Braga
Dancin’ Days
Gilberto Braga
Em 1978, após Lauro César Muniz já haver escrito três novelas da faixa nobre em alternância com Janete Clair, um novo autor foi lançado no horário. Egresso de adaptações literárias exitosas às 18h, como Escrava Isaura e Dona Xepa, Gilberto Braga estreou às 21h (à epoca, 20h) com Dancin’ Days, em 1978.
A história da disputa do amor da jovem Marisa (Glória Pires) pela mãe biológica Júlia (Sônia Braga) e a adotiva, a tia Yolanda (Joana Fomm), cativou o público, entremeada pela febre das discotecas, uma crônica da Copacabana de então e da ressocialização de ex-presidiários, caso da protagonista Júlia
.Baila Comigo
Manoel Carlos
Manoel Carlos
No começo de 1980, Lauro César saiu da Globo. De maneira que era necessário “promover” outro novelista à faixa nobre, para suprir essa ausência. O escolhido foi Manoel Carlos, outro autor de sucesso às 18h e que escreveu Água Viva às 20h com Gilberto Braga. A primeira novela de Maneco no horário principal foi Baila Comigo (1981). Recentemente reprisada pelo Canal Viva, pela primeira vez nesses quase 40 anos.
A novela partia dos desencontros das vidas de dois irmãos gêmeos. João Victor e Quinzinho eram interpretados por Tony Ramos, e só descobriram a existência um do outro aos 27 anos de idade.
Roque Santeiro
Dias Gomes
Dias Gomes
O dramaturgo e autor de novelas Dias Gomes, falecido em 1999 (Reprodução/TV Brasil)
Na década de 1980, três novos autores chegaram ao horário principal, além de Dias Gomes. Este já teria estreado em 1975 com Roque Santeiro, que foi censurada. Todavia, foi justamente com a mesma Roque Santeiro que Dias chegou ao horário das 20h em 1985, 10 anos depois da proibição.
O coroinha Luís Roque Duarte, conhecido como Roque Santeiro por esculpir imagens sacras, teria morrido ao defender os habitantes de Asa Branca dos capangas do perigoso Navalhada, um bandido que havia invadido a cidade.
Champagne
Cassiano Gabus Mendes
Cassiano Gabus Mendes
Além disso, a morte de Janete Clair, em 1983, provocou um período de mudanças no horário nobre da Globo. Este só voltou a se estabilizar no final da década, inegavelmente. Cassiano Gabus Mendes foi trazido das 19h com Champagne, também em 1983. Logo após, Partido Alto lançou de
uma vez só dois escritores no horário nobre: Aguinaldo Silva e Glória Perez.
Em 1970, em uma cintilante festa de passagem de ano da aristocracia, a jovem copeira Zaíra é misteriosamente assassinada. Treze anos se passam e o principal acusado, o humilde garçom Gastão, que era colega da vítima, tenta provar sua inocência
Partido Alto
Aguinaldo Silva
Glória Perez
Aguinaldo Silva
Glória Perez
A história mostrava dois mundos opostos. Isadora (Elizabeth Savalla), filha do rico industrial Arnaldo Amoedo (Rubens Correa), sai de um casamento problemático com Sérgio (Herson Capri), um executivo mau-caráter das empresas do sogro, e se envolve com o professor universitário de história Maurício Vilela (Claudio Marzo).
Tieta
Aguinaldo Silva
Ana Maria Moretzsohn
Ricardo Linhares
Aguinaldo Silva
Ana Maria Moretzsohn
Ricardo Linhares
Com Aguinaldo, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares assinaram pela primeira vez uma novela das 20h em 1989, com Tieta
A trama começa quando Tieta (Cláudia Ohana) é escorraçada da cidade pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos). Se sentindo desonrado com o comportamento considerado licencioso de Tieta e influenciado pelas intrigas da sua outra filha, Perpétua (Adriana Canabrava). Zé Esteves decide esquecer que Tieta é sua filha, e a expulsa da sua casa. Humilhada, Tieta segue para São Paulo, fugindo do conservadorismo da população de Santana do Agreste, no nordeste brasileiro.
Nos anos 1990, poucas mudanças
Rainha da Sucata
Silvio de Abreu
Silvio de Abreu
Basicamente, na década de 1990 apenas dois autores estrearam às 20h como titulares na Globo. Todavia, ambos já bastante experientes àquela altura. Em 1990, Silvio de Abreu escreveu Rainha da Sucata.
A trama de Rainha da Sucata retrata o universo dos novos-ricos e da decadente elite paulistana contrapondo duas personagens femininas, a emergente Maria do Carmo Pereira (Regina Duarte) e a socialite falida Laurinha Albuquerque Figueroa (Glória Menezes). Maria do Carmo enriquece com os negócios do pai, o vendedor de ferro velho Onofre (Lima Duarte), e se torna uma bem-sucedida empresária, mas mantém os hábitos de seu passado humilde.
Renascer
Benedito Ruy Barbosa
Benedito Ruy Barbosa
Em 1993 foi a vez de Benedito Ruy Barbosa fazer Renascer. Curiosamente, as duas histórias foram as mais vistas da faixa em toda a década. Com efeito, durante cerca de 20 anos os mesmos novelistas se revezaram no horário nobre.
A novela narra a saga de José Inocêncio, um fazendeiro da zona cacaueira de Ilhéus na Bahia Ao chegar à região onde vai fazer sua vida, finca um facão aos pés de um frondoso jequitibá. Este gesto passa a ser o símbolo de sua coragem e do sonho de se tornar eterno. Casa-se com Maria Santa e torna-se pai de quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro, o caçula, cujo nascimento é acompanhado da morte da mãe, por complicações durante o parto.
A Favorita
João Emanuel Carneiro
João Emanuel Carneiro,
Somente em 2008, um novo autor foi lançado pela Globo às 21h. Trata-se de João Emanuel Carneiro, a saber. Com A Favorita, o escritor entrou para esse seleto grupo, que tem se ampliado desde então.
Donatela (Claudia Raia) perdeu seus pais num acidente de carro e foi adotada pela família de Flora(pATRICIA pILLAR), assim, as duas cresceram como irmãs. Elas sempre tiveram talento para o canto e chegaram a formar uma dupla sertaneja: Faísca e Espoleta.
Amor à Vida
Walcyr Carrasco
Walcyr Carrasco
No ano de 2013 foi a vez do bem-sucedido Walcyr Carrasco: Amor à Vida.
Os irmãos Félix (Mateus Solano) e Paloma (Paolla Oliveira) são os herdeiros da milionária e tradicional família paulistana Khoury. O pai deles, César (Antonio Fagundes), é um renomado médico clínico geral, dono do hospital San Magno, em São Paulo. Enquanto Paloma não é nada materialista e extremamente honesta, Félix é o total oposto. Sabendo da preferência do pai pela irmã, Félix não medirá esforços para tentar tirá-la do seu caminho e assim tornar-se o único herdeiro.
Babilônia
João Ximenes Braga
Gilberto Braga
Ricardo Linhares
João Ximenes Braga
Gilberto Braga
Ricardo Linhares
Depois do Emmy com Lado a Lado, João Ximenes Braga assinou com Gilberto Braga e Ricardo Linhares a problemática Babilônia, em 2015.
Amigas de adolescência, Beatriz Amaral (Glória Pires), uma arquiteta de sucesso, que voltou de Lisboa , onde morava, após ficar viúva, e Inês (Adriana Esteves), uma advogada falida que não se conforma com sua vida de privações financeiras, se reencontram, por uma armação de Inês, que descobre, através dos jornais, a volta de sua antiga amiga para o Brasil. Estrategicamente, Inês se aproxima de Beatriz, e lhe pede um emprego para seu marido, o engenheiro desempregado Homero (Tuca Andrade). Sempre arrogante e esnobe, Beatriz a humilha, e Inês diz que se vingará. Elas, então, se tornam arqui-inimigas devido à inveja ferrenha que Inês sente.
Lei do Amor
Maria Adelaide Amaral
Vincent Villari
Maria Adelaide Amaral
Vincent Villari
No ano seguinte foi a vez de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari fazerem A Lei do Amor, outro projeto que enfrentou problemas.
A novela conta a história de amor de Heloisa (Cláudia Abreu) e Pedro (Reynaldo Gianecchini), que é colocado a prova por Magnólia, até que o casal se reencontra 20 anos depois.
Amor de Mãe
Manuela Dias
Manuela Dias
Agora temos Manuela Dias, que com Amor de Mãe faz sua estreia no horário, já como autora principal.
Amor de Mãe, conta a história de três mãe: Vitória (Taís Araujo), Thelma (Adriana Esteves) e Lurdes (Regina Casé).
TopBuzz.com
sexta-feira, 27 de julho de 2018
Nos 70 anos de Gilberto Braga, reveja grandes sucessos do autor
Gilberto Braga escreveu novelas de sucesso na Rede Globo
Escrava Isaura (1976)
Theo Becker e Bianca RinaldiIsaura (Bianca Rinaldi) nasceu em 1834, na fazenda do Comendador Almeida (Rubens de Falco), em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. Ela é filha da bela negra Juliana(Valquíria Ribeiro), escrava do comendador, e do feitor da fazenda, Miguel(Jackson Antunes). Juliana morre pouco depois do parto, pois sempre se negou a ir para cama com o comendador, açoitada no tronco. Isaura, sua filha, é criada e educada por Gertrudes(Norma Blum), mulher de Almeida, que sempre quis ter uma filha. Apesar da excelente educação e de ter a pele muito clara, Isaura é escrava.Tudo se complica em sua vida quando volta para a fazenda o perverso senhor Leôncio(Leopoldo Pacheco), filho do Comendador, que desenvolve uma paixão doentia por Isaura. No final, Isaura se casa com Álvaro (Theo Becker).
Dancin´Days (1978)
Júlia de Souza Matos (Sonia Braga) é uma ex-presidiária, que ganha liberdade condicional após onze anos de prisão. Ela foi presa por atropelar acidentalmente um homem durante a fuga a um assalto a um banco. Sua filha (Gloria Pires), com apenas 4 anos, é enviada a um orfanato e meses depois, vai morar com sua milionária tia Yolanda de Souza Matos Pratini (Joana Fomm), que criou a menina cercada de luxos e mimos.
Anos Dourados (1986)
Malu Mader e Felipe Camargo
Lurdinha (Malu Mader) e Marcos (Felipe Camargo) se apaixonam à primeira vista. Ela estuda no Instituto de Educação; ele, no Colégio Militar, duas tradicionais instituições de ensino da Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Mas os pais de Lurdinha – os conservadores dr. Carneiro (Cláudio Corrêa e Castro)e Celeste (Yara Amaral), rejeitam o rapaz por ele ser filho de pais separados e tentam, de todas as maneiras, afastá-lo da jovem. Sem diálogo com a família, Lurdinha não consegue defender o amor que sente por Marcos, mas, mesmo assim, não deixa de encontrá-lo às escondidas.
Vale Tudo (1988)
Regina Duarte e Gloria Pires
A trama passa então a mostrar a dualidade: Maria de Fátima(Gloria Pires) buscando ficar rica com o casamento arranjado, enquanto Raquel (Regina Duarte), vendendo sanduíches na praia, acaba subindo na vida e, de maneira honesta, vira dona de uma rede de restaurantes industriais.Raquel vive como guia de turismo, Fátima, sem dizer nada à mãe, vende a casa e parte para o Rio de Janeiro em busca de ganhar a vida, não importando como.
O Primo Basílio (1988)
Marcos Paulo e Giulia Gam
A história se passa na Lisboa do século XIX. O jovem Basílio (Marcos Paulo) acaba de chegar da Inglaterra e só tem olhos para Luísa (Giulia Gam), a sua bela e doce prima. Os dois são apaixonados desde a infância, e quando ele volta, essa paixão se torna incontrolável. Basílio é obrigado a viajar para o Brasil a negócios e antes de partir, porém, promete se casar com Luísa quando regressar a Portugal. Durante aqueles meses naquele distante país, Basílio escreve para Luísa com alguma assiduidade, mas, com o passar do tempo, deixa de mandar quaisquer notícias, até que acaba por escrever para terminar tudo entre ambos, pois não queria fazê-la sofrer pela sua ausência, e que ela pudesse ser feliz, pois ele demorará a voltar.
O Dono do Mundo (1991)
Malu Mader e Antonio Fagundes
O antiético cirurgião plástico Felipe Barreto (Antonio Fagundes), sente uma forte atração por Márcia (Malu Mader), uma professora, tímida e suburbana, noiva de Walter( Tadeu Aguiar), um funcionário de sua clínica. Essa fascinação aumenta quando ele descobre que a garota é virgem. Durante o casamento de Márcia, Felipe aposta uma caixa de champanhe com Júlio (Daniel Dantas), gerente da clínica, dizendo que fará amor com a moça antes do noivo. A fim de alcançar seu objetivo, ele oferece uma viagem ao Canadá para o casal. No estrangeiro, arma para que Walter se distancie e seduz Márcia quando a mesma o procura. Com efeito, a moça, antes de sua noite de núpcias, acaba se rendendo a Felipe, o que faz com que sua vida desmorone: Walter, ao descobrir a traição, comete o suicídio. Márcia consequentemente passa a sofrer inúmeras dificuldades até ser expulsa de casa pela própria família. Começa então a se dedicar somente à vingança contra o médico.
Anos Rebeldes (1992)
Cassio Gabus Mendes e Malu Mader
A trama segue o romance entre os jovens Maria Lúcia e João Alfredo, e a trajetória de um grupo de colegas do tradicional Colégio Pedro II, desde 1964, quando se forma e se instala no Brasil o regime de ditadura militar, até 1985 altura em que a política governamental terá já influenciado definitivamente os seus destinos.Maria Lúcia e João Alfredo vivem em conflito por causa da política e ideologia de cada um.
Celebridade (2003)
Malu Mader e Cláudia Abreu
A trama é a rivalidade entre duas mulheres: a bem-sucedida empresária e ex-modelo Maria Clara Diniz (Malu Mader), dona da produtora Mello Diniz, e a dissimulada e ardilosa Laura Prudente da Costa (Cláudia Abreu), que se aproxima de Maria Clara dizendo ser sua maior admiradora e consegue um emprego em sua empresa, tramando na verdade tomar posse de tudo que é seu.
Paraíso Tropical (2007)
Alessandra Negrini
Paraíso Tropical é uma novela urbana, que tem como trama central a história das gêmeas Paula e Taís (ambas interpretadas por Alessandra Negrini, duas mulheres fisicamente idênticas, mas com personalidades opostas. No início da história, uma não sabe da existência da outra. Com o desenrolar da narrativa, Paula, que mora na Bahia, muda-se para o Rio de Janeiro, mais precisamente para o bairro de Copacabana, e descobre a existência de Taís. A primeira reação é de felicidade. Mas, aos poucos, Paula percebe que a irmã é uma mulher ardilosa e mau-caráter, capaz de prejudicá-la para se dar bem na vida.
Insensato Coração (2011)
Paolla Oliveira e Eliberto Leão
Pedro (Eliberto Leão) é piloto de avião e, ao salvar uma aeronave de um sequestro, se apaixona à primeira vista pela mocinha Marina (Paolla Oliveira).A história se passa entre Florianópolis, Porto Alegre e Rio. Leo (Gabriel Braga Nunes) se envolve com contrabandistas de caça-níqueis, é viciado em prostitutas e morre de inveja do irmão. Marina se decepciona com o piloto e casa com Leo.
Babilônia (2015)
Gloria Pires e Adriana Esteves
Amigas de adolescência, Beatriz Amaral (Gloria Pires) uma arquiteta de sucesso, que voltou de Lisboa, onde morava, após ficar viúva, e Inês (Adriana Esteves), uma advogada falida que não se conforma com sua vida de privações financeiras, se reencontram, por uma armação de Inês, que descobre, através dos jornais, a volta de sua antiga amiga para o Brasil. Estrategicamente, Inês se aproxima de Beatriz, e lhe pede um emprego para seu marido, o engenheiro desempregado Homero (Tuca Andrada). Sempre arrogante e esnobe, Beatriz a humilha, e Inês diz que se vingará. Elas, então, se tornam arqui-inimigas devido à inveja ferrenha que Inês sente.
A maior expectativa ao se apresentar uma novela é sobre os atores da trama, aqueles que darão vida aos personagens. Dependendo do autor, é possível prever alguns nomes que estarão em cena, já que muitos profissionais não escondem suas preferências.
.
Gilberto Braga
Fábio Assunção, Glória Pires, Malu Mader, Cláudia Abreu e Otávio Muller são presença garantida nas obras do veterano. "Considero o ator um co-autor do texto. A forma como faz um trabalho vai influir na história. Então, preciso de aliados com quem tenha afinidade para escrever bem", disse Braga, que teceu elogios à Malu Mader. "É minha musa como ser humano", afirmou Gilberto. A atriz já participou de seis tramas dele!
Fábio Assunção
Fábio Assunção começou com Pátria Minha (1994) e trabalhou em todas as novelas do autor, como exemplo, Força de um Desejo (2999), Labirinto (2998),Celebridade (2003), Paraíso (2007) entre outras.
Glória Pires
Desde a novela Dancin'Days (1978) até a última Babilônia que Glória Pires integra o elenco das novelas de Gilberto Braga.
Malu Mader
A amizade com Gilberto Braga surgiu quando eles começaram na novela Anos Dourados, e ela participou de várias novelas, como O Dono do Mundo (1991)Anos Rebeldes (2003) Sangue Bom (2014)Força de um Desejo (1999), entre outras.
Cláudia Abreu
Cláudia Abreu participou da novela Anos Rebeldes, Celebridade (2003) entre muitas outras de destaque.
Otávio Mulller
Otávio Müller integrou o elenco das novelas O Dono do Mundo, Paraíso Tropical, Vale Tudo, e outras novelas de sucesso.
Texto: Núcia Ferreira
Publicado na revista TV Brasil n/n 844
Fotos: Globo/Divulgação - epoca.globo.com-contamais.com.br - economia.uol.com.br-revistaquem.globo.com-diversao.terra.com.br-extra.globo.com-farofata.wordpress.com-supertvmais.blogspot.com-gente.ig.com.br-www.noticiasbr.com.br-
infografucis,igkibi,gkibi,com-otvfici.cink.br-oplanetatv.clickgratis.com.br
Foto: Cícero Rodrigues / Memória Globo-canalviva.globo.com
http://gshow.globo.com/https://pt.wikipedia.org/wiki/://www.google.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário