Patricia Pillar e Cláudia Raia
Novelas 16/05/22 às 11:22
A Favorita: Relembre a história da novela que está de volta à telinhaPor Murilo Rocha
Duas mulheres. Um crime. Uma trama de suspense emocionante. Essa é a premissa de “A Favorita”, o sucesso de João Emanuel Carneiro, que volta a ser exibida nesta segunda-feira, 16 de maio, no “Vale A Pena Ver De Novo”.
O Enredo
Flora Pereira da Silva (Patricia Pillar ) e Donatella Fontini (Cláudia Raia) são duas mulheres com um passado interligado, e estão conectadas desde que eram crianças. A família de Donatella sofreu um acidente e, desde então, ela é criada como irmã adotiva de Flora. Em um momento, a dupla é descoberta por Silveirinha (Ary Fontoura), que vira empresário das duas como Faísca e Espoleta, uma dupla sertaneja.
Foto: Memória Globo
Mas, quando conhecem Marcelo Fontini (Flávio Tolezani) e Dodi Gentil (Murilo Benício) começa a disputa do coração do herdeiro da fábrica de papel Fontini, e quem sai vencedora é Donatell, mas, Marcelo sempre levou a vida dupla e mantinha Flora como amante. Porém, alguns anos depois, ele é assassinado, e fica a dúvida: Quem matou o filho de Irene (Glória Menezes) e Gonçalo (Mauro Mendonça)? Uma acusa a outra, porém Flora ficou 18 anos na cadeia, e Donatella viveu a vida como a viúva do herdeiro, criando a filha de Flora e Marcelo, Lara Fontini (Mariana Ximenes).
Glória Menezes)
18 Anos depois, vemos uma Flora aproveitando sua liberdade e tentando provar sua inocência, e uma Donatella querendo proteger Lara e sua família da suposta ameaça que seria Flora. E então fica a dúvida:
Crítica e Premiações
O jogo de gato e rato de João Emanuel é elogiadíssimo e até hoje rende memes, discussões e aclamação. As atuações renderam diversos prêmios, entre eles: Melhor Novela e Melhor Autor no Prêmio Contigo e Trófeu Imprensa de Melhor Atriz para Patrícia Pillar.
O episódio de revelação da vilã é até hoje elogiado e relembrado como uma grande surpresa, pois, grande parte do público comprou a briga de Flora e aí veio a surpresa com o “Plot Twist” que foi sua passagem de injustiçada à grande vilã.
Foto: Divulgação TV Globo
Curiosidades
Tratando-se de um projeto enorme como este, existem muitas coisas acontecendo que o público pode ficar sabendo, como: Ary Fontoura interpretou o mordomo Silveirinha, e em uma cena, ele praticou improviso e cuspiu de verdade no rosto de Cláudia Raia. A cena não estava no roteiro, mas foi ao ar, pois, segundo o diretor Ricardo Waddington, captou a real emoção que a cena precisava.
Jackson Antunes interpretou Leonardo, o abusivo e agressor de sua esposa Catarina (Lilia Cabral). O ator disse que chegou a ser agredido na rua por uma telespectadora.
Juliana Paes acabou saindo do projeto para fazer Maya, em “Caminho das Índias” e sua personagem, a jornalista novata, Maíra, melhor amiga do ousado e atrevido jornalista, Zé Bob (Carmo Dallaveechia) e filha postiça da editora do Paulistão, Tuca (Rosi Campos), acabou morta.
A novela ainda conta com Déborah Secco , como a sonhadora Maria do Céu ; Tarcísio Meira como o líder da vila operária, Copola, Cauã Reymond como Harley, e Taís Araújo como Alícia.
TV Globo
O Fuxico
Saiba quem é a verdadeira vilã de A Favorita
Henrique Souza
19/05/2022 - 14:30
A Favorita, novela exibida originalmente de junho de 2008 a janeiro de 2009, e atualmente sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, desde o início intrigou os telespectadores com uma das maiores dúvidas na história da teledramaturgia brasileira: “Quem é a verdadeira vilã da história: Flora ou Donatela?”
Se você faz parte do público que acompanhou a trama de João Emanuel Carneiro na exibição original, certamente você já sabe a resposta. No entanto, na época, o assunto causou repercussão e dividiu opiniões.
Enquanto muitos acreditavam na versão de Flora (Patrícia Pilar), que alegava ter sido presa injustamente pela morte de Marcelo (Flavio Tolezani), marido de Donatela (Claudia Raia), outros sempre defenderam a esposa da vítima, que sempre acusou a rival pelo assassinato do rapaz.
Além disso, Donatela afirma que Flora é uma psicopata e faz de tudo para afastar Lara (Mariana Ximenes), que ela criou como uma filha, da mãe biológica. No decorrer da trama, a ex-presidiária consegue dar força à sua narrativa e conquista aliados, como Dodi (Murilo Benício), seu ex-marido e atual companheiro de Donatela, e também Dona Irene (Glória Menezes), mãe de Marcelo.
Mas afinal, quem é a vilã de A Favorita?
Caso você esteja acompanhando A Favorita pela primeira vez e deseja saber quem é a vilã da novela, nós te adiantamos: Flora é a verdadeira assassina de Marcelo. Além do rapaz, inclusive, ela faz novas vítimas ao decorrer da história.
A revelação para o público sobre quem é a mocinha e a vilã da trama, no entanto, só aconteceu, de fato, no capítulo 56 da exibição original. Na reprise do Vale a Pena Ver de Novo, provavelmente acontecerá antes, tendo em vista que a edição realiza alguns recortes na história para ir ao ar nas tardes da TV Globo.
Além disso, a revelação para o público sobre quem é a verdadeira vilã de A Favorita acontece em uma cena em que apenas as suspeitas Flora e Donatela aparecem. Diante disso, o mistério continua para os demais personagens da novela. Enquanto alguns ajudarão Flora, outros serão aliados de Donatela.
Em entrevista ao site Notícias da TV, a atriz Patrícia Pilar fez uma análise sobre as motivações que levaram sua personagem ao posto de vilã.
“Flora morava sozinha com seus pais e, de repente, teve que acolher uma menina vizinha pra ser sua irmã. Isso desembocou em ciúme, competição, desde a infância. São personagens muito humanos. A gente vê que a Flora é muito infeliz, ela não teve amor. Amava aquela irmã, mas se sentia inferiorizada”, declarou a artista.
Epinoff.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário