domingo, 26 de junho de 2022

São João na visão espírita






Pedro Silvino Chico Xavier um homem chamado amor

Hoje, 24 de junho os católicos comemoram o dia de São João. Por isso, resolvemos colocar a história de
João Batista pela ótica espírita.

João Batista, chamado de “O Precursor’, era primo de Jesus.

Tinha rigidez em suas ideias, opiniões e comportamento. 

Abstendo-se de bens e prazeres, vivendo unicamente para o bem, convocando o povo ao arrependimento dos pecados e a se prepararem para receber o Redentor (Jesus). 

João utilizava o ato simbólico do batismo para ressaltar ser indispensável o arrependimento, o reconhecimento dos deslizes do passado, para receber as bênçãos que o mensageiro divino (Jesus) traria.

A imersão era precedida de uma confissão públ ica e da profissão de fé do iniciado, que se dispunha à renovação, combatendo as próprias fraquezas. 

É o que fica evidente, em passagens como estas: “Arrependei-vos, fazei penitência, porque é chegado o reino dos céus”; “Eu na verdade, vos batizo com água para vos trazer à penitência; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo e com o fogo”.

Mas o que é o batismo com fogo e com o Espírito Santo?? 

Batismo de fogo é o esforço de vencermos nossos instintos e hábitos inferiores, procurando praticarmos o bem. 

Este esforço é uma luta dentro de nós e em meio a tudo e a todos. 

E o batismo com o Espírito Santo é a sintonia com os benfeitores do plano invisível, através de manifestações mediúnicas ostensivas (ver, ouvir, etc., os desencarnados) ou sutis (pressentir, intuir, etc.). 

Os discípulos, receberam um magnífico Batismo do Espírito Santo, no dia de Pentecostes, quando os Espíritos do Senhor se manifestaram através deles, em diversos idiomas, aos habitantes e visitantes de Jerusalém (Atos, cap.2)."

João pedia ao povo: "Quem iver túnica, reparta com quem não 
tem. e quem tiver alimentos faça da mesma maneira aos publicanos (coletores de impostos) orientava dizendo: "Não peçais mais do que vos está ordenando”; aos soldados aconselhava: "A ningém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo”.

#pedrosilvino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário