Essas produções são verdadeiros ícones, marcando gerações e deixando um legado atemporal

Ruan Monyel - 10 de fevereiro de 202
Titanic é um dos que são assistidos até os dias de hoje. (Foto: Divulgação/20th Century)
Os anos 90 foram uma época de grande importância para a cultura pop, especialmente no mundo do cinema, onde durante essa década, vimos o surgimento de diversos filmes que são assistidos até os dias de hoje.
Essas produções são verdadeiros ícones, marcando gerações e deixando um legado atemporal, fizeram um enorme sucesso e continuam sendo assistidos e amados pelo público ao redor do mundo.
Com suas histórias cativantes, performances memoráveis e impacto na forma de fazer cinema, esses filmes demonstram o verdadeiro poder das telonas.
1. Titanic (1997)
Leonardo DiCaprio como Jack Dawson e Kate Winslet como Rose DeWitt Bukater
Jack e Rose voltam para o convés, porém todos os botes já partiram e os passageiros estão caindo para a morte enquanto o navio se inclina mais. O Titanic se parte em dois, e a popa se ergue 90° fora da água com os dois nela. Depois do navio ter afundado por completo, Jack ajuda Rose a subir em uma painel de uma parede, que apenas aguenta o peso dela. Se segurando ao painel, afirma que ela irá morrer bem velha, em uma cama quente. Enquanto isso, o Quinto Oficial Harold Lowe traz seu barco de volta para tentar resgatar sobreviventes da água. Ele salva Rose, mas não chega cedo o bastante para resgatar Jack, que morre de hipotermia . Ela e os outros sobreviventes são levados pelo RMS Carpathia até Nova a iorque , onde ela mente seu nome, dizendo-se chamar Rose Dawson.
2. O sexto Sentido (1999)
Haley Joel Osment e Bruce Willis
Um garoto vê o espírito de pessoas mortas à sua volta. Um dia, ele conta o segredo ao psicólogo Malcolm Crowe, que tenta ajudá-lo a descobrir o que está por trás dos distúrbios. A pesquisa de Crowe sobre os poderes do garoto causa consequências inesperadas a ambos.
A história de O Sexto Sentido tem início quando o Dr. Malcolm Crowe e sua esposa Anna estão comemorando um prêmio que ele acaba de receber do prefeito de Filadélfia por sua brilhante atuação no campo da psicologia infantil. É então que Vincent, um antigo paciente do Dr. Malcolm (que considera o rapaz seu maior fracasso do ponto-de-vista terapêutico), invade sua casa e o fere, se matando em seguida.
Um ano se passa e o Dr. Crowe luta para recuperar sua auto-confiança. Ele agora está tratando de um garoto de nove anos chamado Cole Sear, um menino retraído que diz `ver coisas` e que, para desespero de sua mãe, parece viver em eterno pânico. Assim, o filme começa a acompanhar o relacionamento que vai sendo estabelecido entre Malcolm e Cole e o distanciamento que surge entre o psicólogo e sua esposa - que, para seu desespero, está prestes a se entregar a um novo romance.
É justamente o enfoque dado a estes quatro personagens (Malcolm, Anna, Cole e sua mãe) que torna O Sexto Sentido tão apavorante: ao tornar o espectador `íntimo` de seus protagonistas, Shyamalan faz com que realmente nos importemos - e temamos - por eles. Mas não é só isso: o trabalho de câmera deste jovem diretor também é extremamente hábil, especialmente nas seqüências que se passam no interior do apartamento em que o garoto vive: ligeiras oscilações nos enquadramentos nos transmitem a impressão de que aquela pequena família é observada constantemente pelos espíritos que perturbam Cole. Além disso, o tom da narrativa torna-se ainda mais assustador graças à inteligente fotografia de Tak Fujimoto, que explora com habilidade o estilo gótico de alguns pontos da arquitetura de Filadélfia, onde a história se passa.
3. Clube da Luta (1999)
Brad Pitt e Edward Norton
Fechando a década, o filme com um elenco de peso, foi um dos trabalhos mais marcantes do ator Brad Pitt, que passou a ser considerado um galã da época.
Dirigido por David Fincher, o filme foi baseado em um livro que ainda é muito procurado pelos leitores e, consequentemente, o longa segue atravessando gerações.
Fight Club Clube da LutaClube de Combat) é um norte-americano de 1999 dirigido por David Fincher . É baseado no romance homônimo de Chuck Palahiuk , publicado em 1996. O filme é protagonizado por Brad Pit, Edward Norton e Helena Bonham Carter. Norton representa o protagonista anônimo, um "homem comum" que está descontente com o seu trabalho de clásse média na sociedade americana. Ele forma um "clube de combate" com o vendedor de sabonetes Tyler Durden , representado por Brad Pitt, e se envolve com uma mulher dissoluta, Mrla Singer , representada por Helena Bonham Carter.
4. O Rei Leão (1994)
Produzido pela Walt Disney, “O Rei Leão” é um dos filmes mais queridos de todos os tempos e segue encantando espectadores de todas as idades.
Além disso, a trilha sonora, composta por Elton John e Tim Rice, com canções como “Hakuna Matata” e “Circle of Life”, se tornou icônica, o que levou o filme a inúmeras variantes, incluindo musicais e remake do longa
Clássico da Disney, a animação acompanha Mufasa (voz de James Earl Jones), o Rei Leão, e a rainha Sarabi (voz de Madge Sinclair), apresentando ao reino o herdeiro do trono, Simba (voz de Matthew Broderick). O recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki (voz de Robert Guillaume), mas ao crescer é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar (voz de Jeremy Irons), o invejoso e maquiavélico irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono.
5. Matrix (1999)
Carre-Anne Moss e Keanu Reeves
O jovem programador Thomas Anderson é atormentado por estranhos pesadelos em que está sempre conectado por cabos a um imenso sistema de computadores do futuro. À medida que o sonho se repete, ele começa a desconfiar da realidade. Thomas conhece os misteriosos Morpheus e Trinity e descobre que é vítima de um sistema inteligente e artificial chamado Matrix, que manipula a mente das pessoas e cria a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.
Seguindo a lista , dirigido pelos irmãos Wachowski, “Matrix” revolucionou o cinema de ficção científica com sua trama complexa e efeitos visuais inovadores que transformaram o cinema.
Thomas A. Anderson vive uma vida dupla: de dia, é um programador para uma companhia de software, enquanto à noite é um hacker, invadindo sistemas de computador ilegalmente e roubando informações, sob o apelido de Neo. Durante a sua vida como pirata informático, Neo convive com uma pergunta constante: "O que é a Matrix?". Na busca da resposta, dedica-se de forma persistente a encontrar um suposto "terrorista" conhecido apenas como Morpheus. O que Neo não sabe é que Morpheus o tem observado por um longo tempo. Quando este finalmente o contacta, Neo é perseguido e capturado por sinistros agentes, que presume pertencerem a alguma organização do governo e descobriram as suas atividades ilegais.
6. Jurassic Park (1993)
Por fim, com direção do grandioso Steven Spielberg, o longa foi um marco na história do cinema de aventura e ficção científica, com efeitos especiais revolucionários que deram vida aos dinossauros de forma realista.
John Hammond (Richard Attenborough) criou recentemente o Jurassic Park, um parque temático habitado por dinossauros clonados a partir do DNA extraído de insetos preservados em âmbar pré-histórico. O parque está localizado na Ilha Nublar , próxima à Costa Rica.
Depois que um operário do parque é atacado por um velocraptor , os investidores de Hammond, representados pelo advogado Donald Gennaro (Martin Ferrero ), exigem que especialistas inspecionem o parque e verifiquem se ele tem a segurança necessária para visitações. Gennaro convida o matemático Ian Malcolm (Jeff Goldblum), enquanto Hammond convida o paleontólogo Alan Grant (Sam Neill ) e a paleobotânica Ellie Sattler Laura Dern ), que se juntam na ilha aos dois netos de Hammond, Tim (JosephMazzello ) e Lex Murphy (Ariana Richards ). Enquanto o grupo, em dois carros, faz um passeio pelo parque, Hammond observa-os, juntamente com Ray Arnold (Samuel L.Jackson) e Robert Muldoon (B ob Peck ), técnico-chefe e guarda-florestal do parque, respectivamente. O passeio não sai de acordo com os planos de Hammond: os diloossauros e o tiranossauro rex não aparecem, e um tricerátopo fica doente. A maioria dos funcionários do parque parte em um barco para o continente antes de uma tempestade tropical, que obriga o cancelamento da turnê. Todos voltam para os veículos de passeio elétricos, exceto Ellie, que fica com o veterinário do parque, a fim de estudar melhor o Tricerátops.
Portal6.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário