Essa doença, que causa perda de memória e de movimentos, costuma atacar quem tem 60 anos ou mais. Saiba como cuidar de quem sofre desse mal.
As confusões de memória e as dificuldades de se mover fazem parte do envelhecimento natural.Quem é que nunca conviveu com um parente idoso que esquecia onde colocava objetos corriqueiros?
Porém, tudo fica ainda mais difícil quando a terceira idade chega com um distúrbio conhecido como Mal de Alzheimer. Ele é uma doença que afeta principalmente a memória e a locomoção, comprometendo a autonomia do paciente.Nessa hora , é preciso avaliar até onde as confusões da mente são "coisa da idade".
Perda da independência
O esquecimento frequente é um dos sinais mais evidentes de Alzheimer. "O paciente vai perdendo a capacidade de entender as coisas, de andar. Assim, torna-se dependente de outras pessoas", explica a geriatra Daniela Simone, de São Paulo.
Além do próprio paciente, quem sofre com o Alzheimer são os familiares. No Brasil há cerca de 1,2 milhões de pessoas com esse mal.Ele é a terceira maior causa de mortes em idosos no país.
Torne o dia-a-dia mais leve
Saiba como lidar com o portador de Alzheimer no dia-a-dia e, ao mesmo tempo, preservar a autonomia e a dignidade do paciaente.
1 - Vestuário
Quando o paciente estiver com a coordenação das mãos comprometida, troque os botões e zíperes das roupas por velcro.Assim ele pode ir ao banheiro sozinho.
2 - Higiene
Um banquinho ou uma barra de segurança no boxe podem facilitar ao idoso tomar banho sem ajuda. Deixe-o tomar as decisões mais importantes, como determinar a temperatura da água.
3 - Alimentação
Os idosos costumam comer devagar, Em vez de dar a eles o alimento na boca, para que não esfrie, o ideal é servir pequenas porções, várias vezes, e usar pratos que mantêm a temperatura.
Editado por Tyciane Vaz.
Publicado na Revista Ana Maria
Edição de 20 de fevereiro de 2009.
domingo, 23 de janeiro de 2011
O Mal De Alzheimer Pode Ser Aliviado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário