1 - O que causa essa doença?
Infelizmente, a causa do Alzheimer ainda é desconhecida. Porém, sabe-se que ela não é provocada pelo endurecimento das artérias, mal uso do cérebro ou por infecções, como se costumava acreditar.
2 - Em qual idade a doença começa a se manifestar?
A geriatra Glenda Cronemberger, de São Paulo, explica que quase todos os pacientes apresentam a doença após os 60 anos."Em casos raros, ela dá os primeiros sinais por volta dos 50". Em todos os casos, a doença passa por três estágios : leve, moderado e grave, Nessa última fase, o paciente não reconhece mais ninguém e perde completamente a autonomia.
3 - A doença é hereditária?
Pode ser. Se os seus pais ou avós tiveram a doença, as chances de você desenvolvê-la são maiores.
4 -Quando devo procurar um médico?
Procure um médico quando você ou algum parente idoso tiver sinais frequentes de esquecimento. Se a doença for diagnosticada, é importante procurar um neurologista e um psiquiatra, para que eles façam uma avaliação conjunta.
5 -O mal de Alzheímer pode ser confundido com outra doença?
Não há um exame específico para descobrir o Alzheimer . Então, a doença pode ser confundida com outros males, principalmente a depressão.
6 - Tem cura?
A doença não tem cura, mas é muito importante tratá-la para diminuir a evolução dos sintomas. Os medicamentos retardam as alterações físicas e mentais em até 40%. Uma das novidades é o adesivo Exelon*Patch, eficaz para o Alzheimer leve ou moderado. Colado no corpo , ele libera na corrente sanguínea uma substância chamada rivastigmina. Antes de ser vendido na forma de adesivo, esse remédio tinha de ser engolido em comprimido - algo difícil para idosos.
7 - Há como prevenir a doença?
Manter o cérebro saudavel e ativo é a melhor maneira de evitar que os males do Alzheimer cheguem a você. Tenha interesse por novos assuntos, leia livros e revistas. Aprenda a jogar xadrez ou cartas - a concentração no jogo mantém a mente alerta. Também inclua na dieta alguns alimentos ricos em ômega-3: sardinha, salmão, nozes, óleo de canola, uva, brócolis e azeite de oliva.
Editado por Tyciane Vaz
Publicado na Revista Ana Maria
Edição de 20 de fevereiro de 2009.
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
7 Respostas Sobre Alzheímer
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário