domingo, 6 de fevereiro de 2011

Meu Povo É Bonito

Meu povo é bonito! Muito bonito!

Não importa os dentes que não têm.
Nem as verrugas e manchas no rosto.
Nem se manca ou se arrasta pelas ruas.

Meu povo é bonito!
Não importa se é disforme de gordo
ou se é magro de doer.
Nem se tem apenas 1,30m de estatura.

Também não importa se não é galã de novela,
e se ninguém nunca falou com ele.
Mesmo assim meu povo é bonito.

Na rua, nas esquinas, no mercado,
quando fala errado,
no metrô, nas filas de hospital e de banco,
no ônibus, na padaria,
Meu povo é bonito quando ri de uma piada
e esconde os dentes envergonhado.

Meu povo é bonito
quando chora junto,
quando treme junto de frio,
quando abraça desajeitado,
quando samba e canta junto,
quando reparte o que mal tem.

Olho ao meu redor e vejo quanta teimosia
quanta paciência, apesar dos maus tratos.
Quanto valores num único olhar.

Você, brasileiro, que às vezes se acha feio,
e que tem aí dentro do coração alguns pecados,
na mente algumas confusões,
você, meu povo, é mais bonito do que pensa!

Não fosse sua paciência e sua teimosa esperança,
este país já teria pegado fogo!
Povo que persegue, consegue, desde que não sossegue!
Não seremos um povo eternamente pisoteado!
Um dia vai valer o coração e não a pele,
nem o rosto nem o corpo nem a conta no banco!

É por isso que o Brasil um dia vai dar certo!
Os violentos fazem enormes estragos
mas ainda são a minoria.
A imensa maioria ainda ama, sonha, partilha
e ajuda quando e como pode!
O material anda maltratado, mas é de primeira!


Publicada na Revista Brasil Cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário