sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Plantas e Flores


segredinhos do dia-a-dia


Cuide bem de suas plantas e flores, seja dentro de casa ou no jardim. Cada uma delas tem sua característica toda especial e, por isso mesmo, os cuidados para conservá-las com aquele aspecto bonito e saudável devem ser diferenciados.





Adubos

- Água de lavagem de arroz
- Água velha de aquário
- Água de batata cozida sem sal
- Água de chá preto frio com as folhas
- Água de lavagem do recipiente de leite.
- Borra de café
- Sangue que escorre da carne misturado com água
- Casca de batata e ovo secas e amassadas
- Raspa de cenoura crua.


Plantas em vasos de barro

- Quando ainda estão novos, vasos de barro devem ser deixados de molho por um dia inteiro, para ficarem mais porosos, o que ajuda a desenvolver determinadas plantas, exatamente aquelas que precisam de mais umidade.

- Plantas que ficam dentro de casa, escritório, salão de beleza ou qualquer ambiente fechado não crescem muito por falta de sol e de chuva. A alternativa é regar duas vezes por semana com uma solução fria de um grama de fosfato e um litro d'água. A terra precisa estar muito bem adubada, caso contrário, sua plantinha ficará fraca, com carência de elementos químicos.

Flores em jarros

Alecrim - Costumam ter vida útil de três meses, mas para isso é preciso trocar a água a cada três dias.

Crisântemos - Depois de colhidos, devem ser mergulhados na água. Para durar mais, coloque um pouco de açúcar na água do jarro.

Dálias - Caso comecem a murchar, coloque as pontas em água quente e salgada por 30 minutos. Depois, corte as partes aquecidas das hastes e mergulhe as flores em água fresca.

Rosas - Com um pouquinho de açúcar na água, elas duram muito mais. Os talos devem ser cortados na diagonal. Os espinhos devem ser arrancados nas partes que ficarem mergulhdas.

Cuidando delas

Antúrios - Precisam do sol da manhã e do sereno. Use qualquer dos adubos citados e acrescente fermento em pó ou uma colher de fermento para pão dissolvido em meio litro d'água. Isso vai fazer a planta crescer bem rápido.

Cactos - Se dão bem em ambientes fechados. Devem ser regadas apenas uma vez por semana, porque retêm água. Quando regar, use água morna.

Samambaia - Precisa ficar perto de claridade, mas não pode ficar exposta ao sol e ao vento. De vez em quando, jogue nela a mistura de leite com o caldo que sai da carne bovina lavada. E, todos os dias, jogue um copo d'água misturada com uma colher (chá) de sal e outra de açúcar.


Deficiências nas plantas

Bordas amareladas
falta de azoto

Bordas arroxeadas
falta de fósforo

Estrias amareladas
falta de magnésio.

Publicado na revista Minha Revista.

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário