sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Roupas






segredinhos do dia-a-dia


Veja dicas que vão ajudar a manter suas roupas sempre como se estivessem novinhas. O cuidado é simples e o método muito fácil, é só acompanhar. Suas amigas vão querer descobrir...

Guarda roupa

- Quando for guardar roupas claras por muito tempo, elas devem ser envolvidas em papel ou em um pano azul para que não fiquem amareladas com o tempo.

- Uma dica da época de nossas avós é espalhar naftalina ou pimenta-do-reino em grão nas gavetas e prateleiras.

Lava roupa todo dia

- Procure não deixar as roupas de cores fortes ficarem muito tempo de molho, e o segredo é colocar um pouco de sal grosso na água para evitar que as cores fiquem opacas.

- Nas roupas que já estão encardiddas ou amareladas, não é preciso usar água sanitária; tente ferver a roupa, colocando um pouco de suco de limão na água.

- Meias de seda devem ser enxaguadas em água com um pouquinho de sal. Assim, terão uma maior durabilidade.

- As roupas estampadas não soltam tinta e devem ser lavadas com sal e vinagre.

- Roupas pretas devem sempre ficar de molho em água com sal. Para que ela não fique com tom opaco, misture um pouco de chá forte de folhas de figo ou em água de anis, também bem forte. Deixe que as roupas sequem à sombra, de preferência à noite.

- Tecidos em tons de azul e vermelho ficam novos após serem mergulhados numa solução de água com soda.

- Gorduras podem ser facilmente retiradas se, imediatamente ao caírem na roupa, ou na hora de lavar, for colocado em cima um pouco de leite de coco ou talco. Faça isso e você vai ver a mancha desaparecer completamente.


Engomar

- Uma dica que não falha na hora de engomar a roupa é fazer goma de arroz. Cozinhe um pouco de arroz em bastante água, quando ele estiver quase cozido, escorra a água. Depois de peneirada essa água é que você vai usar para engomar a roupa.

- Em um pouco de água, misture uma colher de maizena e leve ao fogo para cozinhar, mexendo sempre. Essa é uma opção que dá certo e não estraga a roupa por não conter substância química. Deixe engrossar e depois acrescente um pouco de água fria... Em qualquer uma das dicas acima, é aconselhável aplicá-la. Você pode usar sem medo que a roupa fica parecendo que acabou de sair da avanderia.

Sebastiana Quebra-Galho
Um guia prático para o dia-a-dia das donas de casa.
Editora Civilização Brasileira.

Publicado na revista Minha Revista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário