quinta-feira, 24 de março de 2011

Cães São "Cegos"?


Estudos de pesquisadores mostram que os cães, de maneira geral, enxergam muitíssimo mal. O universo canino teria um déficit terrível no sistema da visão.

Sendo muito objetivo, cientistas garantem que os cães vêem apenas em preto-e-branco, distorcido e de cabeça para baixo.

Tente imaginar a situação: o cão percebe seu dono como uma grande mancha borrada e invertida, com tons de branco, cinza e preto.

Se a situação é tão ruim como os pesquisadores atestam e os cães são praticamente "ceguinhos", como eles podem reconhecer os donos e atacar desconhecidos que pareçam colocar dono e propriedade do dono em perigo?

A resposta, Raul, é bem simples. Como forma de compensar o déficit no sistema da visão, os cães possuem um sistema auditivo fantástico. Outro ponto muitíssimo desenvolvido é o faro.

Os cães, então, fazem um reconhecimento de voz e, principalmente, um reconhecimento de cheiro.

É comum escutar histórias de donos que sofreram ataque de seus próprios cães porque chegaram bêbados em casa. Devido ao excesso de álcool, a voz do dono não bateu com o registrado pelo cão. Pior: o cheiro do álcool encobriu aquele registrado como natural. Logo, os donos foram classificados naquele momento como "elemento desconhecido".

Pesquisas comprovam, ainda, que apenas humanos e alguns primatas são capazes de reconhecer a si próprios através do sistema visual.

Publicado no jornal O Norte.
Seção O Leitor Pergunta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário