quarta-feira, 23 de março de 2011

Se O Meu Cachorro Falasse...


Pois um veterinário inglês garante que cães falam . Ele até escreveu um livro com as perguntas mais comuns feitas pelos bichos. Selecionamos dez delas. Confira!

Quantas vezes, desesperada por não entender seu cão, você pensou: "Seria tão bom se ele falasse comigo..." O veterinário inglês Bruce Fogle garante ter ouvido e traduzido para a linguagem humana o que esses queridos animais dizem por meio de ruídos e gestos. As dicas estão no livro 100 Perguntas que Seu Cão Faria ao Veterinário (Nobel Editora, 144 págs.R$ 36.) Veja algumas delas.

1 - Sou bem cuidado, mas odeio quando alguém chega perto da minha comida ou dos meus brinquedos. Isso é uma obsessão?

- Não, é uma forma de defesa. Mas isso pode ser minimizado. O dono deve reduzir a autoconfiança do cão, dando ordens para ele obedecer.

2 - Que formas de disciplina devem usar para me treinar?

- Recompensas e disciplina são usadas igualmente no treino. Comida e contato físico são boas recompensas, mas isolamento e palavras ásperas só devem ser usadas para erros graves.

3 - A castração me tornará gordo e entediado?

- O cão castrado precisa de menos comida, e só ficará gordo se o dono não cuidar da alimentação.Além disso, não há tédio, já que a castração tira o sexo da lista de prioridades e dá lugar para outras atividades, como brincar.

4 - Por que, depois do cio, fico irritada e brava com outros cães e com as pessoas?

- Pelas mudanças hormonais que ocorrem após o cio, estando a cadela grávida ou não.

5 - Mesmo sendo bem alimentado e estando um pouquinho gordo, tenho necessidade de revirar o lixo. Por que?

- Revirar o lixo é divertido.O cão faz isso não porque precisa de alimento, mas pelo prazer do ato.

6 - Por que babo sempre que entro em um carro?

- Babar é sinal de náusea. Significa que ele quer vomitar.

7 - Como posso explicar aos meus donos que tenho dor de dente?

- Quando os cães deixam cair comida da boca, mastigam só de um lado ou pedem comida mas não comem. Bater na cara com as patas é outro sinal.

8 - Como explico que quando chamam meu nome e não respondo, não é porque estou teimoso, e sim surdo?

- Quando deixam de responder a palavras alegres, como "comida"e "passear", os cães sofrem de perdas auditivas.

9 - Devo usar um xampu para eliminar o odor do meu corpo?

- Os cães devem usar xampus e condicionadores apropriados à textura, à densidade e ao comprimento de sua pelagem.

10- Às vezes, meu focinho fica molhado; outras, seco. Isso é problema?

- Não. O estado do focinho depende do que o cão está fazendo ou fez recentemente, bem como do clima. Cães adormecidos quase sempre têm focinho seco. Ao acordar, lambem o focinho.


Publicado na revista Ana Maria
Seção Bichos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário