quarta-feira, 16 de março de 2011

Carlos Romero - O Sorriso De Hebe


um conto - uma crônica

Corajoso e dígno de inveja é aquele que enfrenta o sofrimento com heróica e sábia resignação. E me vem logo à mente a figura do velho Sócrates, que diante de uma sentença de morte, só fez animar os que choravam ao seu lado. Quando lhe informaram que ele tinha sido condenado, qual foi a sua resposta? "Ora, ora, todos nós estamos também condenados a morrer."

O mundo nunca viu uma serenidade daquela. Grande era a sua crença na imortalidade. Daí a ausência de choro, de lamentação, de revolta. E o curioso é que o filósofo chegou até a se lembrar, naquele momento, de uma dívida. Sim, ele devia um galo a um amigo e recomendou o seu devido pagamento. Quem, naquele momento, iria se ocupar e se preocupar com uma obrigação? Tudo uma questão de caráter.

Que exemplo Sócrates nos deu! Há muitos assim. Para não irmos muito longe que tal citamos Napoleão Laureano, médico cancerologista, que logo que descobriu sofrer de câncer, empreendeu uma campanha em todo o país com o objetivo de angariar donativos para a construção de um hospital oncológico, que hoje é uma referência no Estado da Paraíba! Nada de desespero, nada de choro. Napoleão esqueceu-se de si e só pensou nos outros. E não era um religioso profissional... O jovem médico deu, assim, um grande exemplo de solidariedade humana.

Quando é agora, abrindo os jornais e revistas, está aí essa extraordinária Hebe Camargo, sorrindo e trabalhando. Aquele mesmo sorriso com que vem se apresentando há tantos anos na TV. Um sorriso de quem não se deixa abater diante dos tropeços da vida. Um sorriso de quem está sempre em paz com a sua consciência. Um sorriso contagioso. Impossível imaginar que aquela mulher está diante de uma enfermidade. Mesmo assim, sorri e agradece o carinho de todos.

Qual o segredo desse admirável estado de ânimo? Qual a sua religião? Não sei. Só sei que , segundo informam os jornais, seu filho quando a acompanhou até o hospital, levou debaixo do braço um livro espírita para lhe dar de presente.

Hebe sorrindo, saindo do hospital... Um sorriso amplo, sereno, contagiante, de alguém que sabe viver feliz para si e para todos. Um grande exemplo de vida!

Carlos Romero
Professor e cronista.
Membro da Academia Paraibana de Letras.
Publicada no blog
www.carlosromero.com.br
Em de 25/03/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário