quarta-feira, 9 de março de 2011

Euclides da Cunha - Antes De Tudo Um Forte


Euclides da Cunha
1866-1909


Euclides da Cunha, engenheiro, jornalista professor, ensaísta, historiador, sociólogo, poeta e escritor, nasceu em Cantagalo, no Rio de Janeiro, em 20 de janeiro de 1866, autor do livro "Os Sertões, um dos maiores épicos da literatura latino-americana, traduzido em 60 países, em idiomas como japonês, russo e chinês, com um gigantismo comparável ao dos Lusíadas, de Luís de Camões, e Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, também pode ser qualificado como o sertanejo que descreveu em Os Sertões. Ele nos ajudou a "redescobrir" um outro Brasil e a reinventar uma raça.

"O sertanejo é, antes de tudo, um forte.Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços do litoral. A sua aparência, entretanto, no primeiro lance de vista, revela o contrário. É desgracioso, desengonçado, torto, Hércules-Quasimodo. É o homem permanentemente fatigado. Entretanto, toda sua aparência de cansaço ilude. No revés, o homem transfigura-se e da figura vulgar do tabaréu canhestro reponta, inesperadamente, num desdobramento surpreendente de força e agilidade extraordinárias."

Além de seu imenso valor literário, Os Sertões é um documernto que revela ao Brasil o que ninguém até então conhecia: que o sertão nordestino é um só, uma pátria independente.

Canudos. no sertão da Bahia, era assunto nacional nessa época e São Paulo enviou um batalhão de soldados para participar do conflito. Euclides da Cunha foi encarregado pelo jornal A província de S.Paulo de acompanhar como observador de guerra o movimento rebelde chefiado por Antônio Conselheiro.

Parte do artigo publicado na revista Kalunga
Kalunga Comércio e Indústria Gráfica Ltda

Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário