quinta-feira, 24 de março de 2011

A Glândula Que Manda No Seu Bicho




Assim como nós, os animais de estimação podem ganhar ou perder peso quando a tireóide não produz a quantidade certa de hormônios.

9 respostas sobre tireóide


1 - Para que serve a tireóide nos animais?

Ela fabrica hormônios que controlam várias funções - dos batimentos cardíacos à temperatura do corpo.

2 - O que é o hipotireoidismo?

Trata-se de um desequilíbrio que acontece quando a tireóide produz menos hormônios do que deveria. Isso torna o organismo bem lento. O distúrbio é raro em gatos, mas bastante comum em cães de porte médio e grande. As causas podem estar relacionadas a doenças, inflamações ou falhas na glândula.

3 - Quais são os sintomas?

O animal fica preguiçoso, sente mais frio e engorda mesmo com dieta balanceada. O pelo muda de cor, se torna seco e quebradiço - ou até cai. Entre os sintomas estão apatia, intestino preso, infecções de pele, alterações de comportamento e distúrbios do coração. Nas fêmeas, há infertilidade.

4 - Em que idade aparece o distúrbio?

Por volta dos 5 anos.

5 - Como é feito o diagnóstico?

Com exames laboratoriais para verificar a concentração dos hormônios da tireóide no sangue. Às vezes, a alta dosagem de colesterol já pode ser um sinal do problema.

6 - Tem tratamento?

Sim, com reposição hormonal durante toda a vida. A melhora dos sintomas aparece após duas semanas de tratamento.

7 - O que é o hipertireoidismo?

Acontece quando a tireóide produz mais hormônios do que o necessário. É um distúrbio raríssimo em cães e pouco comum em gatos (quase não aparece antes dos 12 anos). Pode ser causado pelo aumento do tamanho da glândula ou pela presença de um nódulo ou, mais raramente, por um carcinoma (tumor de tireóide). Essse mal causa tosse e dificuldade de engolir. O diagnóstico inicial também se dá pela dosagem hormonal.

8 - Quais os sintomas do hipertireoidismo?

São bem diferentes dos sinais de hipotireoidismo: o bicho perde peso, sente muita fome e sede, e vive nervoso, irritado ou agressivo. Além disso, apresenta diarréia constante e arritmia cardíaca, que pode ser percebida pelo médico veterinário.

9 - Há tratamento?

Sim, com medicamentos que inibem a produção desregulada dos hormônios da tireóide. Outra forma de lidar com o problema é fazer uma cirurgia para remover a glândula. Consulte o veterinário para saber qual dos tratamentos é o mais indicado para seu bicho.

Mariana Viktor

Publicado na revista Ana Maria
Edição de 20 de novembro de 2009.
Seção Bichos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário