quinta-feira, 24 de março de 2011

Pequenas Informações Sobre Os Bichinhos


1 - Quando seu cão latir, não o mande ficar quieto. Ele entende a bronca como outro "latido". Quando ele estiver quieto, faça um carinho. Recompense o silêncio - ele aprende assim.

2 - Ignore o olhar pidão de seu cão ou gato quando estiver comendo chocolate. O doce é um veneno para eles, porque tem uma substância que pode provocar parada cardíaca!

3 - Cachorro sabe rir!

Você já deve ter visto seu Totó com a boca aberta "de orelha a orelha" e a língua de fora. O som que ele faz nessas horas também se parece com as nossas gargalhadas. E mais: divertir-se ao lado do cachorro faz ele ficar mais calmo se ele estiver ansioso. Que maneira mais gostosa de passar o tempo, não?


4 - O brinquedo preferido do Totó.

Pode procurar até naquelas pet shops mais bacanas que você não vai achar: o brinquedo preferido do seu cachorro não está à venda. É você! Se os cães pudessem falar, certamente diriam que preferem mil vezes passar a tarde se divertindo com o dono do que brincando sozinhos com bolinha, ossinho ou petisco. Epa, peraí! Petisco? Bom, aí fica difícil escolher...


5 - Proteja seu bicho dos rojões.

Muitos animais têm medo do barulho de rojões, bem comum nas comemorações de final do ano. Saiba o que fazer para deixar seu amigo mais calminho:


- Prepare um cantinho - Se puder antecipar aos fogos, monte um refúgio com água, comida, casinha e brinquedos.


- Não faça carinho para acalmá-lo.Ele entenderá o gesto como aprovação e vai achar que é certo ter medo do barulho.Fique ao lado dele sem paparicá-lo.


- Se ele se esconder. Deixe-o no cantinho que ele escolheu. Provavelmente ele se sente seguro ali.


- Limite o acesso à rua. Mantenha portas, portões e janelas bem fechados.


6 - Casa limpa, cão saudável.

Fazer uma boa faxina não faz bem só para você e sua família: previne uma porção de doenças no seu bicho de estimação. Veja:


- Lave as tigelas de água e ração com sabão neutro. Enxágue bem.


- Se o animal vive com problemas de pele, pode ser culpa do produto de limpeza que você usa para limpar o chão ou os móveis. Evite alergias trocando-o por desinfetantes de uso veterinário.


7 - Entenda o que o Totó quer dizer quando...

-Choraminga
:

"Ninguém de dá atenção nessa casa..."


-Grita:


"Ai,você pisou no meu rabo!"


- Late
:

"Ei, você viu aquilo?"


-Rosna
:

"É melhor você sair de perto..."


-Uiva
:

"Estou com saudades!"


8 - Como ajudo o cachorro a se refrescar no verão?

Nessa época, é normal que o bicho sinta preguiça e passe os horários mais quentes dormindo. Por isso, passeie nas horas mais frescas do dia. Os cães não transpiram - a única maneira de manter a temperatura corporal é pela respiração. Por isso, não deixe seu animal exposto ao sol ou em lugares sem ventilação por muito tempo. Coloque umas pedras de gelo no bebedouro, para manter a água fresca por mais tempo., e deixe o potinho sempre à sombra. Aumente a frequência dos banhos, mas cuidado com o excesso de umidade, porque causa fungos. Seque-o com secador no ar frio.(Marcelo Quinzani - médico veterinário formado pela Universidade Estadual Paulista -Unesp - e diretor do Hospital Pet Care SP)


9- Diabetes em cães

Minha cachorra é uma poodle de 11 anos e está com diabetes. Eu gostaria de saber quais os principais sintomas e o que faz o cachorro desenvolver essa doença (Roberta de Pádua, 30 an0s, São Bernardo do Campos,SP).


O diabetes ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente para processar o açúcar do sangue ou quando o organismo resiste a ela. Os cães normalmente desenvolvem o tipo 2, que depende da aplicação da insulina pelo resto da vida e dieta adequada. Os sintomas são muita fome e sede, urina em excesso, emagrecimento e fraqueza muscular. Entre as causas estão a hereditariedade, predisposição racial (poodle e schnauzer), entre outras doenças. Se não forem tratados adequadamente, os animaizinhos podem até morrer.

Publicadas na revista Ana Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário