O que fazer para identificar a tempo a dor de um aneurisma na cabeça, mal que pode atingir 5% das pessoas.
Dores de cabeça, apesar do desconforto que provocam, em geral não representam perigo maior á saúde. Existe, no entanto, uma exceção. Ela foi mostrada na novela "Agora É Que São Elas", da Globo. A partir de uma dor de cabeça, o jovem Vitório (Paulo Vilhena) descobriu que estava com uma doença grave na cabeça, o aneurisma cerebral. E teve de ser operado às pressas.
A doença que ele teve atinge, em menor ou maior grau, cerca de 5% da população mundial. Ela é provocada por um defeito em um dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro. Mais fraco do que o normal, ele não suporta a pressão do sangue e acaba sofrendo dilatação em alguns pontos. Na grande maioria dos casos, o inchaço permanece dentro de um certo limite, não traz nenhum incômodo e jamais é diagnosticado.
Em uma pequena parcela das vítimas, no entanto, vai evoluindo aos poucos até formar uma grande bolha no local afetado. Quando ela se rompe, causa hemorragia e uma dor fortíssima.
Cuidados que você deve tomar:
O problema é provocado, em parte, por predisposição genética. Mas o risco aumenta se a pessoa fuma, tem alteração no colesterol, pressão alta ou diabetes.
Por Demetrius Paparounis
Publicado na revista AnaMaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário