Gripe e resfriado são a mesma doença?
Não. A gripe é uma doença grave, muito contagiosa, causada pelo vírus influenza, que se transmite de pessoa a pessoa através das vias respiratórias. Geralmente provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal-estar geral. Os indivíduos fragilizados, principalmente os idosos, têm sério risco de ser hospitalizados e até de morrer pela gripe e por suas complicações.
O resultado é causado por outros vírus respiratórios e, embora os sintomas sejam parecidos, estes são mais brandos e de curta duração. Normalmente provoca apenas coriza, dor de garganta leve e, às vezes, febre.
A vacina protege mesmo contra gripe?
Sim. A vacina diminui muito o risco de contrair gripe. Em pessoas saudáveis a eficácia da vacina chega a 90%. Os resfriados que são causados por outros vírus não são prevenidos por essa vacina.
Mesmo tomando vacina a pessoa pode ter gripe?
Sim. Algumas pessoas podem contrair gripe mesmo sendo vacinadas, porque já estavam contaminadas anteriormente, e a vacina precisaria de um tempo, em média duas semanas, para ter uma resposta satisfatória e impedir que o indivíduo tenha gripe. porém, quando isso acontece, os sintomas são mais fracos, parecido com os de um resfriado.
A vacina pode provocar gripe?
Não. A vacina nunca poderá provocar gripe porque na sua composição tem apenas pedaços de vírus mortos. Portanto, não existe risco de contrair gripe por meio da vacina.
A vacina provoca reação?
A vacina contra gripe é muito segura. Algumas pessoas, após tomar a vacina, poderão apresentar alguns desconfortos, tais como dor leve e pequena vermelhidão no local da aplicação. Em raras situações pode ocorrer febre baixa, mal-estar e dor no corpo. Esses sinais e sintomas desaparecem entre 24 e 48 horas.
A vacina tem efeito imediato?
Não. Toda vacina precisa de um tempo para que haja a proteção adequada. No caso da vacina contra gripe são necessárias duas semanas para que tenha a resposta esperada. Alguns idosos que ficam gripados dias após terem sido vacinados poderiam estar com a doença em período de incubação, isto é, já estavam contaminados pelo vírus da gripe e não houve tempo suficiente para que a vacina tivesse o efeito satisfatório.
Quem deve tomar a vacina?
Todos os homens e mulheres com 60 anos ou mais de idade, mesmo aqueles que são cardíacos, asmáticos, diabéticos, hipertensos, os que têm insuficiência renal e hepática, portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus HIV ou outro estado associado a baixa imunidade, devem tomar a vacina contra gripe no posto de vacinação.
Quais as pessoas que não podem tomar a vacina contra gripe?
Quem tem alergia à proteína do ovo e ao Timerosal, portadores de doenças neurológicas em atividade e indivíduos que tiveram Síndrome de Guillain Barre não devem receber a vacina. Em casos de dúvida, procure orientação de um médico.
Qual a melhor época para tomar a vacina?
Durante a Campanha de Vacinação contra gripe, que acontece todos os anos, antes do inverno. Assim, a pessoa garante melhor resultado, pois estará mais protegida durante o período mais crítico, que é o inverno, uma vez que a proteção da vacina ocorre a partir da segunda semana após a aplicação.
A vacina tem que ser aplicada anualmente?
Sim. Porque o vírus que provoca a gripe é mutante, isto é, suas características são modificadas com frequência e, por isso, é importante que a pessoa receba a vacina anualmente,com a sua composição atualizada.
Publicado na revista da Funasa-Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário