Gripe e resfriado são coisas bem diferentes. O que elas têm em comum é o fato de que são causadas por vírus e apresentam alguns sintomas bem semelhantes, mas que surgem em diferentes proporções.Portanto, como as duas doenças podem piorar os problemas crônicos que algumas pessoas têm, como asma, bronquite e rinite alérgica, a melhor medida mais eficiente de prevenção é ficar longe de quem está infectado.
Veja como diferenciá-los:
Resfriado
É mais leve e dura poucos dias. Seus sintomas incluem coriza (nariz escorrendo), espirros e em alguns casos um pouco de febre;.
Gripe
É mais forte, apresenta sintomas intensos e dura até oito dias. Começa com uma coceira na garganta. Na sequência, surgem mal-estar, febre alta, tosse seca e em seguida com catarro, além de dores nas articulações e musculaturas.
Olha a friagem!
A crença de que o frio e o vendo provocam gripes e resfriados vem do tempo em que as pessoas não sabiam da existência dos vírus, fungos e bactérias. Na verdade, essas doenças são provocadas por vírus e o clima não tem nada a ver com isso. A maior incidência delas no inverno ocorre por causa da aglomeração de pessoas em lugares fechados. Isso facilita a transmissão de vírus e bactérias entre elas.
Publicado na revista AnaMaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário