sábado, 6 de setembro de 2014

Kit Natural De Primeiros Socorros


Com chás, óleos, folhas e flores você pode resolver vários problemas de saúde.

Todo mundo tem uma caixinha de medicamentos em casa. Em vez de comprimidos e xaropes de toda espécie, você pode montar um kit com ervas e chás. A vantagem é que as plantas medicinais raramente têm contra indicações e são menos agressivas ao organismo. 

Veja o que não pode faltar no seu pronto-socorro natural:

1 - babosa para queimadura - a planta é um poderoso regenerador celular, porque estimula a produção de colágeno. Assim, a ferida cicatriza com facilidade sem deixar marcas. Pode-se usar a baba da folha direto na pele.

2 - Gengibre para dor de cabeça dilua uma colher de chá de gengibre em pó num copo de água-de-coco e beba. A mistura equilibra os mecanismos de contração dos vasos sanguíneos do cérebro, aliviando dores de cabeça.

3 - Agrião e guaco contra tosse - o guaco e o agrião agem como expectorantes das vias respiratórias. Na farmácia, existem xaropes prontos que associam os dois vegetais.

4 - Flores baixam a febre - um chá de flores de sabugueiro alivia o mal-estar e baixa a temperatura do corpo.

5 - Chá de goiabeira x diarreia - o chá feito com as folhas da goiabeira serve para prender o intestino. Siga a seguinte proporção: 1 colher de sopa de folhas para 1 litro de água. Adoce com mel.

6 - Boldo cura má digestão - o chá de boldo é tiro e queda para aquela sensação de estômago cheio. Ele ajuda na digestão das gorduras e faz as vezes de analgésico.

7 - Arnica elimina hematomas - encontrada como tintura (para compressas), pomada, gel ou creme, a arnica age como anti-inflamatório, melhora a circulação e diminui manchas roxas e inchaços.

8 - Própolis x dor de garganta - Considerado um antibiótico natural, o bochecho de extrato de própolis diluído em água alivia infecções na garganta. O spray também é eficaz, apesar da menor concentração.

9 -  Lavanda limpa cortes -  pingue algumas gotas de óleo essencial de lavanda nos cortes ou arranhões. O remédio funciona como analgésico superficial, sedativo e anti-séptico. Cubra o ferimento com pomada de calêndula, que ajuda a bloquear a contaminação.


Publicado na revista AnaMaria 

Fotos:   Marcelo Tinoco, Felipe Reis, J.Miranda, Domingues, Eduardo Pozella e Alexandre Campbell

Nenhum comentário:

Postar um comentário